Bem vindo ao ao www.cm-mortagua.pt

 Menu

 


 Agenda Municipal

 

Edição de
Outubro 2021


Versão em PDF


Acompanhe o Município
de Mortágua no Facebook

 


 

Conheça as novidades do Mercado Municipal



 Newsletter
Deseja receber notícias de Mortágua no seu endereço de e-mail?

Subscreva a nossa newsletter.

Clique aqui para se inscrever.


Notícia
Índice >  



Propostas do Executivo Municipal mereceram largo consenso

2007-10-03
Fonte: Câmara Municipal de Mortágua

Na Assembleia Municipal


Realizou-se no passado dia 28 de Setembro a quarta Sessão Ordinária da Assembleia Municipal do corrente ano. Na intervenção que prestou ao Plenário, no Período Antes da Ordem do Dia, o Presidente do Município deu a conhecer a situação de alguns processos considerados de grande importância para o desenvolvimento futuro de Mortágua. Entre eles, sem dúvida o de maior importância estratégica para o concelho, a futura Auto-Estrada Viseu-Coimbra.

O Presidente da Câmara informou que a Auto-Estrada Viseu-Coimbra vai ser uma realidade, estando previsto o seu lançamento, adjudicação e consignação até ao final de 2009. Falta saber se o traçado definitivo passará mais a norte ou mais a sul da Vila de Mortágua, mas o principal está garantido, ou seja, a realização da obra.
“Será um investimento prioritário para o desenvolvimento da região e porventura o investimento mais decisivo para o desenvolvimento de Mortágua no século XXI”, afirmou.

Referiu-se também a outro projecto estruturante, este na área da Educação: a construção do Centro Educativo de Mortágua. O Presidente da Câmara informou que o município está apenas a aguardar o parecer do Ministério da Educação para poder avançar para o concurso da obra.

Na sua intervenção informou também os deputados sobre o processo de instalação da Pellets Power, uma unidade industrial de produção de pellets que está a instalar-se na zona do Freixo, ao lado da Central Termoeléctrica. Esta nova unidade ocupará uma área total de 120.000m2 e a sua produção destinar-se-á sobretudo à exportação. Este é mais um projecto na área das energias renováveis ligado à biomassa e à fileira florestal que se fixa em Mortágua, com repercussão na limpeza da floresta, na diminuição da dependência energética dos combustíveis fósseis (carvão, petróleo) e consequente redução de CO2.
O Presidente da Câmara Informou que o processo de instalação está a decorrer a bom ritmo, a empresa já está a aceitar matérias-primas e deverá começar a laborar dentro de pouco tempo.

Deu também a conhecer o estado em que se encontram outros dois processos, estes a suscitar preocupação do Município, pelos atrasos que registam, sendo ambos da responsabilidade da Administração Central. Um deles é o Plano de Ordenamento da Albufeira da Aguieira. O Plano já foi aprovado, mas ainda não publicado e enquanto isso não acontecer, adiantou, não se pode avançar com decisões no terreno, nomeadamente com projectos de investidores privados. O outro é a reabilitação da Barragem do Lapão, um dossiê que se tem arrastado no tempo, sem acordo entre as partes envolvidas (empreiteiro e DRABL), comprometendo os investimentos previstos a jusante da barragem, fundamentais para o desenvolvimento agrícola da Várzea de Mortágua.

Aprovada redução das Taxas do IMI

Relativamente aos assuntos da Ordem do Dia, registou-se um largo consenso na apreciação e votação dos mesmos, tendo 7 dos 10 pontos que constavam da agenda sido aprovados por unanimidade, e os restantes sido aprovados com abstenções e sem qualquer voto contra.

- Foram aprovados por unanimidade os pontos respeitantes ao abaixamento das taxas do Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI); a fixação em 2,5% da participação do município em sede de IRS cobrado na área do concelho (valor abaixo do permitido pela Lei das Finanças Locais, que é de 5%); a fixação da Taxa Municipal de Direito de Passagem em 0% (munícipes ficam na prática isentos de pagar esta taxa); o alargamento das condições de acesso dos casais jovens à isenção de taxas para construção de habitação própria (aumenta a idade máxima de acesso ao benefício).

- A redução da Taxa da Derrama, que baixa para 1%, foi aprovada por maioria, com 19 votos a favor (16 do PS, 2 do PSD e 1 do CDS/PP) e três abstenções do PSD.

- O Regulamento do Ninho de Empresas foi aprovado por maioria, com 21 votos a favor (16 do PS, 5 do PSD) e uma abstenção do CDS/PP.

