Bem vindo ao ao www.cm-mortagua.pt

 Menu

 


 Agenda Municipal

 

Edição de
Outubro 2021


Versão em PDF


Acompanhe o Município
de Mortágua no Facebook

 


 

Conheça as novidades do Mercado Municipal



 Newsletter
Deseja receber notícias de Mortágua no seu endereço de e-mail?

Subscreva a nossa newsletter.

Clique aqui para se inscrever.


Notícia
Índice >  





“Viva Mais. Mexa-se!” promove actividade física a cerca de 100 idosos do concelho

2007-07-02
Fonte: Câmara Municipal de Mortágua

Programa Municipal funciona há 3 anos


Os cerca de 100 idosos que estão a frequentar o Programa Municipal “Viva Mais. Mexa-se!”, participaram, no passado dia 29, num Convívio que pretendeu assinalar o final da época 2006-2007.
O convívio decorreu no Parque Verde, tendo os idosos sido divididos em dois grupos: enquanto um grupo passou a manhã a desenvolver actividades físicas no Parque, dando a conhecer um pouco do que fazem nas aulas de Ginástica, outro grupo realizou um passeio pedestre ao longo da Ribeira de Mortágua.
No final das actividades realizou-se um Almoço - Convívio, naquele parque de lazer.
O Programa “Viva Mais. Mexa-se!”, promovido pelo Município, vai no seu terceiro ano de funcionamento e proporciona semanalmente actividades de Ginástica e Hidroginástica, contribuindo para um estilo de vida activo e sadio da população idosa do concelho.
No primeiro ano começou com 41 inscritos, no segundo ano subiu para 70 e na presente época cifrou-se em perto de uma centena.
“O Município desenvolve um programa de acções que tem como objectivo promover a qualidade de vida da população idosa do concelho, em termos de saúde, bem-estar, animação sócio-cultural e lazer. Esse programa, designado “Viver Mais. Viver Feliz”, abrange iniciativas como o “Viva Mais. Mexa-se!” e o “Passeio dos Idosos”, entre outras.
No próximo dia 12 de Julho vamos realizar já o 23º Passeio, que é uma iniciativa muito querida quer do município quer dos idosos”, refere o Presidente da Câmara, Afonso Abrantes.
A Unidade Móvel de Saúde, que acaba de completar dois anos de funcionamento, é um outro serviço vocacionado para a saúde e bem-estar da população idosa do concelho. “Foi um serviço pioneiro a nível do distrito e a aceitação das pessoas tem sido excelente. É um serviço de proximidade às populações, que proporciona mais acessibilidade aos serviços de saúde, beneficiando especialmente os idosos”, explica.
Nesta Unidade são prestados cuidados básicos de saúde, como controle da diabetes, tensão arterial, colesterol, peso, tendo também uma função de aconselhamento e encaminhamento médico.
Os idosos são unânimes ao evidenciarem os benefícios que colhem do Programa “Viva Mais. Mexa-se!”, quer a nível físico quer psicológico.
“isto é extraordinário. Saímos daqui com menos 10, 15 anos, mais leves, mais relaxados, mais saudáveis”, diz Manuel Coelho, 67 anos, que está inscrito no programa há dois anos. E adianta mesmo, em jeito de sugestão, “só é pena que não seja mais vezes por semana, porque é muito bom para a nossa saúde”.
Além disso destaca a união, a amizade e o companheirismo que se vive entre os participantes no programa. “ Nós somos já como uma família”, conclui.




Direitos de autor reservados
ImprimirImprimir

  Outras notícias
Rali de Mortágua vai decidir o Campeão Nacional de Ralis.2021-10-26
Mundiais de Pista. Ciclista Iúri Leitão sagrou-se Vice-Campeão do Mundo na prova de eliminação.2021-10-25
Primeira reunião do Executivo Camarário2021-10-22
Presidente da Câmara eleito traçou objetivos do programa de governação para os próximos 4 anos: “Fazer mais pelas Pessoas” e construir uma “Melhor Mortágua”.2021-10-19
Bruno Sancho vence em casa e sagra-se novo Campeão Nacional de Maratona XCM, categoria Elites.2021-10-18
Receção aos alunos da Academia Saber+. Ano letivo arrancou com cerca de 70 alunos já inscritos.2021-10-04
Passeio Noturno Encenado – “Marcos Históricos - A encruzilhada do Bussaco”2021-09-29
Joaquim Silva e Pedro Pinto foram bronze no Campeonato Nacional de Rampa 2021-09-13
Mortágua tem 4º mural evocativo das Invasões Francesas. Trabalho é da autoria da artista mortaguense Rute Gonzalez. 2021-09-08
Joaquim Silva, da equipaTavfer-Measindot-Mortágua, venceu 1ª Etapa e é Camisola Amarela do GP Jornal de Notícias 2021-09-01


Início | Município | Notícias | Eventos | Turismo | Contactos | Mapa do Site | Política de Privacidade