Bem vindo ao ao www.cm-mortagua.pt


Mensagem do
Presidente


 Menu

 


 Agenda Municipal

 

Edição de
agosto 2022


Versão em PDF


Acompanhe o Município
de Mortágua no Facebook

 


 

Conheça as novidades do Mercado Municipal



 Newsletter
Deseja receber notícias de Mortágua no seu endereço de e-mail?

Subscreva a nossa newsletter.

Clique aqui para se inscrever.


Notícia
Índice >  



Semana de Informação Escolar e Profissional

2007-05-10
Fonte: Câmara Municipal de Mortágua

Divulgou opções de cursos e de formação

De 7 a 9 de Maio decorreu na Escola Secundária a Semana de Informação Escolar e Profissional. A iniciativa, dinamizada pelo Projecto “Da Escola, Agarra a Vida” e Serviços de Psicologia e Orientação, pretendeu fornecer à comunidade escolar a oportunidade de efectuar recolha, elaboração e estruturação de informações escolares e profissionais, de diversos estabelecimentos de ensino e áreas, para que os alunos tomem decisões vocacionais mais consistentes.


Em dois espaços da escola, Polivalente e Sala 12, funcionou uma exposição permanente recheada de informação sobre Universidades e Institutos Politécnicos, nomeadamente cursos leccionados, condições de acesso, listas com as notas dos últimos candidatos que entraram em cada curso no ano lectivo 2006-2007, o Processo de Bolonha. Mas também podiam encontrar informação sobre a oferta formativa das escolas e cursos técnico- profissionais, as profissões e competências associadas aos diferentes cursos, etc.
Para além da muita informação contida em folhetos, livros, cartazes, os alunos podiam também fazer uma pesquisa orientada na Internet. Durante os três dias realizaram-se também acções de divulgação na escola, por parte do Exército Português e da Escola de Tecnologia e Gestão Industrial da Universidade Católica do Porto, neste caso sobre cursos de especialização tecnológica.
Interessante de observar foi a acção de demonstração realizada por três jovens formandas de uma escola de formação profissional ligada à área da estética e beleza. Algumas alunas serviram de “modelos”, deixando-se submeter aos cuidados de beleza das especialistas.
“Este contacto directo com as profissões é muito importante. Ver o que se faz e como se faz, o tipo de aprendizagem que têm de fazer para chegar aquela profissão. Ajuda-os a perceber que estas áreas não são coisas desfasadas da realidade, são a realidade. Têm a ver com as profissões que eles vêem no seu dia-a-dia”, referiu-nos a Psicóloga Maria Manuela Cabrita, responsável pelos Serviços de Psicologia e Orientação da Escola Secundária e Escola Básica 2.3. de Mortágua.
Esta exposição destinou-se a toda a comunidade educativa, mas especialmente aos alunos do 7º ao 12ºano. Segundo nos explicou a Psicóloga Lília Duarte, Coordenadora do Projecto “Da Escola, Agarra a Vida”, o tipo de informação que os alunos procuram difere em função do nível escolar. “A procura é direccionada para as opções que têm de tomar na fase de estudos em que se encontram. Os alunos do 10º,11º e 12º ano têm mais interesse nas áreas universitárias, enquanto os alunos dos 8º e 9º anos procuram sobretudo as escolas secundárias, as escolas profissionais, os cursos nas escolas, as profissões”.
Hoje em dia o leque de opções que os jovens podem seguir é muito maior que há uns anos atrás, mesmo para aqueles que não querem entrar numa universidade. “Percebem que têm outras opções, que podem fazer uma qualificação de nível intermédio, embora o ideal seja estudar o máximo possível”, explica Lília Duarte. Até porque, adianta, nem todos os alunos estão motivados para o ensino dito teórico, mostrando mais apetência para cursos com uma componente mais prática. “Muitas das vezes essa falta de orientação relativamente aos seus interesses ou vocações, pode originar abandono escolar precoce ou o insucesso escolar. È importante que esses alunos saibam que existem outros caminhos, outras opções, que lhes permite uma entrada mais fácil e até mais segura no mercado de trabalho.”
As escolhas que vierem a fazer vão ter impactos muito significativos, porventura duradouros, no seu futuro, em termos de estabilidade de vida, condição sócio-económica, realização pessoal.





Direitos de autor reservados
ImprimirImprimir

  Outras notícias
Abertura oficial da “Mortágua Viva”2022-08-10
João Matias bisa e dá segunda vitória àTavfer-Mortágua-Ovos Matinados na Volta a Portugal2022-08-08
“Mortágua Viva”: dias de festa que marcam o ritmo do concelho2022-08-04
Velo Clube do Centro participa pela quarta vez na Volta a Portugal. Prova decorre de 4 a 15 de agosto.2022-08-04
Festa de Encerramento das Férias Ativas`20222022-08-01
Município de Mortágua aderiu a programa que capacita trabalhadores do setor do turismo2022-06-17
Município entregou jogo didático sobre as “Invasões Francesas” a alunos do Agrupamento de Escolas 2022-06-03
Assinado protocolo de adesão da Marmeleira à Rede “Aldeias de Portugal”2022-05-31
Apresentação Oficial do Rali de Mortágua. “Mortágua Arena” promete ser a grande atração da edição deste ano. 2022-04-22
Município promoveu Turismo Inclusivo na Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL) 2022-03-23


Início | Município | Notícias | Eventos | Turismo | Contactos | Mapa do Site | Política de Privacidade