Bem vindo ao ao www.cm-mortagua.pt


Mensagem do
Presidente


 Menu

 


 Agenda Municipal

 

Edição de
Outubro 2022


Versão em PDF


Acompanhe o Município
de Mortágua no Facebook

 


 

Conheça as novidades do Mercado Municipal



 Newsletter
Deseja receber notícias de Mortágua no seu endereço de e-mail?

Subscreva a nossa newsletter.

Clique aqui para se inscrever.


Notícia
Índice > Educação 



Alunos acompanharam profissionais no seu dia-a-dia de trabalho

2007-12-21
Fonte: Câmara Municipal de Mortágua

Experiência inovadora durante um dia

Foi um dia diferente e uma experiência inovadora. Durante um dia, 26 alunos do 9º ano da Escola Básica 2.3 e Escola Secundária de Mortágua, com idades entre os 14 e os 16 anos, estiveram colocados em empresas e instituições do concelho, acompanhando o trabalho de vários profissionais. Esta acção, realizada pela primeira vez, foi promovida pelo Projecto Municipal “Da Escola, Agarra a Vida”, no âmbito da vertente de Orientação Escolar e Profissional, e contou com a disponibilidade e colaboração voluntária de várias Empresas e Instituições do concelho. Decorreu na semana de 17 a 21 de Dezembro, aproveitando a interrupção lectiva do Natal.

A acção, denominada “Na Sombra de um Profissional”, tem como objectivo ajudar os jovens a desenvolver as suas perspectivas acerca das profissões e das suas preferências, sob a forma de experiências de acompanhamento de profissionais durante o seu dia de trabalho. Desta forma proporciona-se aos jovens a oportunidade de aprofundar o seu conhecimento e a imagem que têm das profissões e da sua rotina diária, observando como se processam todas as tarefas, o ambiente e os espaços onde trabalham esses profissionais, os instrumentos que utilizam, as decisões e as situações imprevistas com que se confrontam, as pessoas com quem se relacionam nessa profissão, etc.

Como nos referiu Lília Duarte, Psicóloga e Coordenadora do Projecto, “para muitos dos jovens esse conhecimento das profissões é superficial e imaginário. Conhecem pelo que ouvem falar ou então têm uma imagem que nem sempre corresponde à realidade ou às suas expectativas”. Adiantando que “esta experiência proporciona-lhes um conhecimento mais vivencial, objectivo e prático do que é essa profissão, o modo de exercício da mesma e de uma maneira geral do mundo do trabalho”.
Lília Duarte salienta que este tipo de experiências permite aos jovens construir ou reconstruir significados pessoais e imagens que têm das profissões e dos profissionais e amadurecer o processo de tomada de decisão quando tiverem que fazer as suas opções profissionais.


Esta acção não é isolada, o projecto está a levar a efeito outras actividades de contacto directo com o meio empresarial, académico e profissional, nomeadamente visitas a empresas, feiras de emprego, centros de formação, para que os jovens explorem e descubram quais as profissões que se “encaixam” no seu perfil, vocações e interesses. A Orientação Escolar e Profissional surge assim como um instrumento de apoio aos jovens, no sentido de promover o seu sucesso educativo e/ou profissional.

Tânia Fernandes e Daniela Dinis escolheram passar o dia num posto da GNR. Tânia, 14 anos, confessa que tinha uma ideia diferente dos militares da GNR. “Antes eu via como pessoas rígidas, mas depois de entrar nos quartéis e conhecer as pessoas que lá trabalham, vi que são pessoas normais. Lá fora impõem o respeito, mas não deixam de ser pessoas normais como nós”.
“Fomos muito bem recebidas e tratadas, são pessoas muito simpáticas”, contou-nos por sua vez a Daniela, também com 14 anos.
Para estas duas jovens foi um dia de intensa actividade, descoberta e muitas emoções. De manhã visitaram os Postos da GNR de Mortágua e do Destacamento Territorial de S.C.Dão, conversaram com os Comandantes, conheceram as instalações e o funcionamento dos serviços, almoçaram no Quartel.
A tarde reservava-lhes uma surpresa que não vão esquecer facilmente. Assistiram ao desenrolar de uma acção de fiscalização da GNR na EN2, e até colaboraram. Não multaram ninguém, é claro, mas distribuíram folhetos de sensibilização para a segurança rodoviária. No final ainda acompanharam uma equipa do Serviço de Protecção da Natureza e do Ambiente (SEPNA) da GNR, numa acção de fiscalização junto às aguas da Albufeira da Aguieira, para detecção de situações ilegais.
“Gostava de seguir carreira na GNR, já antes gostava e agora com esta experiência fiquei a gostar ainda mais”, confidenciou-nos Tânia Fernandes.
Daniela Dinis também considera uma profissão interessante. “Acho que é um trabalho desafiante, tem muita adrenalina, e gosto do ambiente, dos locais onde andam”.

A iniciativa revelou-se um enorme sucesso e está já prevista uma segunda experiência para Março, durante as férias da Páscoa.


Direitos de autor reservados
ImprimirImprimir

  Outras notícias
Município assegura Creche gratuita a partir deste ano letivo2022-09-13
Município entregou jogo didático sobre as “Invasões Francesas” a alunos do Agrupamento de Escolas 2022-06-03
Receção aos alunos da Academia Saber+. Ano letivo arrancou com cerca de 70 alunos já inscritos.2021-10-04
Festa de Natal da Escola Básica veio até à “Vila Natal”2019-12-17
Homenagem a Sophia de Mello Breyner Andresen. Crianças do Ensino Básico assistiram ao espetáculo “Para Ti, Sophia”, numa produção da ACERT.2019-05-09
Semana Europeia do Desporto Escolar em Mortágua 2022-09-30
Câmara Municipal reuniu com restaurantes aderentes ao XIII Fim de Semana da Lampantana2022-09-29
Novo Reservatório reforça abastecimento de água às povoações da Sobrosa e Vila Meã da Serra2022-09-26
Lançado concurso para a nova Praça de Táxis 2022-09-26
Município fixa IMI na taxa mais baixa e devolve totalidade da participação no IRS. Famílias com filhos beneficiam ainda de dedução em sede de IMI 2022-09-26


Início | Município | Notícias | Eventos | Turismo | Contactos | Mapa do Site | Política de Privacidade