 Dezasseis jovens estudantes de Mortágua participaram nos Cursos de Verão da Universidade Júnior, no Porto, entre 16 e 20 de Julho. Consigo trouxeram novos conhecimentos e muita, muita vontade de voltar a viver novamente esta "experiência inesquecível".
Esta iniciativa da UP, que vai já na terceira edição e se destina a jovens dos 11 aos 17 anos, permitiu aos estudantes «tomar as salas e laboratórios» da Universidade, com o objectivo de «proporcionar um período de aprendizagem, mas também de diversão e lazer nas férias do Verão».
Participação nos Cursos de Verão teve por base um protocolo de colaboração celebrado entre o Município e a Universidade do Porto.
Este foi o primeiro ano que jovens do nosso Concelho rumaram ao Porto para integrar esta iniciativa da Universidade do Porto (UP), que convida jovens de todo o País a conhecer a vida na Universidade e a participar no universo do ensino superior, no maior programa de iniciação de jovens ao ambiente universitário, envolvendo cerca de 5000 jovens.
Os nossos jovens, dos 8.º, 9.º e 10.º anos da Escola Secundária e Básica 2, 3, viveram a aventura da exploração das Ciências, das Artes e das Letras, através da realização de um curso semanal baseado em experiências científicas e jogos didácticos divertidos, sempre apoiados por professores e investigadores da Universidade do Porto. Os jovens de Mortágua participaram nos cursos “O Mundo à tua Volta (8ºano) “O Verão numa Ilha” (9ºano), e “CD Multimedia”(10ºano).
Esta experiência singular integra-se no Plano de Acção do Projecto “Da Escola, Agarra a Vida”, promovido pela Câmara Municipal, a qual tem vindo a apostar, através do mesmo, em estratégias que promovam o sucesso educativo, bem como o apoio na construção individual dos percursos escolares e profissionais dos alunos. Neste sentido, reconhecendo a importância da sua participação numa acção desta natureza, para além da divulgação do programa e respectivas inscrições, suportou totalmente as despesas de transporte, propinas e alojamento, tendo sido uma das poucas Autarquias do País que aderiram ao programa a dar este apoio integral aos Estudantes.
Estando longe de casa, os jovens tiveram todo o acompanhamento necessário integrando assim um programa de alojamento e ocupação suplementar, depois das “aulas”, com actividades programadas por uma empresa especializada em programas de ocupação de jovens, que os acompanhou, diariamente.
Ainda antes de iniciarem esta aventura, foi fácil perceber o grande entusiasmo e a expectativa dos nossos jovens por uma experiência que esperavam ser “muito boa e enriquecedora” e “uma semana diferente”, “contactando pela primeira vez com o mundo universitário.
Para além dos Cursos em que participaram e dos novos conhecimentos que adquiriram, fizeram também muitas amizades com outros jovens de vários pontos do País. Passada esta experiência que consideraram "inesquecível", para quem participou pela primeira vez “fica a vontade de voltar no próximo ano e viver novamente momentos verdadeiramente universitários”.
Estas experiências são muito enriquecedoras em termos de socialização, desenvolvimento pessoal, autonomia e iniciativa, ficando os jovens melhor preparados para enfrentar os desafios do futuro, mais confiantes e motivados. Ao mesmo tempo contribuem para estimular a vontade e o gosto pela aprendizagem, promover o sucesso educativo e descobrir vocações, o que se enquadra nos objectivos e plano de acção do projecto municipal acima mencionado.
|