Bem vindo ao ao www.cm-mortagua.pt

 Menu

 


 Agenda Municipal

 

Edição de
Outubro 2021


Versão em PDF


Acompanhe o Município
de Mortágua no Facebook

 


 

Conheça as novidades do Mercado Municipal



 Newsletter
Deseja receber notícias de Mortágua no seu endereço de e-mail?

Subscreva a nossa newsletter.

Clique aqui para se inscrever.


Notícia
Índice >  



Projecto “Da Escola, Agarra a Vida” levou cerca de 150 jovens à Futurália

2007-04-26
Fonte: Câmara Municipal de Mortágua

Cerca de 150 jovens da Escola Básica 2.3 e Secundária de Mortágua visitaram no passado dia 18 a Futurália- Feira da Juventude, Formação e Emprego, na FIL, em Lisboa.
A Futurália é considerada o maior certame de divulgação de oferta de ensino e formação que se realiza em Portugal, bem como a maior feira de juventude. Ao longo dos stands da feira era possível recolher informação acerca das possibilidades do mercado a nível da formação, das universidades e institutos que existem, dos cursos disponíveis, das saídas profissionais, oferecendo aos jovens um leque de opções muito variado e interessante.
Nesta deslocação participaram alunos dos 8º e 9º ano da Escola Básica 2.3 e do 11º e 12º ano da Escola Secundária.
Esta visita à Futurália faz parte de um plano mais abrangente de acções no âmbito do Projecto “Da Escola, Agarra a Vida”, promovido pelo Município. Tem como objectivo a orientação escolar e profissional dos jovens, preparando-os e ajudando-os na definição e escolha das suas opções de futuro, particularmente na transição para um novo ciclo de estudos (universidade, escola profissional?) ou para o mundo do trabalho.
As visitas a Empresas, Centros de Formação Profissional, Universidades, Institutos Politécnicos, constituem uma das acções previstas nesse projecto e proporcionam aos jovens um contacto mais directo e experimental com a realidade das profissões e do mercado de trabalho. Deste modo adquirem uma noção mais concreta, mais prática, do que se faz nas diferentes profissões, do contexto de trabalho, para que possam ajuizar e tomar as opções mais adequadas ao seu futuro. ´
É nessa perspectiva que se inserem algumas vistas já realizadas durante o corrente ano lectivo, por exemplo ao Campeonato Nacional das Profissões, em Portalegre, ao Centro da Cerâmica e do Vidro de Coimbra, ao Centro de Formação Profissional de Viseu, à Escola Profissional de Tondela, à Quinta do Vale Pequeno, em Torres Novas.
Essa relação ou intercâmbio indústria-escola é fomentada num duplo sentido, convidando também as empresas e os profissionais a vir à escola. Foi o que sucedeu recentemente com a “Semana das Profissões”, em que vários intervenientes vieram falar à escola e deixaram o testemunho da sua profissão. O Centro Tecnológico da Cerâmica e do Vidro também realizou uma acção de demonstração sobre tecnologia de robótica e modelagem de plástico, no âmbito de um projecto que está a desenvolver com as escolas, denominado “Pense Indústria”, que procura dar a conhecer a indústria, proporcionar o contacto com as modernas tecnologias industriais e fomentar o empreendedorismo entre os jovens, premiando as suas ideias.
Estas experiências permitem aos jovens estar mais e melhor informados, e portanto capacitados, para fazer as suas escolhas futuras em termos escolares e profissionais quando chegar o momento de decidir o caminho a seguir.
O objectivo último do projecto é promover as competências pessoais e profissionais dos jovens, sensibilizá-los para a importância de valorizarem o estudo e a formação, enquanto ferramentas essenciais para a sua integração sócio-profissional, desenvolvimento pessoal e social e qualidade de vida futura.



Direitos de autor reservados
ImprimirImprimir

  Outras notícias
Bruno Sancho vence em casa e sagra-se novo Campeão Nacional de Maratona XCM, categoria Elites.2021-10-18
Ricardo Pardal tomou posse como presidente da Câmara para o mandato 2021-20252021-10-18
Marcos Históricos. Praça do Município acolheu o espetáculo “A Encruzilhada do Bussaco”. 2021-10-12
Mortágua foi palco do espetáculo comunitário “O Caldo – Contar de Ouvido”2021-10-06
Concerto comemorativo dos 125 anos da Filarmónica de Mortágua2021-09-29
Receção aos alunos da Academia Saber+. Ano letivo arrancou com cerca de 70 alunos já inscritos.2021-10-04
Passeio Noturno Encenado – “Marcos Históricos - A encruzilhada do Bussaco”2021-09-29
Joaquim Silva e Pedro Pinto foram bronze no Campeonato Nacional de Rampa 2021-09-13
Mortágua tem 4º mural evocativo das Invasões Francesas. Trabalho é da autoria da artista mortaguense Rute Gonzalez. 2021-09-08
Joaquim Silva, da equipaTavfer-Measindot-Mortágua, venceu 1ª Etapa e é Camisola Amarela do GP Jornal de Notícias 2021-09-01


Início | Município | Notícias | Eventos | Turismo | Contactos | Mapa do Site | Política de Privacidade