 Já é definitivo, futura auto-estrada entre Coimbra e Viseu vai atravessar o concelho de Mortágua, em qualquer das opções de traçado que estão em estudo.
Na sessão da Assembleia Municipal realizada no passado dia 27 de Abril, na habitual informação ao plenário, o Presidente da Câmara destacou o tema das acessibilidades, para dar a conhecer os vários estudos de traçado do novo IP3, em perfil de auto-estrada, que ligará Viseu e Coimbra.
Com o apoio de projecções numa tela, o Presidente da Câmara mostrou e explicou quais são as alternativas de traçado em estudo, nomeadamente os locais de passagem e nós de acesso previstos para o concelho de Mortágua. Em qualquer das opções de traçado, o novo IP3 irá sempre atravessar o concelho de Mortágua.
Esta apresentação pretendeu dar a conhecer a opção defendida pela Câmara face às várias hipóteses de traçado em estudo, ao mesmo tempo colher a sensibilidade dos partidos políticos com assento na Assembleia sobre um assunto da maior importância para o desenvolvimento futuro de Mortágua.
A Câmara Municipal tem uma solução de traçado preferida, que após as razões expostas, mereceu também o apoio consensual da Assembleia. O Presidente da Câmara salientou a importância, numa matéria tão crucial para o futuro de Mortágua, dos vários órgãos municipais estarem unidos a uma só voz na defesa desta solução de traçado.
“O novo traçado do IP3 irá recolocar Mortágua no mapa das grandes eixos nacionais e aproximar-nos mais do litoral”, perspectiva o presidente Afonso Abrantes. A definição exacta do traçado será determinante, por exemplo, na localização da nova zona industrial que o Município quer implantar e que deverá ficar localizada perto da futura auto-estrada. O Município já está a estudar uma possível área para localizar essa nova zona industrial.
Ver o mapa. |