Bem vindo ao ao www.cm-mortagua.pt

 Menu

 


 Agenda Municipal

 

Edição de
Outubro 2021


Versão em PDF


Acompanhe o Município
de Mortágua no Facebook

 


 

Conheça as novidades do Mercado Municipal



 Newsletter
Deseja receber notícias de Mortágua no seu endereço de e-mail?

Subscreva a nossa newsletter.

Clique aqui para se inscrever.


Notícia
Índice >  



Revitalização da Aldeia da Tojeira

2007-05-16
Fonte: Câmara Municipal de Mortágua

Concluída a 2ª fase dos arranjos urbanísticos...

Já foram concluídos os trabalhos respeitantes à 2ª fase da obra dos Arranjos Envolventes à Capela e Área de Romaria da Aldeia da Tojeira, mesmo a tempo da festa religiosa que se realiza este domingo.
Os trabalhos realizados nesta 2ª fase compreenderam a pavimentação da via de acesso principal desde o Cruzeiro até à entrada da Aldeia, zonas do arraial e Adro da Capela, em calçada de cubo granítico; a criação e delimitação das zonas pedonais (passeios); o tratamento do Largo de estacionamento, com colocação de tout-venant ensaibrado e lancis; drenagem de águas pluviais; conservação geral da Capela, com rebocos, limpeza das paredes e cantaria existente, pintura interior e exterior e reparação da cobertura.
Esta intervenção teve como finalidade melhorar as condições de acessibilidade de peões e viaturas às zonas de estacionamento, do arraial, das práticas religiosas e da aldeia em si, bem como promover a recuperação da Capela de Nossa Senhora do Bom Sucesso.
À semelhança do que sucedeu com a 1ª fase, a Câmara Municipal candidatou a 2ª fase da obra ao Programa Operacional do Centro, no âmbito de um programa especifico de apoio a projectos de valorização dos espaços rurais. As obras orçaram em 99.725€, tendo a comparticipação do PO Centro ascendido aos 58.726,50€.
Com as intervenções realizadas pretende-se tirar proveito das condições ambientais e paisagísticas excelentes que este local oferece, ideais para quem aprecia o lazer e descanso fora dos centros urbanos.


...E aberto concurso para pavimentação do acesso principal à Tojeira

A Câmara Municipal vai também proceder à pavimentação do acesso principal à Tojeira, desde Mortazel, numa extensão de 4,5 Km. O concurso para a execução da obra foi lançado no passado dia 16, estando o investimento orçado em cerca de 145.125 euros.
Uma vez concluídos os melhoramentos na zona envolvente da aldeia, chegou a altura de beneficiar o acesso principal ao local. “Em anos anteriores já tínhamos equacionado essa pavimentação, mas entendemos que primeiro devia-se melhorar os acessos interiores, ordenar o estacionamento, recuperar a Capela e só depois de terminada essa intervenção proceder à beneficiação do acesso principal. E portanto, chegou agora o momento adequado para o fazermos”, explicou o Presidente da Câmara. Actualmente o acesso está mais facilitado para quem tenha viaturas 4x4 ou jipes, porque se trata de um acesso pelo interior da floresta. A pavimentação vai permitir que todas as pessoas tenham a mesma acessibilidade ao local, sem os actuais condicionamentos. “O que nós queremos é naturalmente que o local seja visitado, que toda a gente possa usufruir deste local que é de uma inegável beleza natural” esclarece o presidente Afonso Abrantes, que deixa ainda o apelo no sentido das pessoas contribuírem para a preservação do local.
A Câmara Municipal tem vindo a investir na revitalização desta aldeia pitoresca, tendo já instalado iluminação pública, esgotos, águas pluviais, para além de um parque de merendas. É uma aposta na valorização dos espaços rurais, nomeadamente daqueles que tem algum interesse do ponto de vista ambiental, patrimonial ou cultural.



Direitos de autor reservados
ImprimirImprimir

  Outras notícias
Bruno Sancho vence em casa e sagra-se novo Campeão Nacional de Maratona XCM, categoria Elites.2021-10-18
Ricardo Pardal tomou posse como presidente da Câmara para o mandato 2021-20252021-10-18
Marcos Históricos. Praça do Município acolheu o espetáculo “A Encruzilhada do Bussaco”. 2021-10-12
Mortágua foi palco do espetáculo comunitário “O Caldo – Contar de Ouvido”2021-10-06
Concerto comemorativo dos 125 anos da Filarmónica de Mortágua2021-09-29
Receção aos alunos da Academia Saber+. Ano letivo arrancou com cerca de 70 alunos já inscritos.2021-10-04
Passeio Noturno Encenado – “Marcos Históricos - A encruzilhada do Bussaco”2021-09-29
Joaquim Silva e Pedro Pinto foram bronze no Campeonato Nacional de Rampa 2021-09-13
Mortágua tem 4º mural evocativo das Invasões Francesas. Trabalho é da autoria da artista mortaguense Rute Gonzalez. 2021-09-08
Joaquim Silva, da equipaTavfer-Measindot-Mortágua, venceu 1ª Etapa e é Camisola Amarela do GP Jornal de Notícias 2021-09-01


Início | Município | Notícias | Eventos | Turismo | Contactos | Mapa do Site | Política de Privacidade