Bem vindo ao ao www.cm-mortagua.pt


Mensagem do
Presidente


 Menu

 


 Agenda Municipal

 

Edição de
novembro 2022


Versão em PDF


Acompanhe o Município
de Mortágua no Facebook

 


 

Conheça as novidades do Mercado Municipal



 Newsletter
Deseja receber notícias de Mortágua no seu endereço de e-mail?

Subscreva a nossa newsletter.

Clique aqui para se inscrever.


Notícia
Índice >  



Semana Europeia do Desporto Escolar em Mortágua

2022-09-30
Fonte: Câmara Municipal de Mortágua

A Semana Europeia do Desporto Escolar, uma iniciativa promovida pela União Europeia, foi assinalada pelo Agrupamento de Escolas de Mortágua. O dia 30 de setembro, em que se celebra o Dia Europeu do Desporto Escolar, constituiu o ponto alto da comemoração com a realização de diversas atividades desportivas. Este ano foi decidido associar esta comemoração ao Dia Eco-Escolas do Agrupamento, juntando a vertente desportiva e ambiental, sensibilizando, assim, para a importância da preservação do ambiente para o usufruto das atividades desportivas ao ar livre.

As atividades ao nível do 1º Ciclo decorreram unicamente na zona escolar, tendo os alunos do 4ºano participado num ação de recolha de lixo na preferia da escola. Os alunos do 2º, 3º Ciclos e Secundário (5º ao 12 º ano) procederam à recolha de lixo na zona escolar, e de seguida realizaram três caminhadas, cada uma com um percurso diferente, ao longo das quais procederam à recolha do lixo que foram encontrando pelo caminho.

Os três percursos culminaram na Praça do Município, onde teve lugar uma breve atividade de descontração física.

O Diretor do Agrupamento de Escolas, Rui Parada da Costa, agradeceu aos Professores e Funcionários envolvidos na ação, à Camara Municipal, que forneceu os sacos para a recolha do lixo, e à GNR que prestou auxílio (controle do trânsito) nos trajetos realizados na zona urbana. Felicitou os alunos pela participação ativa e interessada, em todas as atividades, e em particular na ação de caráter ambiental. Deixou ainda uma palavra especial para o CAO da Santa Casa da Misericórdia, que também se associou à iniciativa e à partilha dos valores em causa.

Deixou dois reptos aos alunos: para continuarem a praticar desporto para terem uma vida saudável, e para manterem a escola limpa e fazerem a separação do lixo, na escola, em casa, nos locais que frequentam, e desse modo, possa ser encaminhado para a reciclagem.

O Vice-Presidente da Câmara, Luís Filipe Rodrigues, felicitou a iniciativa louvável do Agrupamento de Escolas e o envolvimento dos alunos em três áreas (Desporto, Saúde e Ambiente) que estão interligadas e que são fundamentais para a qualidade de vida, deixando a seguinte mensagem: “A sustentabilidade do Planeta e o nosso futuro depende desta consciencialização, de que aquilo que fizermos hoje tem impacto na qualidade de vida e na forma como poderemos usufruir destes espaços amanhã. Está nas nossas mãos, nos nossos comportamentos no dia-a-dia, assegurar um futuro melhor para todos”.

No final os alunos procederam à separação e ao depósito do lixo recolhido nos ecopontos situados junto ao loteamento São Domingos.

As atividades foram dinamizadas pelos Professores de Educação Física do Desporto Escolar e Professores do Clube Eco-Escolas.

 

 

 


Direitos de autor reservados
ImprimirImprimir

  Outras notícias
Bandeira Eco-Escolas hasteada no Agrupamento de Escolas de Mortágua2022-12-02
Município adquiriu Escavadora Giratória para Ações de Defesa da Floresta, de Gestão do Território e de Valorização Ambiental.2022-11-30
Orçamento Municipal e Grandes Opções do Plano para 2023 aprovados2022-11-30
“VirVer Sem Ver”. Público assistiu a concerto…de olhos vendados!2022-11-29
Assinado Protocolo para Experimentação do Ténis no Pré-Escolar 1ºciclo do Ensino Básico 2022-11-25
Município assegura Creche gratuita a partir deste ano letivo2022-09-13
XCO Irmânia / Taça da Associação de Ciclismo da Beira Alta. Bruno Sancho venceu em casa.2022-09-06
Marcos Históricos - Batalha do Bussaco. Mortaguenses assistiram à representação de “Renascer” - 1º ato.2022-08-29
Município de Mortágua aderiu a programa que capacita trabalhadores do setor do turismo2022-06-17
Município entregou jogo didático sobre as “Invasões Francesas” a alunos do Agrupamento de Escolas 2022-06-03


Início | Município | Notícias | Eventos | Turismo | Contactos | Mapa do Site | Política de Privacidade