Bem vindo ao ao www.cm-mortagua.pt

 Menu

 


 Agenda Municipal

 

Edição de
Outubro 2021


Versão em PDF


Acompanhe o Município
de Mortágua no Facebook

 


 

Conheça as novidades do Mercado Municipal



 Newsletter
Deseja receber notícias de Mortágua no seu endereço de e-mail?

Subscreva a nossa newsletter.

Clique aqui para se inscrever.


Notícia
Índice >  



XVII Festa da Juventude e IX Feira das Associações

2007-08-16
Fonte: Câmara Municipal de Mortágua

Uma festa de sabores, sons e afectos

Mortágua esteve em festa entre os dias 14 e 18 de Agosto, com a realização da XVII Festa da Juventude e IX Feira das Associações, numa organização conjunta do Município e Movimento Associativo do concelho.

Viveram-se cinco dias de muita animação, de verdadeira festa popular. As festas do concelho constituíram, antes de mais, um momento único de (re)encontro e convívio fraterno de todos os mortaguenses, onde quer que eles estejam, congregando-os em torno de sentimentos genuínos de identidade, comunidade, amor à terra. Esses laços de pertença e união são fortalecidos sobretudo com a presença dos nossos emigrantes, que fazem questão de marcar férias nesta época festiva do ano, para estarem com os seus familiares e amigos.

Para as nossas Associações foram cinco dias de intenso trabalho, dedicação e espírito de sacrifício, de associados e colaboradores, cabendo-lhes a maior quota do êxito das festas.
Na edição deste ano foram 28 as Associações/Tasquinhas que estiveram presentes. O Município de Mortágua aproveita para felicitar todas as associações participantes e manifestar-lhes público agradecimento.

O cartaz de espectáculos também contribuiu para atrair verdadeiras multidões de público em todas as noites, especialmente nas noites de 14 e 17 em que actuaram André Sardet e Quim Barreiros, que registaram enchentes como há muito não se via, incluindo milhares de forasteiros. A Gala Internacional de Folclore e o espectáculo de Fogo de Artifício, a encerrar as festas, foram outros momentos altos.
As festas foram um estrondoso sucesso em termos de afluência de público, e de muitas pessoas ouvimos dizer que foram as maiores festas de sempre!

Para além do programa cultural decorreram vários eventos desportivos, uns já habituais, como o Prémio de Ciclismo de Mortágua e o Convívio de Pesca Desportiva, outros novidade, como o jogo de futsal entre a equipa do Sport Lisboa e Benfica e a Casa do Benfica em Mortágua, integrados no programa festivo e que tiveram igualmente um êxito assinalável.






Wormeldange na Festa da Juventude/ Feira das Associações

Uma delegação de Wormeldange, integrando elementos da União Desportiva Portuguesa e do F.C.Köppchen, participou na Festa da Juventude/Feira das Associações, o que aconteceu pela primeira vez desde que os municípios de Mortágua e Wormeldange passaram a estar geminados (2004). A presença de Wormeldange nas tasquinhas constituiu não apenas uma agradável surpresa como um enorme sucesso, mesmo em termos de venda dos seus produtos, que aliás esgotaram.

Uma presença muito apreciada pelos nossos emigrantes no Luxemburgo, o que é natural, mas também pela população local. Entre os produtos trazidos da região destacava-se o famoso espumante “crémont” do Moselle.

O programa de intercâmbio teve início no dia 15 com a realização de um jogo de futebol amigável entre uma equipa de Veteranos de Wormeldange e uma equipa congénere do Mortágua Futebol Clube, disputado no Campo da Gandarada.
Saliente-se ainda o gesto de solidariedade desta “delegação” de Wormeldange que doou um cheque de 500 euros à Escola de Cães-Guia de Mortágua, uma parte da receita da sua tasquinha.

São iniciativas como estas que aproximam as culturas e os povos e nos fazem sentir parte deste mesmo espaço europeu que cada vez mais é a “nossa casa comum”.






7º Prémio de Ciclismo de Mortágua

Realizou-se no dia 18 de Agosto o 7º Prémio de Ciclismo de Mortágua em Sub-23, prova a contar para o Troféu RTP e Integrada no programa desportivo da Festa da Juventude/Feira das Associações.
Com partida e chegada na Avenida Assis e Santos, contou com 95 ciclistas inscritos em representação de 13 equipas, entre as quais a ERA/MORTÁGUA/SIPER.
A prova foi disputada em circuito urbano, totalizando o percurso 123,9Km, com passagem por 8 freguesias do concelho: Mortágua, Cortegaça, Marmeleira, Cercosa, Espinho, Pala, Vale de Remígio e Sobral. A subida da Fraga originou a fuga do trio saído do pelotão e onde se incluía o vencedor da prova, David Vaz (Casactiva), impondo-se ao sprint sobre a linha da meta, com o tempo de 3h18m46s.
Bruno Sancho, ciclista do Benfica e natural de Mortágua, foi 5º classificado e consolidou a liderança no Troféu RTP (Camisola Amarela). Bruno Silva, da equipa ERA/MORTÁGUA/SIPER, manteve a liderança do Prémio Juventude do mesmo Troféu (Camisola Branca).
No final procedeu-se à consagração do vencedor da prova e aos líderes das várias categorias do Troféu RTP, com a presença das entidades municipais e patrocinadores. Bruno Sancho, como é natural, mereceu a maior ovação do numeroso público que se concentrou na zona da meta.

O Prémio de Ciclismo de Mortágua foi organizado pelo Velo Cube do Centro (Mortágua) e teve o apoio da Câmara Municipal e Juntas de Freguesia.






Direitos de autor reservados
ImprimirImprimir

  Outras notícias
Mundiais de Pista. Ciclista Iúri Leitão sagrou-se Vice-Campeão do Mundo na prova de eliminação.2021-10-25
Primeira reunião do Executivo Camarário2021-10-22
Presidente da Câmara eleito traçou objetivos do programa de governação para os próximos 4 anos: “Fazer mais pelas Pessoas” e construir uma “Melhor Mortágua”.2021-10-19
Bruno Sancho vence em casa e sagra-se novo Campeão Nacional de Maratona XCM, categoria Elites.2021-10-18
Ricardo Pardal tomou posse como presidente da Câmara para o mandato 2021-20252021-10-18
Receção aos alunos da Academia Saber+. Ano letivo arrancou com cerca de 70 alunos já inscritos.2021-10-04
Passeio Noturno Encenado – “Marcos Históricos - A encruzilhada do Bussaco”2021-09-29
Joaquim Silva e Pedro Pinto foram bronze no Campeonato Nacional de Rampa 2021-09-13
Mortágua tem 4º mural evocativo das Invasões Francesas. Trabalho é da autoria da artista mortaguense Rute Gonzalez. 2021-09-08
Joaquim Silva, da equipaTavfer-Measindot-Mortágua, venceu 1ª Etapa e é Camisola Amarela do GP Jornal de Notícias 2021-09-01


Início | Município | Notícias | Eventos | Turismo | Contactos | Mapa do Site | Política de Privacidade