Bem vindo ao ao www.cm-mortagua.pt

 Menu

 


 Agenda Municipal

 

Edição de
Outubro 2021


Versão em PDF


Acompanhe o Município
de Mortágua no Facebook

 


 

Conheça as novidades do Mercado Municipal



 Newsletter
Deseja receber notícias de Mortágua no seu endereço de e-mail?

Subscreva a nossa newsletter.

Clique aqui para se inscrever.


Notícia
Índice >  



GEFAC apresentou espectáculo cénico-musical inspirado na cultura tradicional

2007-05-16
Fonte: Câmara Municipal de Mortágua

No Centro de Animação Cultural

O GEFAC- Grupo de Etnografia e Folclore da Academia de Coimbra apresentou no passado sábado, dia 12, no Centro de Animação Cultural, o espectáculo “A Água Dorme de Noite”. O espectáculo foi promovido pelo Rancho Folclórico e Etnográfico da Marmeleira, integrado nas comemorações do 25ºAniversário deste grupo.


As cerca de 180 pessoas presentes na plateia assistiram a um espectáculo cénico cheio de ritmo e criativo inspirado na cultura e tradição popular. Como que a dizer que a cultura popular não tem que ser sinónimo de passado, de anacronismo, mas pode ser recriada e actualizada dando-lhe uma dimensão moderna, como no caso, transformada em espectáculo musical-teatral. Esta é uma forma diferente e original de olhar para a cultura tradicional, sem alterar a sua essência, procurando ao mesmo tempo atrair públicos normalmente afastados ou avessos à palavra “tradicional”.
Trata-se de um espectáculo bastante exigente ao nível de recursos humanos, com cerca de 35 pessoas em palco, alguns deles com papéis múltiplos, como actores, cantores, dançarinos, instrumentistas. O cenário, de grande dimensão, está muito bem montado, com os executantes de percussão (adúfes, tambores), de sopro (gaita de foles), guitarras e vozes colocados em andares, formando uma espécie de escadaria.
Neste espectáculo misturam-se e entrelaçam-se o teatro, a música, a dança, resultando num espectáculo completo, dinâmico e de muita qualidade técnica e artística.
Este espectáculo, cuja organização contou com o apoio da Câmara Municipal e Junta de Freguesia da Marmeleira, marcou o arranque das comemorações do 25ºAniversário do Rancho Folclórico e Etnográfico da Marmeleira. Ao longo deste ano irão acontecer outros eventos com o objectivo de assinalar a efeméride, com destaque para a inauguração do espaço museológico do Grupo e uma romaria à moda antiga.





Direitos de autor reservados
ImprimirImprimir

  Outras notícias
Primeira reunião do Executivo Camarário2021-10-22
Presidente da Câmara eleito traçou objetivos do programa de governação para os próximos 4 anos: “Fazer mais pelas Pessoas” e construir uma “Melhor Mortágua”.2021-10-19
Bruno Sancho vence em casa e sagra-se novo Campeão Nacional de Maratona XCM, categoria Elites.2021-10-18
Ricardo Pardal tomou posse como presidente da Câmara para o mandato 2021-20252021-10-18
Marcos Históricos. Praça do Município acolheu o espetáculo “A Encruzilhada do Bussaco”. 2021-10-12
Receção aos alunos da Academia Saber+. Ano letivo arrancou com cerca de 70 alunos já inscritos.2021-10-04
Passeio Noturno Encenado – “Marcos Históricos - A encruzilhada do Bussaco”2021-09-29
Joaquim Silva e Pedro Pinto foram bronze no Campeonato Nacional de Rampa 2021-09-13
Mortágua tem 4º mural evocativo das Invasões Francesas. Trabalho é da autoria da artista mortaguense Rute Gonzalez. 2021-09-08
Joaquim Silva, da equipaTavfer-Measindot-Mortágua, venceu 1ª Etapa e é Camisola Amarela do GP Jornal de Notícias 2021-09-01


Início | Município | Notícias | Eventos | Turismo | Contactos | Mapa do Site | Política de Privacidade