Bem vindo ao ao www.cm-mortagua.pt

 Menu

 


 Agenda Municipal

 

Edição de
Outubro 2021


Versão em PDF


Acompanhe o Município
de Mortágua no Facebook

 


 

Conheça as novidades do Mercado Municipal



 Newsletter
Deseja receber notícias de Mortágua no seu endereço de e-mail?

Subscreva a nossa newsletter.

Clique aqui para se inscrever.


Notícia
Índice >  



Ao encontro da Ciência e Tecnologia

2007-11-22
Fonte: Câmara Municipal de Mortágua

Alunos da Escola Básica 2.3 Dr. José Lopes de Oliveira
participaram na “Semana Aberta” da Universidade de Aveiro

Um grupo de 42 alunos da Escola Básica 2.3 Dr. José Lopes de Oliveira participou na “Semana Aberta da Ciência e Tecnologia” da Universidade de Aveiro. A visita decorreu no passado dia 21 e envolveu jovens do 9º ano de escolaridade. A iniciativa pertenceu ao Projecto Municipal “Da Escola, Agarra a Vida”, inserindo-se numa das suas áreas de intervenção junto da comunidade escolar, a Orientação Escolar e Profissional. Os alunos puderam assistir e participar em actividades experimentais e workshops, observar exposições, mostra de vídeos e filmes, patentes nos vários Departamentos e outros locais do campus universitário.


Na Fábrica Centro Ciência Viva de Aveiro, os alunos assistiram a dois filmes: uma viagem a 3 dimensões ao interior de uma célula, levando a descobrir a sua beleza e complexidade e à viagem de dois objectos ate às profundezas do mar, de um submarino e de uma lata de soda, numa visita às maravilhas que se escondem até aos 5000 metros, onde não há luz e surge um mundo completamente estranho e inquietante.

No mesmo local estava patente uma exposição sobre Robótica, intitulada “Há micro-ratos na Fábrica”, em que se podiam observar e programar as reacções de micro-robôs num labirinto construído.
Alguns alunos participaram num plani-paper ao longo do percurso do campus universitário, uma pequena prova de orientação em que se procurava sensibilizar os participantes para as questões do ordenamento do território através de um jogo.

Outra actividade muito interessante designou-se “Química em Espectáculo”, que consistia numa sequência de demonstração de algumas reacções químicas, visualmente apelativas e espectaculares, como mudanças de cor, emissão de luz, combustões violentas, balões explosivos e magia química, numa apresentação feita com muito humor. No Departamento de Engenharia Mecânica assistiram a um workshop sobre o desenvolvimento da tecnologia automóvel, os carros híbridos e os possíveis bólides do futuro, com acompanhamento de imagens e demonstração de pequenos modelos de carros a hidrogénio. Era também possível fazer uma visita guiada aos laboratórios daquele departamento e ver em funcionamento várias máquinas e equipamentos.

Para além das visitas pré-marcadas, os alunos puderam também participar em actividades com entrada livre durante o dia, nomeadamente as exposições de minerais e fósseis, patentes no Departamento de Geociências e Complexo Pedagógico, a exposição fotográfica sobre Flora e Áreas Protegidas no Departamento de Biologia. Neste departamento podia-se ver também as imagens de ecossistemas marinhos profundos recolhidas pela equipa Hermes da Universidade de Aveiro, durante uma expedição oceanográfica a bordo no navio de investigação inglês RRS James Cook, realizada em Maio e Junho deste ano.
No Departamento de Comunicação e Arte os jovens podiam explorar as funcionalidades da plataforma Bluetooth, nomeadamente através do envio de mensagens de texto e fotografia.

Para além das visitas e exposições de carácter científico-pedagógico, os alunos assistiram ainda a momentos de animação de rua no Campus Universitário, onde supostos cientistas de bata branca tentavam demonstrar teses estapafúrdias.

Desde o ano lectivo 2005-2006 que o Projecto “Da Escola, Agarra a Vida” promove a ida de alunos do Ensino Básico às “Semanas Abertas” realizadas pelas Universidades, a primeira das quais foi à Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto. No ano lectivo 2006-2007 o projecto organizou também a participação de 17 jovens do concelho nos cursos de verão da “Universidade Júnior”, através de um protocolo entre o Município de Mortágua e a Universidade do Porto. Foram também realizadas visitas a feiras e exposições, nomeadamente à Futurália – Feira da Juventude, Formação e Emprego, em Lisboa, e ao Campeonato Nacional das Profissões, em Portalegre.
“O nosso objectivo é motivar os jovens, desde cedo, para a formação, neste caso para a área científica e tecnológica, através de um contacto directo e vivencial com o meio académico. Mas não só com as Universidades, também o contacto com as empresas, os centros de formação, as escolas profissionais, porquanto alguns jovens mostram mais apetência e potencial para áreas de qualificação intermédia”, refere Lilia Duarte, Psicóloga do Projecto “Da Escola, Agarra a Vida”.








Direitos de autor reservados
ImprimirImprimir

  Outras notícias
Primeira reunião do Executivo Camarário2021-10-22
Presidente da Câmara eleito traçou objetivos do programa de governação para os próximos 4 anos: “Fazer mais pelas Pessoas” e construir uma “Melhor Mortágua”.2021-10-19
Bruno Sancho vence em casa e sagra-se novo Campeão Nacional de Maratona XCM, categoria Elites.2021-10-18
Ricardo Pardal tomou posse como presidente da Câmara para o mandato 2021-20252021-10-18
Marcos Históricos. Praça do Município acolheu o espetáculo “A Encruzilhada do Bussaco”. 2021-10-12
Receção aos alunos da Academia Saber+. Ano letivo arrancou com cerca de 70 alunos já inscritos.2021-10-04
Passeio Noturno Encenado – “Marcos Históricos - A encruzilhada do Bussaco”2021-09-29
Joaquim Silva e Pedro Pinto foram bronze no Campeonato Nacional de Rampa 2021-09-13
Mortágua tem 4º mural evocativo das Invasões Francesas. Trabalho é da autoria da artista mortaguense Rute Gonzalez. 2021-09-08
Joaquim Silva, da equipaTavfer-Measindot-Mortágua, venceu 1ª Etapa e é Camisola Amarela do GP Jornal de Notícias 2021-09-01


Início | Município | Notícias | Eventos | Turismo | Contactos | Mapa do Site | Política de Privacidade