Bem vindo ao ao www.cm-mortagua.pt

 Menu

 


 Agenda Municipal

 

Edição de
Outubro 2021


Versão em PDF


Acompanhe o Município
de Mortágua no Facebook

 


 

Conheça as novidades do Mercado Municipal



 Newsletter
Deseja receber notícias de Mortágua no seu endereço de e-mail?

Subscreva a nossa newsletter.

Clique aqui para se inscrever.


Notícia
Índice >  



Município celebrou protocolos de incentivo a 4 novos projectos empresariais no concelho

2007-06-06
Fonte: Câmara Municipal de Mortágua

O Município de Mortágua procedeu no passado dia 1 à assinatura de protocolos de incentivo à fixação de quatro projectos empresarias no concelho.
Estes projectos foram os vencedores do “Concurso de Ideias, Empresas e Empresários”, promovido pelo Município. O concurso pretendeu incentivar ideias para projectos de criação ou modernização de empresas no concelho de Mortágua, nos diversos sectores de actividade, que apresentassem algum elemento de inovação. Para serem seleccionados, nos termos do Regulamento do Concurso, a ideia de negócio tinha que obedecer a alguns critérios, nomeadamente ser uma ideia inovadora, responder a necessidades de mercado e ser sustentável num plano de negócios, concretizável no concelho de Mortágua.

Tendo em consideração esses objectivos do concurso, foram escolhidas quatro ideias de negócio, que vão ser agora sujeitas a um plano de negócios que irá analisar a sua viabilidade económico-financeira. Essa avaliação de risco está a cargo de uma consultora local - a Previum - sediada no Parque Industrial. Caso a análise conclua pela viabilidade do projecto, o Município irá conceder um incentivo financeiro de 10.000 euros para o avanço do mesmo. Para além deste apoio financeiro, o Município poderá disponibilizar um espaço para a incubação da empresa no Ninho de Empresas ou em outros espaços disponíveis, caso se verifique essa necessidade.

Em contrapartida, as empresas a criar ou modernizar terão que se instalar e fixar a sua sede ou estabelecimento principal no concelho de Mortágua e o exercício da actividade da empresa não poderá ter duração inferior a cinco anos.

Após a assinatura dos protocolos, o Presidente da Câmara felicitou os vencedores do concurso e destacou a importância do empreendedorismo dos jovens. “Era justamente esse um dos objectivos do concurso, incentivar jovens com ideias inovadoras de negócio. São exemplos destes que nós precisamos e queremos apoiar. O Ninho de Empresas, que contamos ter a funcionar até ao final deste ano, é também um empurrão que estamos a dar nesse sentido”.
Segundo Afonso Abrantes, estes incentivos “podem levar à concretização de ideias de negócio de jovens empresários que muitas vezes têm projectos interessantes e viáveis, mas que têm medo de arriscar porque lhes falta precisamente este apoio inicial, que não tem que ser necessariamente de natureza financeira”.
Estas e outras iniciativas que o Município está a desenvolver, inserem-se numa estratégia de desenvolvimento sustentado do concelho, em que o crescimento económico e o empreendedorismo ganham o estatuto de prioridade absoluta no conjunto de investimentos a executar nos próximos anos. Revitalizar, diversificar e apoiar o sector produtivo, estimular a iniciativa empresarial, o empreendedorismo, a inovação e a criação de emprego qualificado, são objectivos que orientam as acções e projectos de dinamização económica do concelho.

Dois dos projectos seleccionados tem uma componente ambiental ou ecológica, um deles pretende produzir biodiesel a partir da recolha e pré-tratamento de óleos alimentares de fritura usados. O outro projecto prevê a reutilização, reciclagem e valorização energética de resíduos de automóveis.
Um terceiro projecto junta uma equipa de quatro jovens. A ideia de negócio refere-se à produção e comercialização de produtos biológicos que podem ter utilização no sector da construção civil, nomeadamente em isolamentos térmicos e acústicos.

O outro dos projectos seleccionados está numa fase mais avançada, entrou já na fase de concretização, porque se trata de uma empresa já existente no mercado que vai instalar-se em Mortágua. Trata-se de uma empresa que se dedica à formação especializada de condutores e que conta já com uma experiência de 14 anos nesta actividade. Entre os clientes desta empresa estão multinacionais, companhias petrolíferas, Correios, EDP, Telecomunicações, Banco de Portugal, Bombeiros, examinadores e instrutores de condução, empresas de segurança, entre outras, mas também cidadãos comuns.
A empresa começou já a instalar-se no Aeródromo Municipal e prevê começar a funcionar ainda no corrente mês.




Direitos de autor reservados
ImprimirImprimir

  Outras notícias
Bruno Sancho vence em casa e sagra-se novo Campeão Nacional de Maratona XCM, categoria Elites.2021-10-18
Ricardo Pardal tomou posse como presidente da Câmara para o mandato 2021-20252021-10-18
Marcos Históricos. Praça do Município acolheu o espetáculo “A Encruzilhada do Bussaco”. 2021-10-12
Mortágua foi palco do espetáculo comunitário “O Caldo – Contar de Ouvido”2021-10-06
Concerto comemorativo dos 125 anos da Filarmónica de Mortágua2021-09-29
Receção aos alunos da Academia Saber+. Ano letivo arrancou com cerca de 70 alunos já inscritos.2021-10-04
Passeio Noturno Encenado – “Marcos Históricos - A encruzilhada do Bussaco”2021-09-29
Joaquim Silva e Pedro Pinto foram bronze no Campeonato Nacional de Rampa 2021-09-13
Mortágua tem 4º mural evocativo das Invasões Francesas. Trabalho é da autoria da artista mortaguense Rute Gonzalez. 2021-09-08
Joaquim Silva, da equipaTavfer-Measindot-Mortágua, venceu 1ª Etapa e é Camisola Amarela do GP Jornal de Notícias 2021-09-01


Início | Município | Notícias | Eventos | Turismo | Contactos | Mapa do Site | Política de Privacidade