Bem vindo ao ao www.cm-mortagua.pt

 Menu

 


 Agenda Municipal

 

Edição de
Outubro 2021


Versão em PDF


Acompanhe o Município
de Mortágua no Facebook

 


 

Conheça as novidades do Mercado Municipal



 Newsletter
Deseja receber notícias de Mortágua no seu endereço de e-mail?

Subscreva a nossa newsletter.

Clique aqui para se inscrever.


Notícia
Índice >  



Percurso Pedestre das “Quedas de Água das Paredes”

2007-08-27
Fonte: Câmara Municipal de Mortágua

A vegetação autóctone, as águas límpidas da ribeira, as pequenas lagoas onde se pode refrescar e tomar banho, o ar puro, convidam a uma caminhada ao longo deste percurso.

Desde o passado mês de Julho passou a estar disponível ao público o “Percurso Pedestre das Quedas de Água das Paredes”. Trata-se de um percurso linear de pequena rota com cerca de 7 km (ida e volta), de âmbito ecológico e paisagístico. Com início junto à ponte das Laceiras, segue o curso da Ribeira das Paredes, terminando junto às Quedas de Água (aldeia das Paredes).
A criação deste percurso resultou de um projecto candidatado pela Câmara Municipal à Iniciativa Comunitária Leader +/Adices, tendo como finalidade a preservação do património natural e a promoção turística do concelho, nomeadamente do turismo de natureza.

A intervenção da Câmara Municipal ao longo do trilho consistiu essencialmente na limpeza de caminhos e acessos, construção de uma ponte pedonal, instalação de gradeamentos de protecção nos locais mais íngremes, arranjo de pavimentos (em xisto), de modo a permitir a sua acessibilidade e utilização em condições de segurança.
Foram também montados equipamentos de apoio, dois parques de merendas, com mesas e bancos de madeira e papeleiras, onde os pedestrianistas podem descansar ou fazer um pic-nic em família ou com os amigos.

Este é o primeiro percurso pedestre a nível concelhio que obedece às normas da Federação de Campismo e Montanhismo de Portugal. Está registado com a numeração e designação de PR I (MRT) “Percurso Pedestre das Quedas de Água das Paredes”.
O percurso encontra-se devidamente marcado e sinalizado, segundo as normas federativas. Existem também placas informativas com uma breve descrição do trilho, nomeadamente da flora e fauna existente.

O percurso desenvolve-se, na sua maior parte, ao longo da Ribeira das Paredes, sendo os visitantes envolvidos pelo verde da vegetação e floresta.

Ao longo do trilho podemos encontrar uma abundante vegetação autóctone, típica da floresta mediterrânica, que se mantém ainda intacta, e de rara beleza. São espécies como o salgueiro, o amieiro, o castanheiro, o medronheiro, o loureiro; a madressilva, a urze, tojo, a murta, entre outras.

O contacto com a natureza, o ar puro, o perfume das plantas silvestres, o sussurrar melodioso da águas, é uma companhia constante ao longo do percurso, respirando-se um ambiente de tranquilidade e bem-estar.

As águas frias e límpidas da ribeira são propícias à existência de fauna piscícola, como bogas, barbos e trutas.

Podemos ainda deliciar-nos com as piscinas naturais (espécies de cachoeiras) que caem a partir da cascatas e no Verão convidam a um banho refrescante. Iremos também encontrar muitos moinhos de rodízio, já em ruína, que testemunham a intensa actividade agrícola no passado. Daí a Ribeira das Paredes ser também conhecida por Ribeira dos Moinhos.

A caminhada termina nas Quedas de Água das Paredes, com as suas várias gargantas de água que se precipitam do cimo da serra e desaguam em pequenas lagoas, que podem servir para a prática de desportos radicais, como o canyonning.
Se não quiser ou puder fazer o percurso de uma vez só, pode dividi-lo em duas etapas: a primeira até à aldeia das Paredes e a segunda da aldeia até às Quedas de Água.
Aconselhamos vivamente este percurso, que é bastante agradável e saudável. Junte um grupo de amigos ou a família, e parta à descoberta!

Como lá chegar

Tendo como referência o centro da Vila, vá em direcção à EN334-1, no sentido Mortágua-Águeda, passando pelas localidades da Gândara, Pala, Macieira e Carvalhal. Quando chegar a esta localidade, vai encontrar à sua direita uma placa com a indicação de Laceiras. Corte em direcção a esta povoação. Cerca de um quilómetro mais adiante irá encontrar um pontão sobre a ribeira e logo de seguida uma placa à direita com a indicação “Paredes - Quedas de Água”. É aqui que tem início o percurso pedestre. Basta seguir o trilho e orientar-se pela sinaléctica informativa que está colocada ao longo do mesmo.


Conselhos para uma boa marcha

- Use calçado cómodo e já habituado ao pé, preferencialmente botas de marcha;

-Use meias macias e sem costuras;

-Use roupa leve e adequada ao estado do tempo (não esquecer chapéu ou boné);

-Leve uma pequena mochila com água e um pequeno lanche;

-Não vá só. Leve a família, amigos e é claro... máquina fotográfica, para mais tarde recordar!

Regras e normas de conduta

-Seguir somente pelos trilhos sinalizados;

-Conservar a sinaléctiva e placas informativas;

-Evitar barulhos e atitudes que perturbem a paz do local;

-Observar a fauna à distância;

-Não danificar a flora;

-Não abandonar o lixo, utilizando as papeleiras ou levando-o até um local onde haja serviço de recolha;

-Respeitar a propriedade privada;

-Não fazer lume;

-Não colher amostras de plantas ou rochas;


Direitos de autor reservados
ImprimirImprimir

  Outras notícias
Bruno Sancho vence em casa e sagra-se novo Campeão Nacional de Maratona XCM, categoria Elites.2021-10-18
Ricardo Pardal tomou posse como presidente da Câmara para o mandato 2021-20252021-10-18
Marcos Históricos. Praça do Município acolheu o espetáculo “A Encruzilhada do Bussaco”. 2021-10-12
Mortágua foi palco do espetáculo comunitário “O Caldo – Contar de Ouvido”2021-10-06
Concerto comemorativo dos 125 anos da Filarmónica de Mortágua2021-09-29
Receção aos alunos da Academia Saber+. Ano letivo arrancou com cerca de 70 alunos já inscritos.2021-10-04
Passeio Noturno Encenado – “Marcos Históricos - A encruzilhada do Bussaco”2021-09-29
Joaquim Silva e Pedro Pinto foram bronze no Campeonato Nacional de Rampa 2021-09-13
Mortágua tem 4º mural evocativo das Invasões Francesas. Trabalho é da autoria da artista mortaguense Rute Gonzalez. 2021-09-08
Joaquim Silva, da equipaTavfer-Measindot-Mortágua, venceu 1ª Etapa e é Camisola Amarela do GP Jornal de Notícias 2021-09-01


Início | Município | Notícias | Eventos | Turismo | Contactos | Mapa do Site | Política de Privacidade