Bem vindo ao ao www.cm-mortagua.pt


Mensagem do
Presidente


 Menu

 


 Agenda Municipal

 

Edição de
novembro 2022


Versão em PDF


Acompanhe o Município
de Mortágua no Facebook

 


 

Conheça as novidades do Mercado Municipal



 Newsletter
Deseja receber notícias de Mortágua no seu endereço de e-mail?

Subscreva a nossa newsletter.

Clique aqui para se inscrever.


Notícia
Índice >  



Fim de Semana da Lampantana teve um dos melhores registos das treze edições do evento

2022-11-07
Fonte: Câmara Municipal de Mortágua

 

 

Durante os três dias do Fim de Semana da Lampantana (28 a 30 de outubro) foram servidas cerca de 3000 doses, sendo um dos melhores registos ao longo destas treze edições que já leva o evento gastronómico. Desse número, cerca de 1000 correspondem a doses servidas a clientes oriundos de fora do concelho (34,9%), o que traduz uma ampla divulgação desta iguaria para além das fronteiras do concelho.

O evento promovido pelo Município contou com a adesão de 12 restaurantes, dois dos quais participaram pela primeira vez.  

O Presidente da Câmara Municipal, Ricardo Pardal, faz um balanço muito positivo do evento, até tendo em conta que as condições climatéricas não foram as mais favoráveis (choveu em dois dias do evento).

“É um número de doses superior a 2019, que serve de comparação, porque foi o ano anterior ao surgimento da pandemia e o evento teve a mesma duração, três dias. Há um crescimento consolidado do evento nos últimos anos e estes números confirmam que a “Lampantana” é uma marca forte e um fator de atração de visitantes ao concelho”. Segundo Ricardo Pardal, “a gastronomia é hoje um produto turístico da maior importância no desenvolvimento turístico dos territórios, e as pessoas procuram cada vez mais o que é único, autêntico e singular, aquilo que identifica e diferencia os territórios”. 

A afluência foi grande mesmo numa conjuntura económica que não é a mais favorável. O Presidente da Câmara  sublinha a preocupação que tiveram os restaurantes de fixar um preço acessível por dose, que não refletiu o aumento dos custos dos bens alimentares,  e oferecendo uma relação qualidade-preço muito boa.

Considerando este contexto, conclui: “Acho que há boas razões, quer do Município quer dos restaurantes aderentes, para estarmos satisfeitos com os resultados alcançados nesta edição. É neste espirito de parceria e cooperação que queremos trabalhar com os vários setores da economia local, com o objetivo de criar novas dinâmicas, inovar e desenvolver. Isso passa por auscultar esses setores e articular estratégias, assumindo o Município o papel de parceiro e entidade de apoio na dinamização de projetos e iniciativas”.

O Presidente da Câmara deixa um agradecimento aos restaurantes aderentes, a todos os Mortaguenses que participaram no evento e a todos os que visitaram o concelho para saborear esta iguaria da nossa gastronomia local . “No próximo ano cá estaremos para o XIV Fim de Semana da Lampantana, para receber todos de braços abertos, e para continuar a promover e a divulgar este ex-libris da nossa gastronomia local”.  


Direitos de autor reservados
ImprimirImprimir

  Outras notícias
Bandeira Eco-Escolas hasteada no Agrupamento de Escolas de Mortágua2022-12-02
Município adquiriu Escavadora Giratória para Ações de Defesa da Floresta, de Gestão do Território e de Valorização Ambiental.2022-11-30
Orçamento Municipal e Grandes Opções do Plano para 2023 aprovados2022-11-30
“VirVer Sem Ver”. Público assistiu a concerto…de olhos vendados!2022-11-29
Assinado Protocolo para Experimentação do Ténis no Pré-Escolar 1ºciclo do Ensino Básico 2022-11-25
Município assegura Creche gratuita a partir deste ano letivo2022-09-13
XCO Irmânia / Taça da Associação de Ciclismo da Beira Alta. Bruno Sancho venceu em casa.2022-09-06
Marcos Históricos - Batalha do Bussaco. Mortaguenses assistiram à representação de “Renascer” - 1º ato.2022-08-29
Município de Mortágua aderiu a programa que capacita trabalhadores do setor do turismo2022-06-17
Município entregou jogo didático sobre as “Invasões Francesas” a alunos do Agrupamento de Escolas 2022-06-03


Início | Município | Notícias | Eventos | Turismo | Contactos | Mapa do Site | Política de Privacidade