Bem vindo ao ao www.cm-mortagua.pt

 Menu

 


 Agenda Municipal

 

Edição de
Outubro 2021


Versão em PDF


Acompanhe o Município
de Mortágua no Facebook

 


 

Conheça as novidades do Mercado Municipal



 Newsletter
Deseja receber notícias de Mortágua no seu endereço de e-mail?

Subscreva a nossa newsletter.

Clique aqui para se inscrever.


Notícia
Índice >  



“Animóvel” promove competências de uma forma lúdica e pedagógica

2007-06-28
Fonte: Câmara Municipal de Mortágua

Projecto destinado a crianças e jovens

É uma viatura diferente, decorada com desenhos e que dificilmente passará despercebida às pessoas, principalmente aos mais jovens. Animóvel, assim se designa esta viatura sui generis, que dá também nome ao projecto.


O Animóvel - Itinerários de Sucesso em Mortágua, é um projecto promovido pelo IEBA- Centro de Iniciativas Empresariais Beira Aguieira, desenvolvido em parceria com várias entidades do concelho: Município, Agrupamento de Escolas, Santa Casa da Misericórdia e Comissão de Protecção de Crianças e Jovens. O projecto é apoiado pelo Programa Escolhas, criado pela Resolução do Conselho de Ministros nº4/2001, de 9 de Janeiro, e pelo Programa Operacional Sociedade do Conhecimento, do Ministério da Ciência e Ensino Superior.
O projecto proporciona actividades lúdico-pedagógicas e culturais, tendo por objectivo a integração e desenvolvimento das crianças e jovens, promovendo nomeadamente a aquisição de competências TIC (Tecnologias de Informação e Comunicação) e a cidadania activa.
O Animóvel está equipado com meios informáticos e audiovisuais, 4 computadores com acesso à Internet e videoprojector, permitindo acolher no seu interior Ateliers Temáticos, acções formativas na área da informática, actividades lúdicas e culturais (jogos interactivos, filmes, CD`s, consulta de livros), bem como dar apoio ao desenvolvimento de actividades nas escolas do 1º CEB e ATL`s, nomeadamente pesquisas para trabalhos escolares.
“Nos Ateliers vamos abordar temas como a Educação para a Saúde, Ambiente, Cidadania, Aprender com Autonomia, Educação Parental, para além das Novas Tecnologias, que é a componente mais visível do projecto”, explicou-nos a Dra. Ana Mafalda, Coordenadora do Projecto. Por outro lado, adianta, “iremos procurar a partir do próximo ano lectivo, em articulação com o Agrupamento de Escolas, que é uma das entidades parceiras no projecto, ajustar as actividades do Animóvel ao currículo que estão a trabalhar nas escolas, funcionando como um complemento”.
O Animóvel destina-se preferencialmente a jovens na faixa etária entre os 6 e os 18 anos, sendo no entanto as actividades adaptadas a cada escalão etário. Está previsto que o Animóvel se desloque às localidades do concelho, às Escolas do 1º Ciclo e ATL`s.
O Animóvel começou a funcionar oficialmente no dia 15 de Junho, tendo a estreia ocorrido na festa das Actividades de Enriquecimento Curricular, realizada no Parque Verde, e que juntou mais de três centenas de crianças.
Foi o primeiro contacto das escolas com esta viatura, que naturalmente despertou uma enorme curiosidade nas crianças, e a partir de agora passará a entrar no seu quotidiano e hábitos culturais. A viatura apresenta uma imagem exterior muito criativa e original, que se identifica com o público-alvo e os objectivos do projecto.
Após o reinício das aulas o Animóvel começará a visitar os estabelecimentos de ensino, o que acontecerá duas vezes por semana. Entretanto e até lá, está a percorrer as diversas localidades do concelho, em itinerância, de acordo com um calendário mensal, divulgado através de folhetos informativos.
O projecto tem uma vigência de três anos, terminando em 30 de Novembro de 2009.




Direitos de autor reservados
ImprimirImprimir

  Outras notícias
Presidente da Câmara eleito traçou objetivos do programa de governação para os próximos 4 anos: “Fazer mais pelas Pessoas” e construir uma “Melhor Mortágua”.2021-10-19
Bruno Sancho vence em casa e sagra-se novo Campeão Nacional de Maratona XCM, categoria Elites.2021-10-18
Ricardo Pardal tomou posse como presidente da Câmara para o mandato 2021-20252021-10-18
Marcos Históricos. Praça do Município acolheu o espetáculo “A Encruzilhada do Bussaco”. 2021-10-12
Mortágua foi palco do espetáculo comunitário “O Caldo – Contar de Ouvido”2021-10-06
Receção aos alunos da Academia Saber+. Ano letivo arrancou com cerca de 70 alunos já inscritos.2021-10-04
Passeio Noturno Encenado – “Marcos Históricos - A encruzilhada do Bussaco”2021-09-29
Joaquim Silva e Pedro Pinto foram bronze no Campeonato Nacional de Rampa 2021-09-13
Mortágua tem 4º mural evocativo das Invasões Francesas. Trabalho é da autoria da artista mortaguense Rute Gonzalez. 2021-09-08
Joaquim Silva, da equipaTavfer-Measindot-Mortágua, venceu 1ª Etapa e é Camisola Amarela do GP Jornal de Notícias 2021-09-01


Início | Município | Notícias | Eventos | Turismo | Contactos | Mapa do Site | Política de Privacidade