Bem vindo ao ao www.cm-mortagua.pt

 Menu

 


 Agenda Municipal

 

Edição de
Outubro 2021


Versão em PDF


Acompanhe o Município
de Mortágua no Facebook

 


 

Conheça as novidades do Mercado Municipal



 Newsletter
Deseja receber notícias de Mortágua no seu endereço de e-mail?

Subscreva a nossa newsletter.

Clique aqui para se inscrever.


Notícia
Índice >  



Indústria dá-se a conhecer aos jovens estudantes

2007-11-09
Fonte: Câmara Municipal de Mortágua

Acção dinamizada pelo Projecto “Da Escola, Agarra a Vida”


Desenhar objectos no computador a três dimensões utilizando uma caneta especial, modelar uma peça de xadrez em acrílico, observar um protótipo de carro a andar a hidrogénio ou como se produz energia a partir do sol e do vento , estas foram algumas das experiências a que assistiram alunos do 8º e 9º ano da Escola Básica 2.3.de Mortágua, no passado dia 8.

A iniciativa enquadra-se numa das acções previstas no Projecto “Da Escola, Agarra a Vida” para o ano lectivo 2007-2008, e visa proporcionar aos jovens estudantes o contacto com a realidade industrial, motivando-os e interessando-os pelas competências de base tecnológica, enquanto vias possíveis e alternativas de formação.

As demonstrações estiveram a cargo de formadores do Centro Tecnológico da Cerâmica e do Vidro, sediado em Coimbra, que se associou ao Projecto Pense Indústria, um projecto criado em 1995 e actualmente promovido pela RECET – Associação dos Centros Tecnológicos de Portugal. O projecto pretende divulgar e sensibilizar os jovens em idade escolar para escolhas vocacionais ligadas à indústria, mostrando que esta pode ser uma carreira de futuro e uma opção profissional atractiva, através de uma abordagem directa e prática (experimental) do que se faz na indústria.
Esta actividade denominada “É Assim na Indústria”, compreende sessões nas escolas, como esta que decorreu pela segunda vez em Mortágua, possibilitando aos alunos não só a visualização mas também a explicação e experimentação de alguns equipamentos industriais.

Como nos referiu Rui Morais, Formador do CTCV, a generalidade das escolas não dispõe deste tipo de equipamentos tecnológicos para poderem realizar estas demonstrações, sendo aqui que entra o papel do Centro, disponibilizando os equipamentos e tecnologias industriais. “É mais difícil cativar os jovens para determinadas áreas da indústria se eles não tiverem acesso aos equipamentos”. E destaca por exemplo o interesse que os jovens revelam pelas tecnologias mais avançadas, como a Robótica e a modelação a três dimensões. “São coisas novas que lhes interessam muito, que lhes despertam até algum fascínio”.


Marta Brito, também formadora do CTCV, disse-nos que estas acções práticas contribuem para que os jovens tenham uma noção mais correcta do que é a indústria, “que não é só os operadores de máquinas que estão no fim da linha, que há outras profissões que lhes estão associadas e que eles nem imaginam”. Para a indústria é também importante poder motivar os jovens a estarem disponíveis para trabalharem nesta área, adianta.

Questionada sobre o papel dos cursos profissionalizantes e cursos tecnológicos nas escolas, salienta que “podem ser uma opção e uma oportunidade para muitos jovens” que não têm vocação ou interesse no ensino mais teórico. “Pode ser uma forma de motivá-los, de agarrá-los à escola, ou pelo menos, para que não saiam da escola sem ter alguma formação”.

Esta não será a única acção de contacto com o mundo industrial e empresarial por parte dos jovens participantes no Projecto “Da Escola, Agarra a Vida”. Até ao final do ano lectivo vão também acontecer visitas a empresas e encontros com profissionais de diversas áreas, para além de visitas a Centros de Formação Profissional, Escolas Profissionais, Universidades, no sentido de proporcionar aos jovens a exploração das oportunidades que o mercado de trabalho oferece e sensibilizá-los para a importância e valor que a obtenção de uma qualificação académica ou profissional representa para o seu futuro.

O Projecto “Da Escola, Agarra Vida” é promovido pelo Município de Mortágua, em parceria com o Agrupamento de Escolas, Escola Secundária, ADICES (Associação de Desenvolvimento de Iniciativas Culturais Económicas e Sociais) e Centro de Emprego de Tondela.



Direitos de autor reservados
ImprimirImprimir

  Outras notícias
Primeira reunião do Executivo Camarário2021-10-22
Presidente da Câmara eleito traçou objetivos do programa de governação para os próximos 4 anos: “Fazer mais pelas Pessoas” e construir uma “Melhor Mortágua”.2021-10-19
Bruno Sancho vence em casa e sagra-se novo Campeão Nacional de Maratona XCM, categoria Elites.2021-10-18
Ricardo Pardal tomou posse como presidente da Câmara para o mandato 2021-20252021-10-18
Marcos Históricos. Praça do Município acolheu o espetáculo “A Encruzilhada do Bussaco”. 2021-10-12
Receção aos alunos da Academia Saber+. Ano letivo arrancou com cerca de 70 alunos já inscritos.2021-10-04
Passeio Noturno Encenado – “Marcos Históricos - A encruzilhada do Bussaco”2021-09-29
Joaquim Silva e Pedro Pinto foram bronze no Campeonato Nacional de Rampa 2021-09-13
Mortágua tem 4º mural evocativo das Invasões Francesas. Trabalho é da autoria da artista mortaguense Rute Gonzalez. 2021-09-08
Joaquim Silva, da equipaTavfer-Measindot-Mortágua, venceu 1ª Etapa e é Camisola Amarela do GP Jornal de Notícias 2021-09-01


Início | Município | Notícias | Eventos | Turismo | Contactos | Mapa do Site | Política de Privacidade