Bem vindo ao ao www.cm-mortagua.pt

 Menu

 


 Agenda Municipal

 

Edição de
Outubro 2021


Versão em PDF


Acompanhe o Município
de Mortágua no Facebook

 


 

Conheça as novidades do Mercado Municipal



 Newsletter
Deseja receber notícias de Mortágua no seu endereço de e-mail?

Subscreva a nossa newsletter.

Clique aqui para se inscrever.


Notícia
Índice >  



Na Escola Secundária e Escola Básica 2.3

2007-11-28
Fonte: Câmara Municipal de Mortágua

Feiras do Livro cativam jovens para a leitura

Estão a decorrer em simultâneo na Escola Secundária e na Escola Básica 2.3 de Mortágua, entre os dias 26 e 30, as respectivas Feiras do Livro, proporcionando aos alunos o contacto com as últimas novidades editoriais, bem assim a possibilidade de aquisição de livros com 15% de desconto em relação ao preço de capa.

A Feira do Livro da Escola Secundária decorre na Sala Polivalente, sendo organizada pelo Grupo de Trabalho da Biblioteca da Escola, com a colaboração dos Grupos de Português e Francês e dos Alunos e Professoras do Curso Tecnológico de Acção Social.

Centenas de livros estão ao alcance dos alunos, desde a literatura infanto-juvenil passando pelos romances, contos, policiais, aventuras e ficção. Durante estes dias a Feira do Livro da Escola Secundária abre-se também à visita das escolas do 1º Ciclo e Pré-Primário e Lares de Terceira Idade do Concelho, promovendo o intercâmbio entre gerações através de momentos de animação e convívio dinamizados pelos alunos do Curso de Acção e Animação Social da Escola. A própria decoração do espaço evoca a temática do livro e da leitura, com enormes painéis onde constam excertos e biografias de autores nacionais consagrados, como Camões, Fernando Pessoa, Bocage, Miguel Torga, José Saramago, mas também de autores locais, como Tomás da Fonseca, Branquinho da Fonseca, Assis e Santos ou João Lopes de Morais, que é aliás o patrono da Escola Secundária.

“Este ano quisemos fazer esse destaque aos escritores locais, para que os alunos se habituem a conviver com os seus nomes, a sua obra, a conhecê-los e a valorizá-los enquanto vultos da terra”, referiu-nos a Profª Ludovina Amado, Coordenadora da Biblioteca da Escola no âmbito da Rede de Bibliotecas Escolares.

Em cada porta do bloco de aulas foi afixado um pequeno texto sobre o ler e a leitura, numa iniciativa dos alunos dos 8º A e B. Alguns alunos do 8ºA vão ainda caracterizarem-se de escritores e de personagens dos seus livros.
O público em geral, nomeadamente os pais, não foram esquecidos. Por isso, no dia 29, 5ª feira, a Feira do Livro funcionará em horário prolongado até às 22 horas. “Alguns alunos disseram-nos que gostariam de trazer os pais e também achamos que é importante dar oportunidade aos pais e ao público em geral de visitar a Feira do Livro”.
A finalidade da Feira do Livro “é a motivação para a leitura, a aproximação do livro ao eventual leitor”, sintetiza Ludovina Amado.

Por sua vez a Feira do Livro da EB 2.3 está patente na Bloco B, Sala 5, numa organização do Departamento de Línguas. A Feira apresenta livros para diferentes idades e públicos, desde livros de histórias e banda desenhada até aos grandes dicionários, enciclopédias e livros de autores modernos, alguns deles recomendados pelo Plano Nacional de Leitura. Ali podem ser encontrados autores como Paulo Coelho, Gunter Grass, Isabel Allende, Nicholas Sparks, Joyce Carol Oates, Lawrence Wright (Prémio Pullitzer 2007) ou portugueses como António Lobo Antunes, José Rodrigues dos Santos, Miguel Sousa Tavares, Luísa Costa Gomes, Margarida Rebelo Pinto. Nas paredes da sala estão afixadas biografias de autores portugueses que escrevem especialmente para o público infanto-juvenil, como Alice Vieira, António Torrado, António Mota, Sophia de Mello Breyner, Ana Maria Magalhães, Isabel Alçada. Ao longo da semana também estão previstas visitas de crianças que frequentam as escolas do 1ºCiclo.

“É importante que os jovens leiam não como uma obrigação, como algo que seja imposto pelo professor, mas como um complemento lúdico, que eles gostam e lêem com o prazer de ler”, salienta Lisete Assunção, Professora de Língua Portuguesa na EB 2.3.
Segundo esta docente, “vivemos neste momento uma crise da leitura e é muito importante colaborarmos com este Plano Nacional da Leitura”.





Direitos de autor reservados
ImprimirImprimir

  Outras notícias
Primeira reunião do Executivo Camarário2021-10-22
Presidente da Câmara eleito traçou objetivos do programa de governação para os próximos 4 anos: “Fazer mais pelas Pessoas” e construir uma “Melhor Mortágua”.2021-10-19
Bruno Sancho vence em casa e sagra-se novo Campeão Nacional de Maratona XCM, categoria Elites.2021-10-18
Ricardo Pardal tomou posse como presidente da Câmara para o mandato 2021-20252021-10-18
Marcos Históricos. Praça do Município acolheu o espetáculo “A Encruzilhada do Bussaco”. 2021-10-12
Receção aos alunos da Academia Saber+. Ano letivo arrancou com cerca de 70 alunos já inscritos.2021-10-04
Passeio Noturno Encenado – “Marcos Históricos - A encruzilhada do Bussaco”2021-09-29
Joaquim Silva e Pedro Pinto foram bronze no Campeonato Nacional de Rampa 2021-09-13
Mortágua tem 4º mural evocativo das Invasões Francesas. Trabalho é da autoria da artista mortaguense Rute Gonzalez. 2021-09-08
Joaquim Silva, da equipaTavfer-Measindot-Mortágua, venceu 1ª Etapa e é Camisola Amarela do GP Jornal de Notícias 2021-09-01


Início | Município | Notícias | Eventos | Turismo | Contactos | Mapa do Site | Política de Privacidade