Bem vindo ao ao www.cm-mortagua.pt


Mensagem do
Presidente


 Menu

 


 Agenda Municipal

 

Edição de
novembro 2022


Versão em PDF


Acompanhe o Município
de Mortágua no Facebook

 


 

Conheça as novidades do Mercado Municipal



 Newsletter
Deseja receber notícias de Mortágua no seu endereço de e-mail?

Subscreva a nossa newsletter.

Clique aqui para se inscrever.


Notícia
Índice >  



1º Trail de Mortágua contou com mais de 300 participantes, nas modalidades de Corrida e Caminhada

2022-11-21
Fonte: Câmara Municipal de Mortágua

1º Trail de Mortágua realizado no passado dia 20 e organizado pelo Núcleo do Sporting Clube de Portugal de Mortágua contou com mais de 300 participantes, nas modalidades Corrida (20 km e 12 km)  e Caminhada (8 km). A chuva miúda que caiu durante toda a manhã não amedrontou os participantes, sendo que a imprevisibilidade e os obstáculos fazem parte da adrenalina e do prazer de quem gosta desta modalidade desportiva, que conjuga a atividade física e o contato com a natureza. 

O evento teve partida e chegada na Praça do Município, onde estava instalado o Secretariado e toda a logística da prova, nomeadamente o abastecimento final e o apoio de recuperação prestado pelos Bombeiros Voluntários de Mortágua, além do pódio. A zona de banhos funcionou nas Piscinas Municipais e o Almoço final decorreu nas instalações dos Bombeiros.

Os participantes da Caminhada juntaram uma causa solidária à atividade lúdico-desportiva, uma vez que o valor obtido com as inscrições reverteu integralmente a favor da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Mortágua.

No final procedeu-se à entrega de troféus (Classificação Geral e por categorias), numa cerimónia a que se associaram o Vice-Presidente da Câmara, Luís Filipe Rodrigues, a Vereadora do Desporto, Ilda Matos, e o Presidente da Direção do Núcleo sportinguista de Mortágua, Cláudio Matos.

Os participantes foram unânimes em destacar a excelente marcação dos trilhos, a beleza das paisagens e a boa organização em geral.

O evento contou com o apoio do Município, no âmbito do programa Mortágua Ativa, Juntas de Freguesia (União de Freguesias de Mortágua, Vale de Remígio, Cortegaça e Almaça, Junta de Freguesia de Espinho, Junta de Freguesia da Marmeleira, Junta de Freguesia do Sobral), além de vários patrocinadores.

É de destacar a elevada participação de atletas de Mortágua e os excelentes resultados alcançados. Roninson Fernandes, de nacionalidade brasileira, mas a viver em Mortágua, foi o grande vencedor dos 12 km, enquanto Vítor Castro foi 3º, Gonçalo Martins 5º e Filipe Fernandes 6º. Na distância de 20 km, Sérgio Mesquita foi 2º classificado da Geral. No setor Feminino, distância 20 km, Ana Porto foi 5ª da Geral e 2ª no escalão 40, e Maria Abreu foi 3ª no escalão 50.

Vítor Almeida, da equipa PDARunners e vencedor dos 20km, destacou a boa organização. “Uma prova espetacular, o percurso bem marcado, estava tudo bem organizado. O tempo de chuva faz parte do trail, temos de ter algum cuidado, mas correu muito bem. Para quem gosta deste desporto como eu, a chuva, o frio, não é problema”.

Sérgio Mesquita, natural de Mortágua, só precisou de descer da sua casa até à linha de partida. “Moro mesmo aqui ao lado. Já faço trail há cerca de seis anos”. Quanto às condições climatéricas, disse: “o terreno não estava muito calcado, escorregava um bocadinho, derivado da chuva, mas o trail é mesmo assim, se não tiver dificuldade não vale a pena”.

Ana Saborano, vencedora dos 20 km femininos, está habituada a provas de Endurance, com mais de 100 km, e mostrou-se surpreendida com a qualidade do percurso. “ Não esperava que fosse um trilho assim tão técnico, tendo em conta que não é uma prova do campeonato. Vou muita satisfeita, porque tinha trilhos muito bonitos, bons trilhos técnicos”.

Cláudio Matos, presidente da Direção do Núcleo sportinguista, fez uma balanço positivo desta primeira edição do Trail. “Para primeira edição e com as condições climatéricas registadas, foi muito bom em termos de adesão. Praticamente todos os participantes que confirmaram a inscrição estiveram presentes, foram poucos os que faltaram, e tivemos 450 inscritos. Se não fosse uma semana de chuva, provavelmente teríamos aqui as 450 pessoas que estavam inscritas”. Por outro lado, acrescenta, ”as pessoas gostaram dos trilhos e não houve qualquer ocorrência, ninguém se magoou, apesar do terreno estar escorregadio, o que para nós é o mais importante”.  

Deixou uma palavra de agradecimento às entidades que apoiaram o evento, Município de Mortágua e Juntas de Freguesia, aos Bombeiros, a todos os colaboradores do Núcleo e voluntários que ajudaram na organização. “Temos também tentado ajudar quem nos ajuda”, referindo-se à Caminhada com fins solidários.

Cláudio Matos referiu que o BTT continua a ser a modalidade principal da atividade do Núcleo. “Temos uma equipa de 40 atletas, dos quais 10 federados e 12 na Escola de BTT. Neste momento não temos uma equipa de trail, mas talvez a médio prazo possa vir a acontecer, se efetivamente houver interessados”.

Para 1ª edição, o Trail de Mortágua constituiu um assinalável sucesso em termos de adesão e organização, havendo intenção do Núcleo sportinguista de dar continuidade ao mesmo. 

 


Direitos de autor reservados
ImprimirImprimir

  Outras notícias
Bandeira Eco-Escolas hasteada no Agrupamento de Escolas de Mortágua2022-12-02
Município adquiriu Escavadora Giratória para Ações de Defesa da Floresta, de Gestão do Território e de Valorização Ambiental.2022-11-30
Orçamento Municipal e Grandes Opções do Plano para 2023 aprovados2022-11-30
“VirVer Sem Ver”. Público assistiu a concerto…de olhos vendados!2022-11-29
Assinado Protocolo para Experimentação do Ténis no Pré-Escolar 1ºciclo do Ensino Básico 2022-11-25
Município assegura Creche gratuita a partir deste ano letivo2022-09-13
XCO Irmânia / Taça da Associação de Ciclismo da Beira Alta. Bruno Sancho venceu em casa.2022-09-06
Marcos Históricos - Batalha do Bussaco. Mortaguenses assistiram à representação de “Renascer” - 1º ato.2022-08-29
Município de Mortágua aderiu a programa que capacita trabalhadores do setor do turismo2022-06-17
Município entregou jogo didático sobre as “Invasões Francesas” a alunos do Agrupamento de Escolas 2022-06-03


Início | Município | Notícias | Eventos | Turismo | Contactos | Mapa do Site | Política de Privacidade