Bem vindo ao ao www.cm-mortagua.pt


Mensagem do
Presidente


 Menu

 


 Agenda Municipal

 

Edição de
agosto 2022


Versão em PDF


Acompanhe o Município
de Mortágua no Facebook

 


 

Conheça as novidades do Mercado Municipal



 Newsletter
Deseja receber notícias de Mortágua no seu endereço de e-mail?

Subscreva a nossa newsletter.

Clique aqui para se inscrever.


Notícia
Índice >  



“Semana das Profissões” sensibiliza jovens estudantes para as decisões do futuro

2007-04-16
Fonte: Câmara Municipal de Mortágua

Projecto “Da Escola, Agarra a Vida”


A “Semana das Profissões” começou no passado dia 10 com a presença de profissionais de diversas áreas que vieram falar do seu trabalho, percurso de formação, motivações e interesses que os levaram a escolher a sua profissão. Perante uma plateia formada por cerca de cem jovens, do 8ºe 9ºano de escolaridade, os profissionais relataram o que fazem no seu dia-a-dia, as características pessoais do seu trabalho, mas também qual foi o seu percurso desde a formação até à integração no mercado de trabalho. Entre os profissionais estiveram uma joalheira, um operador de manutenção industrial, um engenheiro mecânico, um dietista, uma terapeuta da fala, um astrofísico e um veterinário. Sete profissões diferentes, sete oportunidades de empregabildiade, sete escolhas possíveis no universo das profissões.
Para que os jovens reflictam sobre aquilo que querem vir a ser mais tarde, quando chegar a hora de escolher o seu futuro, em particular no momento de transição para um novo ciclo de estudos, como a entrada para a universidade, curso profissional, ou para o mundo do trabalho.
Embora de áreas profissionais diferentes, num ponto os palestrantes estiveram em comum: sem trabalho, dedicação e gosto nada se consegue. Essa foi talvez a principal mensagem que transmitiram aos alunos.
A “Semana das Profissões”, que vai na sua segunda edição, é uma iniciativa desenvolvida no âmbito da Orientação Escolar e Profissional, uma das vertentes do projecto “Da Escola, Agarra a Vida”.
Para além dos painéis de profissionais, a “Semana das Profissões” incluiu no dia 11 a visita a uma empresa, no caso a Quinta do Vale Pequeno, em Torres Novas, que se dedica à agricultura biológica. No dia 12 realizou-se uma sessão de esclarecimento sobre cursos de formação a cargo do Centro de Emprego de Tondela. A iniciativa encerrou com a “Feirinha das Profissões”, na qual os jovens puderam aceder a variada informação sobre cursos superiores, escolas profissionais, alternativas de formação, dando-lhes a conhecer o leque de oferta académica e profissional existente. Deste modo vão construindo e consolidando os seus projectos vocacionais e decisões de futuro em termos pessoais e profissionais.

Valorizar o estudo e a qualificação

O Projecto “Da Escola, Agarra a Vida” é promovido pela Câmara Municipal, em parceria com várias instituições: Adices, Agrupamento de Escolas, Escola Secundária e Centro de Emprego de Tondela. O conjunto de acções desenvolvidas tem como objectivo sensibilizar os jovens estudantes para a importância de valorizarem o estudo e o conhecimento e de obterem uma formação qualificante, enquanto pilares do seu desenvolvimento pessoal e social, exercício da cidadania e sucesso profissional. Numa sociedade cada vez mais globalizada e competitiva, é essencial que os jovens estejam conscientes da importância de possuírem uma formação qualificante, competências profissionais, o que será determinante na sua qualidade de vida futura.
O projecto tem uma forte componente prática e experimental, privilegiando o contacto directo dos alunos com o mundo do trabalho e das profissões, para que possam melhor explorar e contextualizar as oportunidades existentes e a partir dai fazerem as escolhas mais ajustadas ao seu perfil e interesses. As visitas a empresas, centros de formação, feiras de profissões, universidades, institutos politécnicos, são algumas das acções previstas no âmbito deste projecto. Embora desenvolvido em contexto escolar, o projecto envolve o meio envolvente, as famílias, a comunidade local, o tecido produtivo, na medida em que estes sub-sistemas podem influenciar positiva ou negativamente no sucesso escolar e profissional dos jovens.




Direitos de autor reservados
ImprimirImprimir

  Outras notícias
Tavfer-Mortágua-Ovos Matinados brilhou na Volta a Portugal 2022-08-16
Abertura oficial da “Mortágua Viva”2022-08-10
João Matias bisa e dá segunda vitória àTavfer-Mortágua-Ovos Matinados na Volta a Portugal2022-08-08
“Mortágua Viva”: dias de festa que marcam o ritmo do concelho2022-08-04
Velo Clube do Centro participa pela quarta vez na Volta a Portugal. Prova decorre de 4 a 15 de agosto.2022-08-04
Município de Mortágua aderiu a programa que capacita trabalhadores do setor do turismo2022-06-17
Município entregou jogo didático sobre as “Invasões Francesas” a alunos do Agrupamento de Escolas 2022-06-03
Assinado protocolo de adesão da Marmeleira à Rede “Aldeias de Portugal”2022-05-31
Apresentação Oficial do Rali de Mortágua. “Mortágua Arena” promete ser a grande atração da edição deste ano. 2022-04-22
Município promoveu Turismo Inclusivo na Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL) 2022-03-23


Início | Município | Notícias | Eventos | Turismo | Contactos | Mapa do Site | Política de Privacidade