Bem vindo ao ao www.cm-mortagua.pt


Mensagem do
Presidente


 Menu

 


 Agenda Municipal

 

Edição de
novembro 2022


Versão em PDF


Acompanhe o Município
de Mortágua no Facebook

 


 

Conheça as novidades do Mercado Municipal



 Newsletter
Deseja receber notícias de Mortágua no seu endereço de e-mail?

Subscreva a nossa newsletter.

Clique aqui para se inscrever.


Notícia
Índice >  



Modernização da Linha da Beira Alta. Autarcas da região visitaram as obras em curso.

2022-10-27
Fonte: Câmara Municipal de Mortágua

A Infraestruturas de Portugal continua a trabalhar em estreita colaboração com as autarquias servidas diretamente pela Linha ferroviária da Beira Alta, tendo promovido nos passados dias 24 e 25 reuniões com os Presidentes de Câmara de Mortágua, Mealhada, Santa Comba dão, Carregal do Sal, Nelas, Mangualde, Trancoso, Fornos de Algodres, Guarda, assim como representantes de Gouveia, Pinhel e Celorico da Beira nos estaleiros de Mortágua do consórcio da Comsa/Fergrupo e da Mota-Engil na Abrunhosa a Velha.

Na reunião foi apresentado o atual ponto de situação das diversas empreitadas, as características técnicas especificas dos trabalhos executados, e o plano de intervenções que está a ser delineado de modo a conseguir concretizar o grande objetivo que é dotar a Linha da Beira Alta de um serviço de transporte ferroviário mais moderno, seguro e ambientalmente sustentável.

A Infraestruturas de Portugal informou os autarcas que o encerramento à circulação ferroviária do troço entre Pampilhosa e Guarda, ocorrido em abril passado, permitiu viabilizar a concretização das intervenções planeadas em segurança e com muito maior eficácia do que teria ocorrido com a linha em exploração.

A Infraestruturas de Portugal detalhou aos autarcas presentes e aos seus representantes os restantes constrangimentos que têm impactado diretamente com a execução das empreitadas. Os impactos decorrentes da pandemia Covid19, o prolongar da guerra na Ucrânia, que tem afetado fortemente o mercado da construção, designadamente no tocante à disponibilidade e prazo de fornecimento de materiais de origem ferrosa e as dificuldades sentidas pelos Empreiteiros na contratação de subempreiteiros, obrigam a constantes adequações do Plano de Trabalhos, o que contribui de forma decisiva para a necessidade de prolongar o período de encerramento à circulação ferroviária na Linha da Beira Alta.

Realça-se que estava já previsto durante o resto do ano de 2023, o encerramento à exploração no período noturno e nos fins de semana, face à complexidade dos trabalhos.

Já no decorrer da empreitada, em setembro de 2021, a IP foi confrontada com a Declaração de Impacto Ambiental relativa à Duplicação do IP3, Coimbra – Viseu, que não validou a nova Variante a Santa Comba Dão, tendo sido antes aprovada a solução de duplicação do atual troço do IP3. Esta decisão obriga à demolição da atual obra de arte (viaduto) da Linha da Beira Alta no cruzamento com o IP3. A IP, perante a necessidade de, num futuro próximo, se ver obrigada a voltar a ter que encerrar a LBA para proceder à demolição da atual obra de arte e à construção de uma nova, decidiu avançar com a execução imediata destes novos trabalhos. Neste sentido, foi incluída a demolição da atual obra de arte e a construção de uma nova, já preparada para a duplicação do IP3, na empreitada em curso entre Santa Comba Dão e Mangualde. Esta intervenção iniciou-se no corrente mês de outubro, tendo um prazo total de execução de 270 dias.

Tal facto, associado aos constrangimentos referidos anteriormente, determina que não é possível reabrir o serviço no próximo mês de janeiro, sendo necessário prolongar a interdição do serviço ferroviário.

A IP tem igualmente promovido a informação sobre os trabalhos de modernização junto dos Operadores Ferroviários. Relativamente ao transporte de passageiros, até à reabertura da circulação ferroviária, irão continuar a ser garantidos aos clientes da CP, os transportes rodoviários alternativos,que vão permitir às populações a manutenção de um serviço de transporte de qualidade.

 

Modernização da Linha da Beira Alta – Maior mobilidade, segurança e sustentabilidade ambiental

A modernização integral da Linha da Beira Alta, integrada no Corredor Internacional Norte, reveste-se de elevada importância na requalificação da Rede Ferroviária Nacional, disponibilizando às empresas e passageiros um transporte ferroviário mais eficiente nas ligações ferroviárias inter-regionais bem como na ligação a Espanha e restante Europa, nomeadamente pelo:

- Melhoria das condições de mobilidade e acesso dos passageiros, através da remodelação das diversas Estações e Apeadeiros, incluindo o alteamento, alargamento e o prolongamento de plataformas.

- Redução de tempos de percurso

- Reforço da segurança

- Infraestrutura ferroviária dotada com os mais modernos equipamentos de controlo, sinalização e telecomunicações

- Requalificação e Supressão de todas as Passagens de Nível.

- Aumento da capacidade (aumento em cerca de 20% do número de comboios a circular por ano e para mais do dobro da capacidade em número de toneladas/ano)

- Ambientalmente mais sustentável (uma redução de emissões de mais de 120 milhões de tonCO2eq até 2046)

A Ação 2015-PT-TM-0395-M - Linha da Beira Alta (Pampilhosa-Vilar Formoso: Projeto e Obra, foi aprovada ao abrigo do Programa CEF (Mecanismo Interligar a Europa) com uma taxa de cofinanciamento de 85%.

 


Direitos de autor reservados
ImprimirImprimir

  Outras notícias
Bandeira Eco-Escolas hasteada no Agrupamento de Escolas de Mortágua2022-12-02
Município adquiriu Escavadora Giratória para Ações de Defesa da Floresta, de Gestão do Território e de Valorização Ambiental.2022-11-30
Orçamento Municipal e Grandes Opções do Plano para 2023 aprovados2022-11-30
“VirVer Sem Ver”. Público assistiu a concerto…de olhos vendados!2022-11-29
Assinado Protocolo para Experimentação do Ténis no Pré-Escolar 1ºciclo do Ensino Básico 2022-11-25
Município assegura Creche gratuita a partir deste ano letivo2022-09-13
XCO Irmânia / Taça da Associação de Ciclismo da Beira Alta. Bruno Sancho venceu em casa.2022-09-06
Marcos Históricos - Batalha do Bussaco. Mortaguenses assistiram à representação de “Renascer” - 1º ato.2022-08-29
Município de Mortágua aderiu a programa que capacita trabalhadores do setor do turismo2022-06-17
Município entregou jogo didático sobre as “Invasões Francesas” a alunos do Agrupamento de Escolas 2022-06-03


Início | Município | Notícias | Eventos | Turismo | Contactos | Mapa do Site | Política de Privacidade