Bem vindo ao ao www.cm-mortagua.pt

 Menu

 


 Agenda Municipal

 

Edição de
Outubro 2021


Versão em PDF


Acompanhe o Município
de Mortágua no Facebook

 


 

Conheça as novidades do Mercado Municipal



 Newsletter
Deseja receber notícias de Mortágua no seu endereço de e-mail?

Subscreva a nossa newsletter.

Clique aqui para se inscrever.


Notícia
Índice >  



Fim de Semana com actividades radicais

2007-07-30
Fonte: Câmara Municipal de Mortágua

Contou com 124 participantes

Decorreu nos dias 28 e 29 de Julho a 7ª edição do “Fim de Semana Radical”, numa organização da Câmara Municipal de Mortágua. A edição deste ano contou com 124 participantes, a maioria do concelho de Mortágua, mas também doutros pontos do País, como Coimbra, Leiria, Seia, Viseu.
As actividades decorreram na freguesia de Pala, com o “quartel-general” das operações instalado na Carreira de Tiro, no Moitinhal, onde foi montado o acampamento e todo o apoio logístico.


O primeiro dia radical começou com um percurso de BTT desde a Carreira de Tiro até ao Moinho das Laceiras, quase todo percorrido pelo interior da floresta. Um percurso que apresentava algum grau de dificuldade, nomeadamente as subidas, mesmo para aqueles que estão mais habituados a pedalar e a fazer desporto. O recurso foi descer da bicicleta e levá-la à mão até apanhar terreno mais plano. A partir do Moinho das Laceiras iniciou-se o Percurso Pedestre das Quedas de Água das Paredes, terminando junto à aldeia. Este percurso ao longo da ribeira das Paredes foi intervencionado pela Câmara, que realizou diversos melhoramentos de modo a tornar o trilho acessível aos visitantes. O percurso encontra-se devidamente marcado com sinaléctica e equipado com dois parques de merendas, com mesas e papeleiras. Num desses parques de merendas foi montado um posto de reabastecimento com fruta e água, que ajudou a recuperar forças para o resto da caminhada. Destaca vez só foi feito parte do percurso, que no total tem cerca de 7,1 Km lineares (ida e volta), finalizando nas famosas Quedas de Água das Paredes. Muitos aproveitaram para se refrescar nas muitas piscinas naturais que caem das cascatas de água, que abundam ao longo da ribeira. Diga-se que este trilho é muito atractivo e recomenda-se vivamente, até porque nesta altura do ano a ribeira leva ainda muita água devido ao Verão algo atípico. É um trilho rico em vegetação autóctone, nomeadamente freixos, salgueiros, amieiros, carvalhos, medronheiros, fetos, que nos faz lembrar nalguns pontos que estamos numa floresta tropical. É o borbulhar constante das águas saltitantes, os labirintos, as cascatas, o sol a espreitar entre a densa vegetação, o ar puro, o perfume das plantas e arbustos. É uma paisagem ribeirinha que vale a pena conhecer, mais pela manhã ou ao final da tarde, nesta época do ano. Chegados à aldeia das Paredes, o regresso à Carreira de Tiro fez- se novamente de bicicleta, mas aí já muitos acusavam o esforço de vários quilómetros a pedalar e a caminhar. Depois de tanta transpiração, toda a gente quis tomar um banho e descansar, desfrutando da sombra das árvores do Parque e da floresta envolvente.
A meio da tarde reiniciaram-se as actividades com um campeonato de Matraquilhos Humanos, uma das novidades da edição deste ano. Aqui os tradicionais bonecos das mesas foram substituídos pelos participantes e um insuflável com balizas, sendo no resto tudo idêntico. Toda a gente se divertiu imenso, apesar do muito calor que se fez sentir. Houve também quem ocupasse o tempo com o jogo da malha e futebol. A fome já apertava e os estômagos pediam algo de substancial, já que durante o dia foi mais água e fruta. A ementa já é habitual, mas ninguém se queixa, antes pelo contrário. O arroz de feijão e grelhada é já uma espécie de “prato do dia” do Fim de Semana Radical, mas aprovado por todos, bastando olhar para as repetições. Os culpados desta gula são os Escuteiros de Mortágua, responsáveis pela confecção e serviço da ementa, que mais uma vez deram o seu apoio logístico à organização. Melhor compostos, seguiu-se a derradeira prova do primeiro dia, Orientação Nocturna na floresta, que decorreu num triângulo entre Moitinhal, Vila Meã e Gândara.
Ao outro dia alvorada era às 8h30, mas como era previsível, alguns deitaram-se tarde e levantar foi um suplício. As buzinas dos carros fizeram de “toque de acordar”, e aos poucos, o pessoal foi saindo da caserna, o mesmo é dizer das tendas. Os bocejos e os olhos meio fechados não deixavam enganar, a noite tinha sido mal dormida, não por causa dos mosquitos, mas porque a animação e a conversa prolongou-se pela madrugada dentro.
Anunciava-se o começo do Paintballl. Os participantes foram formando as suas equipas, vestindo os fatos tipo militar, e recebendo as espingardas com bolas de tinta. O desafio era simples: cada equipa tinha que tomar de assalto o castelo adversário e defender o seu próprio castelo. Ganhava a equipa que alcançasse o castelo inimigo ou em caso de empate, com menos elementos atingidos. Em paralelo quem quisesse podia desfrutar do Rollerball, entrar dentro de uma bola gigante insuflável, com três metros de diâmetro, e andar às cambalhotas.
Chegava ao fim mais um “Fim de Semana Radical”, literalmente. Um fim de semana “radicalmente” “diferente, privilegiando o contacto com a natureza, experimentando novas sensações, conhecendo novas pessoas. Um fim de semana de aventura, descoberta e auto-descoberta!









Direitos de autor reservados
ImprimirImprimir

  Outras notícias
Bruno Sancho vence em casa e sagra-se novo Campeão Nacional de Maratona XCM, categoria Elites.2021-10-18
Ricardo Pardal tomou posse como presidente da Câmara para o mandato 2021-20252021-10-18
Marcos Históricos. Praça do Município acolheu o espetáculo “A Encruzilhada do Bussaco”. 2021-10-12
Mortágua foi palco do espetáculo comunitário “O Caldo – Contar de Ouvido”2021-10-06
Concerto comemorativo dos 125 anos da Filarmónica de Mortágua2021-09-29
Receção aos alunos da Academia Saber+. Ano letivo arrancou com cerca de 70 alunos já inscritos.2021-10-04
Passeio Noturno Encenado – “Marcos Históricos - A encruzilhada do Bussaco”2021-09-29
Joaquim Silva e Pedro Pinto foram bronze no Campeonato Nacional de Rampa 2021-09-13
Mortágua tem 4º mural evocativo das Invasões Francesas. Trabalho é da autoria da artista mortaguense Rute Gonzalez. 2021-09-08
Joaquim Silva, da equipaTavfer-Measindot-Mortágua, venceu 1ª Etapa e é Camisola Amarela do GP Jornal de Notícias 2021-09-01


Início | Município | Notícias | Eventos | Turismo | Contactos | Mapa do Site | Política de Privacidade