 Executado emissário do Barril/Coval
Foi executado o emissário de ligação das Águas Residuais Domésticas da zona do Barril para a ETAR da Vila Mortágua. Com a execução desta empreitada foi desactivada a ETAR do Barril, que embora continuasse a cumprir a sua função, não estava dimensionada para um tratamento eficaz dos efluentes provenientes desta zona da Vila em termos futuros, tendo em consideração a idade desta infraestrutura e o crescimento populacional deste aglomerado nos últimos anos.
Deve-se salientar que a ETAR de Mortágua, desde início, já se encontrava dimensionada para receber esses efluentes da zona do Barril.
A ETAR do Barril pertence a uma primeira geração de sistemas de tratamento de águas residuais que foram construídos no concelho, neste momento está-se numa fase de transição para sistemas de tratamento e gestão mais modernos, mais concentrados, mais eficazes, em conformidade com as normas ambientais em vigor.
Nesse sentido está prevista também a requalificação de todo o sistema de tratamento da zona do Reguengo, com a substituição da ETAR de Vila Gosendo por uma Estação Elevatória de Águas Residuais e a remodelação da ETAR de Vila Nova.
|