Bem vindo ao ao www.cm-mortagua.pt


Mensagem do
Presidente


 Menu

 


 Agenda Municipal

 

Edição de
Outubro 2021


Versão em PDF


Acompanhe o Município
de Mortágua no Facebook

 


 

Conheça as novidades do Mercado Municipal



 Newsletter
Deseja receber notícias de Mortágua no seu endereço de e-mail?

Subscreva a nossa newsletter.

Clique aqui para se inscrever.


Notícia
Índice >  



Dia Mundial da Luta Contra a SIDA assinalado com acção de sensibilização

2007-12-03
Fonte: Câmara Municipal de Mortágua

O Centro de Saúde de Mortágua promoveu no passado dia 29 uma acção de rua de sensibilização para a temática da SIDA, junto da comunidade local e do público em geral. Esta acção foi dinamizada por quatro jovens do Curso de Enfermagem da Escola Superior de Saúde de Viseu que estão a estagiar naquela unidade de saúde, e contou com a colaboração da equipa de Enfermagem do Centro de Saúde e da Câmara Municipal.

A iniciativa pretendeu assinalar, antecipadamente, o Dia Mundial da Luta Contra a SIDA, que se comemorou no dia 30 de Novembro. Durante a manhã e a tarde a Unidade Móvel de Saúde esteve estacionada na Praça do Município para receber pessoas que quisessem obter mais esclarecimentos sobre o tema, tendo as jovens estagiárias distribuído folhetos contendo informação rigorosa sobre as formas de transmissão e não transmissão da doença, como evitar o contágio, onde fazer o teste de despistagem.

Segundo Sandra Pereira, uma das enfermeiras estagiárias presentes nesta acção, ainda há muitas ideias erradas e preconceitos sobre a doença, nomeadamente as suas formas de transmissão. E dá alguns exemplos: “que não se deve partilhar talheres, copos ou roupas com uma pessoa portadora da doença, ou usar a mesma casa de banho”. Ideias erradas ou preconceitos que podem conduzir à rejeição ou ostracização social das pessoas portadoras de SIDA. “É importante que as pessoas percebam que o vírus não se transmite pelo facto de estarem em contacto com uma pessoa portadora da doença, por lhe apertar a mão, beijar ou trabalhar ao seu lado”. Lembrando, “as pessoas com SIDA são seres humanos na mesma, não temos que fugir delas”.

Segundo nos referiu a Enf. Graça Mateus, “as pessoas têm alguma dificuldade em falar abertamente da Sida e acabam por não ficar esclarecidas. Outras pensam que já sabem tudo ou que a SIDA é uma coisa que só acontece aos outros”. Mas deixa o aviso, “todos nós somos potenciais vítimas da SIDA, voluntária ou involuntariamente. Cabe-nos tomar precauções”.

Esta responsável do Centro de Saúde de Mortágua alerta ainda para os comportamentos de risco dos jovens, que podem originar não só doenças como a SIDA e outras doenças sexualmente transmissíveis mas também gravidezes na adolescência.
Garça Mateus alerta nomeadamente para as ocorrências em momentos de euforia. “Muitos jovens, sobretudo em festas, ou porque beberam demais ou ingeriram certas substâncias, tendem a ignorar as medidas de protecção, sem terem a noção do perigo que estão a correr”.
Refere que os jovens não devem ter receio ou vergonha de procurar informação junto dos profissionais de saúde ou do CAD do seu distrito de residência (Centro de Aconselhamento e Detecção VIH/SIDA), porque, diz “isso não significa de modo algum que seja seropositivo, mas que está a prevenir-se e a evitar que aconteça um dia mais tarde”.
E acrescenta, “devemos estar mais preocupados com as pessoas que têm SIDA e não o assumem, do que com aquelas que têm SIDA mas estão a ser medicadas e devidamente acompanhadas”.

Procurando também nós dar um contributo nessa sensibilização, lembramos aqui que a doença pode transmitir-se por três formas, a saber: relações sexuais não protegidas (sem preservativo), partilha de material para injecção de drogas ou para perfuração da pele, da mulher infectada para o seu bebé, durante a gravidez, parto ou aleitamento. Para ais informações pode contactar o CAD de Viseu, Av. Dr. António José de Almeida, Telef. 232419923.




Direitos de autor reservados
ImprimirImprimir

  Outras notícias
Marcos Históricos. Praça do Município acolheu o espetáculo “A Encruzilhada do Bussaco”. 2021-10-12
Mortágua foi palco do espetáculo comunitário “O Caldo – Contar de Ouvido”2021-10-06
Concerto comemorativo dos 125 anos da Filarmónica de Mortágua2021-09-29
Iniciada a construção do Parque Canino junto aos passadiços da ribeira da Fraga2021-09-24
Arrancou novo ano letivo com a maioria dos alunos já vacinados2021-09-20
Receção aos alunos da Academia Saber+. Ano letivo arrancou com cerca de 70 alunos já inscritos.2021-10-04
Passeio Noturno Encenado – “Marcos Históricos - A encruzilhada do Bussaco”2021-09-29
Joaquim Silva e Pedro Pinto foram bronze no Campeonato Nacional de Rampa 2021-09-13
Mortágua tem 4º mural evocativo das Invasões Francesas. Trabalho é da autoria da artista mortaguense Rute Gonzalez. 2021-09-08
Joaquim Silva, da equipaTavfer-Measindot-Mortágua, venceu 1ª Etapa e é Camisola Amarela do GP Jornal de Notícias 2021-09-01


Início | Município | Notícias | Eventos | Turismo | Contactos | Mapa do Site | Política de Privacidade