- As deduções no pagamento das comparticipações nos Serviços de Apoio à Família (Fornecimento de Refeição e Prolongamento de Horário no Ensino Pré-Escolar), que prevê descontos de 15%, 20% e 30% em função do número de filhos a cargo, foram aprovadas por maioria com 19 votos a favor (16 do PS, 2 do PSD e 1 do CDS/PP) e três abstenções do PSD.

Avaliação de Prédios Urbanos
Câmara quer ver alterados coeficientes de localização
fixados pelas Finanças


Na intervenção do Presidente da Câmara mereceu ainda um enfoque especial a questão do zonamento e coeficientes de localização fixados pelas Finanças para o concelho de Mortágua, que considera demasiado altos, nomeadamente tendo em conta a realidade do concelho e os valores em vigor noutros concelhos limítrofes.
Segundo o Presidente da Câmara os valores fixados pelas Finanças são inaceitáveis e extremamente gravosos para os munícipes do concelho, uma vez que tem reflexos na taxa do IMI a pagar pelos mesmos. Por isso, o Presidente da Câmara quer que os valores sejam reduzidos no processo de revisão que está actualmente a decorrer, fazendo valer as razões de justiça e coerência apresentadas pela Autarquia. Recordou que já em 2004 a Câmara tinha apresentado uma proposta diferente daquela que veio a ser fixada pelos Serviços de Finanças e que na altura não foi considerada.

Projecto “Um aluno um computador”

A Assembleia Municipal aprovou por unanimidade a modificação às Opções do Plano e Orçamento Municipal de 2007, tendo em vista a inclusão do projecto “Um aluno um computador”, através do qual o município irá comparticipar a aquisição de 84 computadores para jovens que estão no 10º ano. O objectivo é que todos os alunos tenham acesso a um computador portátil e à Internet com Banda Larga, e nenhum possa ser excluído dessa tecnologia por razões económicas.

Aprovada a integração do Município de Mortágua
na Associação de Municípios do Baixo Mondego


A Assembleia Municipal aprovou, por unanimidade, a integração do Município de Mortágua na Associação de Municípios do Baixo Mondego. Esta nova associação de âmbito intermuncipal integra os 10 municípios que constituem a NUT III do Baixo Mondego (Cantanhede, Coimbra, Figueira da Foz, Condeixa-a-Nova, Mira, Mealhada, Montemor-o-Velho, Soure, Penacova e Mortágua. A nova associação terá um papel importante na captação e gestão de programas comunitários do QREN (novo Quadro Comunitário de Apoio que vigorará entre 2007-2013) e na promoção e desenvolvimento de projectos estruturantes para a região, nos diferentes domínios.

Voto de Pesar
A Assembleia Municipal aprovou também a proposta de um Voto de Pesar pelo falecimento de Viriato Lopes, ex-Presidente da Junta de Freguesia da Marmeleira, que foi apresentada pelo Partido Socialista.





Direitos de autor reservados
ImprimirImprimir

  Outras notícias
Presidente da Câmara eleito traçou objetivos do programa de governação para os próximos 4 anos: “Fazer mais pelas Pessoas” e construir uma “Melhor Mortágua”.2021-10-19
Bruno Sancho vence em casa e sagra-se novo Campeão Nacional de Maratona XCM, categoria Elites.2021-10-18
Ricardo Pardal tomou posse como presidente da Câmara para o mandato 2021-20252021-10-18
Marcos Históricos. Praça do Município acolheu o espetáculo “A Encruzilhada do Bussaco”. 2021-10-12
Mortágua foi palco do espetáculo comunitário “O Caldo – Contar de Ouvido”2021-10-06
Receção aos alunos da Academia Saber+. Ano letivo arrancou com cerca de 70 alunos já inscritos.2021-10-04
Passeio Noturno Encenado – “Marcos Históricos - A encruzilhada do Bussaco”2021-09-29
Joaquim Silva e Pedro Pinto foram bronze no Campeonato Nacional de Rampa 2021-09-13
Mortágua tem 4º mural evocativo das Invasões Francesas. Trabalho é da autoria da artista mortaguense Rute Gonzalez. 2021-09-08
Joaquim Silva, da equipaTavfer-Measindot-Mortágua, venceu 1ª Etapa e é Camisola Amarela do GP Jornal de Notícias 2021-09-01


Início | Município | Notícias | Eventos | Turismo | Contactos | Mapa do Site | Política de Privacidade