Bem vindo ao ao www.cm-mortagua.pt

 Menu

 


 Agenda Municipal

 

Edição de
Outubro 2021


Versão em PDF


Acompanhe o Município
de Mortágua no Facebook

 


 

Conheça as novidades do Mercado Municipal



 Newsletter
Deseja receber notícias de Mortágua no seu endereço de e-mail?

Subscreva a nossa newsletter.

Clique aqui para se inscrever.


Notícia
Índice >  



Apresentado o Plano Operacional Municipal de Defesa da Floresta

2007-06-14
Fonte: Câmara Municipal de Mortágua


Município aposta na vigilância no terreno

Foi apresentado, em reunião da Comissão Municipal de Defesa da Floresta, o Plano Operacional Municipal que estabelece a estratégia de prevenção e combate aos incêndios florestais para o corrente ano. Neste Plano estão definidos os meios humanos, técnicos e materiais que serão utilizados nas operações de vigilância e detecção, 1ª intervenção, combate, rescaldo, vigilância e pós-rescaldo, bem como a sua coordenação no teatro de operações.

A principal finalidade do dispositivo é a prevenção e detecção precoce de qualquer foco de incêndio, de forma a possibilitar um combate eficaz à nascença que impeça que haja incêndios de grandes proporções, mais difíceis de controlar. Dentro deste esquema há um forte investimento na vigilância da floresta, com incidência no chamado período crítico, que corresponde aos meses tradicionalmente mais quentes de Verão.

Este ano o Município decidiu alargar a campanha de vigilância da floresta, a qual começou no terreno no passado dia 1 de Junho e irá prolongar-se até 30 de Setembro. Esta alteração é justificada face às previsões de um Verão especialmente quente e seco, o que exige mais atenção e cautela em termos de prevenção.

O dispositivo municipal de vigilância envolve 3 viaturas 4x4, equipadas com kit de 1ª intervenção, 3 motos todo-o-terreno e um total de 12 homens. A vigilância é garantida 24 horas sobre 24 horas, por turnos, estando o mapa do concelho dividido em sectores territoriais de forma a garantir uma cobertura integrada de toda a área do concelho. Dentro desses sectores existem locais estratégicos de estacionamento que permitem às brigadas um amplo campo de visão sobre a mancha florestal do concelho, dispondo para o efeito de binóculos e meios de comunicação para alerta ao mínimo sinal de fumo.
O kit de 1ª intervenção é composto por um tanque de 500 litros de água, moto-bomba, mangueiras e material de sapador. Para além dos meios disponibilizados pelo Município, o dispositivo de vigilância integra ainda 2 viaturas 4x4 e uma equipa de 6 homens da Associação de Produtores Florestais de Mortágua, uma equipa da AFOCELCA e brigadas SEPNA e GIPS da Guarda Nacional Republicana. O dispositivo funciona de uma forma planeada e em articulação com os Bombeiros, a quem cabe a coordenação de todas as operações de combate.
O dispositivo conta também com a colaboração das Associações Locais e Juntas de Freguesia. No concelho existem 12 localidades com equipamentos de apoio ao combate, nomeadamente tractores-cisternas.

Apostar na prevenção e detecção precoce

“A melhor estratégia para combater os incêndios é detectá-los prematuramente e intervir o mais rapidamente possível”, esclarece o Presidente da Câmara, que é também o Presidente da Comissão Municipal de Defesa da Floresta.
A defesa da floresta é uma grande preocupação da Autarquia, que todos os anos faz investimentos na abertura, conservação e beneficiação de caminhos florestais e pontos de água. “Nós fazemos prevenção durante todo o ano, porque entendemos que não é em cima do Verão que vamos prevenir os incêndios. Temos duas máquinas que estão afectadas em exclusivo a esse trabalho, o ano todo, ao serviço do Município e das Juntas de Freguesia ”, adianta o presidente do Município.
Nos primeiros cinco meses deste ano, em termos de rede viária florestal, o Município procedeu à abertura de 9 Km de novos caminhos e à beneficiação de 260 Km. Foi ainda feita a limpeza de bermas e taludes numa extensão de 150 Km e a limpeza de pontos de água.
As populações assumem também um papel da maior relevância nesta estratégia de prevenção, refere. “São os nossos melhores vigilantes e guardiões da floresta e contamos com a colaboração e ajuda delas nesta missão, que diz respeito a todos nós”.
O Município lembra os cuidados especiais a ter no interior ou nas proximidades dos espaços florestais durante o período de Verão, e para a observância da legislação em vigor, designadamente no que se refere à proibição de queimadas e ao uso de fogo de qualquer tipo nas áreas florestais, bem como à obrigatoriedade de se proceder à limpeza de matos num raio de 50 metros à volta de habitações, oficinas, armazéns ou outras instalações.



Direitos de autor reservados
ImprimirImprimir

  Outras notícias
Presidente da Câmara eleito traçou objetivos do programa de governação para os próximos 4 anos: “Fazer mais pelas Pessoas” e construir uma “Melhor Mortágua”.2021-10-19
Bruno Sancho vence em casa e sagra-se novo Campeão Nacional de Maratona XCM, categoria Elites.2021-10-18
Ricardo Pardal tomou posse como presidente da Câmara para o mandato 2021-20252021-10-18
Marcos Históricos. Praça do Município acolheu o espetáculo “A Encruzilhada do Bussaco”. 2021-10-12
Mortágua foi palco do espetáculo comunitário “O Caldo – Contar de Ouvido”2021-10-06
Receção aos alunos da Academia Saber+. Ano letivo arrancou com cerca de 70 alunos já inscritos.2021-10-04
Passeio Noturno Encenado – “Marcos Históricos - A encruzilhada do Bussaco”2021-09-29
Joaquim Silva e Pedro Pinto foram bronze no Campeonato Nacional de Rampa 2021-09-13
Mortágua tem 4º mural evocativo das Invasões Francesas. Trabalho é da autoria da artista mortaguense Rute Gonzalez. 2021-09-08
Joaquim Silva, da equipaTavfer-Measindot-Mortágua, venceu 1ª Etapa e é Camisola Amarela do GP Jornal de Notícias 2021-09-01


Início | Município | Notícias | Eventos | Turismo | Contactos | Mapa do Site | Política de Privacidade