 Concluída a 2ª fase dos arranjos urbanísticos...
Já foram concluídos os trabalhos respeitantes à 2ª fase da obra dos Arranjos Envolventes à Capela e Área de Romaria da Aldeia da Tojeira, mesmo a tempo da festa religiosa que se realiza este domingo.
Os trabalhos realizados nesta 2ª fase compreenderam a pavimentação da via de acesso principal desde o Cruzeiro até à entrada da Aldeia, zonas do arraial e Adro da Capela, em calçada de cubo granítico; a criação e delimitação das zonas pedonais (passeios); o tratamento do Largo de estacionamento, com colocação de tout-venant ensaibrado e lancis; drenagem de águas pluviais; conservação geral da Capela, com rebocos, limpeza das paredes e cantaria existente, pintura interior e exterior e reparação da cobertura.
Esta intervenção teve como finalidade melhorar as condições de acessibilidade de peões e viaturas às zonas de estacionamento, do arraial, das práticas religiosas e da aldeia em si, bem como promover a recuperação da Capela de Nossa Senhora do Bom Sucesso.
À semelhança do que sucedeu com a 1ª fase, a Câmara Municipal candidatou a 2ª fase da obra ao Programa Operacional do Centro, no âmbito de um programa especifico de apoio a projectos de valorização dos espaços rurais. As obras orçaram em 99.725€, tendo a comparticipação do PO Centro ascendido aos 58.726,50€.
Com as intervenções realizadas pretende-se tirar proveito das condições ambientais e paisagísticas excelentes que este local oferece, ideais para quem aprecia o lazer e descanso fora dos centros urbanos.
...E aberto concurso para pavimentação do acesso principal à Tojeira
A Câmara Municipal vai também proceder à pavimentação do acesso principal à Tojeira, desde Mortazel, numa extensão de 4,5 Km. O concurso para a execução da obra foi lançado no passado dia 16, estando o investimento orçado em cerca de 145.125 euros.
Uma vez concluídos os melhoramentos na zona envolvente da aldeia, chegou a altura de beneficiar o acesso principal ao local. “Em anos anteriores já tínhamos equacionado essa pavimentação, mas entendemos que primeiro devia-se melhorar os acessos interiores, ordenar o estacionamento, recuperar a Capela e só depois de terminada essa intervenção proceder à beneficiação do acesso principal. E portanto, chegou agora o momento adequado para o fazermos”, explicou o Presidente da Câmara. Actualmente o acesso está mais facilitado para quem tenha viaturas 4x4 ou jipes, porque se trata de um acesso pelo interior da floresta. A pavimentação vai permitir que todas as pessoas tenham a mesma acessibilidade ao local, sem os actuais condicionamentos. “O que nós queremos é naturalmente que o local seja visitado, que toda a gente possa usufruir deste local que é de uma inegável beleza natural” esclarece o presidente Afonso Abrantes, que deixa ainda o apelo no sentido das pessoas contribuírem para a preservação do local.
A Câmara Municipal tem vindo a investir na revitalização desta aldeia pitoresca, tendo já instalado iluminação pública, esgotos, águas pluviais, para além de um parque de merendas. É uma aposta na valorização dos espaços rurais, nomeadamente daqueles que tem algum interesse do ponto de vista ambiental, patrimonial ou cultural.
|