 Projecto “Da Escola, Agarra a Vida”
obtém Menção Honrosa
na fase nacional do concurso
Decorreu no passado dia 12, no Centro Cultural de Belém, a entrega dos Prémios Europeus de Iniciativa Empresarial, uma iniciativa patrocinada pela Comissão Europeia. O Município de Mortágua obteve o segundo lugar (Menção Honrosa) na categoria Investimento Humano, através do Projecto Municipal “Da Escola, Agarra a Vida.
O Prémio “Investment in People Award” reconhece iniciativas que melhorem a educação e formação na área da iniciativa empresarial, alargando as relações entre as empresas e o sistema educacional.
A cerimónia de entrega dos prémios contou com a presença do Ministro da Economia e Inovação, Manuel Pinho, do Secretário de Estado Adjunto da Indústria e Inovação, António de Castro Guerra, da responsável da Direcção Geral da Indústria e Empresa da Comissão Europeia, Tina Zournatzi e do Presidente do IAPMEI, Jaime Andrez.
O Presidente da Câmara Municipal, Afonso Abrantes, esteve presente na cerimónia para receber o prémio atribuído ao Município de Mortágua, tendo-se feito acompanhar pela Presidente do Conselho Executivo do Agrupamento de Escolas de Mortágua, Teresa Alexandra Gouveia e das Técnicas do Projecto Ana Cristina e Lilia Duarte Ferreira. O Projecto “Da Escola, Agarra a Vida”, lançado pelo Município em 2005, está sediado no Agrupamento de Escolas de Mortágua, no entanto a sua abrangência estende-se também a alunos do Ensino Secundário.
Ao concurso nacional apresentaram-se 45 projectos divididos em cinco categorias: Vanguarda da Iniciativa Empresarial; Investimento Humano; Apoio à Iniciativa Empresarial; Redução da Burocracia e Iniciativa Empresarial Responsável.
O júri nacional era constituído por Artur Santos Silva, Artur Torres Pereira, Francisco Murteira Nabo, Jaime Andrez, Luís Braga da Cruz, Maria Helena Nazaré e Rui Afonso Lucas.
A selecção dos projectos teve por base vários critérios como a originalidade, exequibilidade, impacto na economia local, melhoria nas relações com investidores locais e aplicabilidade do projecto noutras regiões.
O Presidente da Câmara Municipal considera que “este prémio deve ser partilhado com todos os parceiros envolvidos no projecto”, porque é o resultado de uma parceria eficaz entre diversas instituições que trabalham para um mesmo fim, o desenvolvimento local. Os outros parceiros são o Agrupamento de Escolas de Mortágua, Escola Secundária, ADICES (Associação de Desenvolvimento de Iniciativas Culturais, Económicas e Sociais ) e Centro de Emprego de Tondela.
Os prémios ou quaisquer distinções devem ser encarados, salienta, “como um reconhecimento e acima de tudo um estímulo para continuar a melhorar os resultados práticos já alcançados”. Acrescentando “a nossa aposta na formação e qualificação das pessoas é para continuar e estamos a desenvolver novos projectos que pretendem consolidar essa aposta na capacidade, iniciativa e empreendedorismo dos nossos jovens, que é crucial para o desenvolvimento económico do concelho”.
O Município de Mortágua candidatou-se aos Prémios Europeus de Iniciativa Empresarial com dois projectos, em duas áreas diferentes: “Da Escola, Agarra a Vida, na categoria Investimento Humano e “Empreender Mortágua” na categoria Vanguarda da Iniciativa Empresarial.
Os Prémios Europeus de Iniciativa Empresarial pretendem dar a conhecer e reconhecer actividades e iniciativas de sucesso que contribuam para o desenvolvimento empresarial e do emprego, através da promoção do empreendedorismo a nível regional e local, bem como divulgar e partilhar exemplos de melhores políticas e práticas de iniciativa empresarial.
Em Portugal a entidade dinamizadora do European Enterprise Awards é o IAPMEI – Instituto de Apoio às PME e à Inovação e conta com o alto patrocínio do Ministério da Economia e da Inovação.
|