Bem vindo ao ao www.cm-mortagua.pt


Mensagem do
Presidente


 Menu

 


 Agenda Municipal

 

Edição de
agosto 2022


Versão em PDF


Acompanhe o Município
de Mortágua no Facebook

 


 

Conheça as novidades do Mercado Municipal



 Newsletter
Deseja receber notícias de Mortágua no seu endereço de e-mail?

Subscreva a nossa newsletter.

Clique aqui para se inscrever.


Notícia
Índice >  



540 crianças do 1ºCiclo e Jardins de Infância assinalaram o Dia Mundial da Floresta

2007-03-22
Fonte: Câmara Municipal de Mortágua

Com actividades de sensibilização ambiental

A zona do Santuário do Chão de Calvos foi o palco da comemoração do Dia Mundial da Floresta, no passado dia 21 de Março. Inserido no Programa Municipal de Sensibilização e Divulgação de Defesa da Floresta Contra Incêndios, o Município de Mortágua promoveu um conjunto de actividades lúdico-didácticas de sensibilização para a temática da floresta e do ambiente. “Diverte-te na Floresta”, foi o nome dado a esta iniciativa que envolveu 540 crianças do 1º Ciclo do Ensino Básico e Jardins de Infância do Concelho.



As crianças dos Jardins de Infância assistiram à representação de uma história cujas personagens eram três animais da floresta (o Coelho Trincas, a Raposa Foxy e o Milhafre Heitor), em que o objectivo foi sensibilizar para os perigos das fogueiras e do lixo deitado na floresta. As actividades para as crianças do 1º Ciclo foram distribuídas por “estações”, cada uma sensibilizando para um aspecto ligado à floresta e ao ambiente, como a reciclagem, a erosão dos solos, os usos múltiplos da floresta. Num dos jogos, por exemplo, foi espalhado num campo diverso tipo de lixo (pilhas, papéis, latas, garrafas) e as crianças tinham que separar correctamente os lixos pelos ecopontos. Pretendeu-se assim sensibilizar as crianças para o hábito da separação dos lixos, transmitindo-lhes o conceito de reciclagem. No passeio pedagógico pela floresta as crianças eram estimuladas a desenvolver a sua capacidade de observação, reparando nos diferentes painéis com informação colocados nas árvores e plantas silvestres. Surgiam questões e explicações sobre as espécies, a sua importância e utilização. Noutro ponto as crianças puderam conhecer o trabalho desenvolvido pelos Sapadores Florestais e Vigias da Floresta, nomeadamente uma viatura e diverso equipamento utilizados na prevenção e vigilância da floresta. Deste ponto alto podia-se observar uma área vasta de floresta, bem como o Parque Eólico do Alto do Monção e a Serra do Caramulo. O passeio pedagógico na floresta incluía a visita a uma mini-serração móvel em funcionamento e a uma banca de produtos finais da floresta, dando a conhecer as múltiplas funções da floresta. Havia utensílios e brinquedos em madeira, mas também os cogumelos, o mel, as plantas aromáticas, etc. Cada criança recebeu um lápis, um material utilizado nas aulas, para que pudessem ver que afinal é um produto da floresta. Foram distribuídas eco-agendas e folhetos didácticos alusivos à protecção da floresta. As crianças também assistiram à plantação de árvores na zona envolvente ao Santuário, cedidas pelo Município, que vão embelezar e dar mais sombra ao local.
Foi um dia diferente, animado, mas sobretudo muito pedagógico, passado no meio da floresta e da natureza. O Presidente da Câmara, que assistiu ao decorrer das actividades, considera que as crianças também sensibilizam os pais e ajudam a alterar comportamentos menos correctos em termos ambientais. Mas o mais importante, afirma, “é que a consciencialização das questões ambientais passe a integrar a sua educação, formação e cidadania, porque elas serão os guardiões da qualidade de vida futura do nosso Planeta”.
As actividades tiveram a colaboração do Agrupamento de Escolas de Mortágua, Associação dos Produtores Florestais de Mortágua, Direcção-Geral de Recursos Florestais, Associação de Municípios da Região do Planalto Beirão e Comissão de Melhoramentos de Nª Sra. de Chão de Calvos.






Direitos de autor reservados
ImprimirImprimir

  Outras notícias
“Mortágua Viva”: dias de festa que marcam o ritmo do concelho2022-08-04
Velo Clube do Centro participa pela quarta vez na Volta a Portugal. Prova decorre de 4 a 15 de agosto.2022-08-04
Festa de Encerramento das Férias Ativas`20222022-08-01
Equipa Tavfer-Mortágua-Ovos Matinados dominou a 20ª edição do Grande Prémio de Ciclismo de Mortágua - Pedro Silva, conquistando as camisolas Amarela, Azul e Verde.2022-08-01
Alunos de Mortágua participaram nos cursos de verão da Universidade Júnior2022-07-27
Município de Mortágua aderiu a programa que capacita trabalhadores do setor do turismo2022-06-17
Município entregou jogo didático sobre as “Invasões Francesas” a alunos do Agrupamento de Escolas 2022-06-03
Assinado protocolo de adesão da Marmeleira à Rede “Aldeias de Portugal”2022-05-31
Apresentação Oficial do Rali de Mortágua. “Mortágua Arena” promete ser a grande atração da edição deste ano. 2022-04-22
Município promoveu Turismo Inclusivo na Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL) 2022-03-23


Início | Município | Notícias | Eventos | Turismo | Contactos | Mapa do Site | Política de Privacidade