Bem vindo ao ao www.cm-mortagua.pt


Mensagem do
Presidente


 Menu

 


 Agenda Municipal

 

Edição de
Outubro 2022


Versão em PDF


Acompanhe o Município
de Mortágua no Facebook

 


 

Conheça as novidades do Mercado Municipal



 Newsletter
Deseja receber notícias de Mortágua no seu endereço de e-mail?

Subscreva a nossa newsletter.

Clique aqui para se inscrever.


Notícia
Índice >  



Abertura do novo ano letivo saudado pelo regresso à normalidade. Alunos matriculados aumentaram em todos os níveis de ensino.

2022-09-19
Fonte: Câmara Municipal de Mortágua

Decorreu no passado dia 16 a abertura do ano letivo em Mortágua para todos os níveis de ensino. No total são 985 os alunos que estão matriculados nos três níveis de ensino (Pré-Primário, Ensino Básico e Secundário, incluindo a vertente Profissional), registando-se um aumento de frequência em relação aos últimos anos.


O Presidente da Câmara Municipal, Ricardo Pardal, acompanhado da Vereadora com o Pelouro da Educação, Ilda Matos, marcou presença neste primeiro dia de aulas para todos na Escola Básica Dr. Afonso Abrantes, tendo visitado algumas salas de aula, para desejar um bom ano letivo às crianças. “Aprendam, divirtam-se e sejam felizes”, foi a mensagem que deixou a todos.

De seguida participou na Sessão de Receção aos alunos do 2º, 3º Ciclo e Secundário, realizada no polivalente da Escola Secundária Dr. João Lopes de Morais. Na sessão usaram da palavra o Diretor do Agrupamento de Escolas, Rui Parada da Costa, a presidente do Conselho Geral, Fátima Potró, o Presidente da Câmara Municipal, Ricardo Pardal, a Vereadora Ilda Matos, a Presidente da Associação de Pais e Encarregados de Educação, Ana Valente, e a representante dos alunos no Conselho Geral de Escola, Catarina Gomes. Completaram a Mesa a Subdiretora Maria José Pinto, e as Adjuntas da Direção, Carla Assis e Dolores Pina.


A Presidente do Conselho Geral, Fátima Potró, deixou palavras de esperança e agradeceu o empenho e os sacrifícios que todos fizeram nos últimos dois anos, permitindo ultrapassar o momento mais difícil do sistema de ensino. “A forma como todos e todas se disponibilizaram para este combate (pandemia) foi verdadeiramente inspirador. Coletivamente vincou a perceção que este era o desafio das nossas vidas, imperando a solidariedade e o trabalho conjunto para ultrapassarmos esta crise pandémica. Toda a comunidade uniu esforços e o balanço final foi de tal forma positivo que liderámos com excelentes resultados em vários rankings. As dificuldades e as exigências que tivemos de enfrentar tornaram-nos mais fortes, expandiram os nossos limites e revelaram todo o nosso potencial e capacidade de superação”. “Mas aqui chegados, a esperança invade-nos e uma vez mais somos capazes de perspetivar um recomeço que nos traga de volta a normalidade”, afirmou.
No final, formulou votos aos alunos: ”Tenham um ano letivo pleno de realizações pessoais, sucessos académicos e momentos muito felizes”.


O Diretor do Agrupamento de Escolas, Rui Parada da Costa, deu as boas vindas a todos os alunos, dirigindo uma saudação especial aos alunos do 5ºano, que estão agora a frequentar um novo espaço e ambiente escolar. Dirigiu ainda uma palavra especial de boas vindas aos professores que estão pela primeira vez a lecionar no Agrupamento de Escolas, desejando que se integrem rapidamente nas dinâmicas organizacionais e pedagógicas do Agrupamento.
Rui Parada da Costa afirmou que o regresso à normalidade, sem pandemia, é a melhor notícia do arranque do novo letivo, para toda a comunidade educativa.


A Presidente da Direção da Associação de Pais e Encarregados de Educação, Ana Valente, afirmou que este era um dia especial que marca um novo ciclo, uma nova etapa, e para muitos alunos, significa também uma nova escola.

Ana Valente exortou os alunos a tirarem o melhor proveito da experiencia académica. “É importante que vocês percebam que a escola é uma oportunidade, de aprenderem mais, de saberem mais coisas, de prepararem melhor o vosso futuro. Mas também uma oportunidade de se relacionarem e criar amizades que ficam para o resto da vida. Aproveitem bem esta escola, as atividade, os projetos, dos quais vocês podem fazer parte. Se vocês sentirem esta escola como vossa, certamente que serão muito mais felizes aqui, mas isso depende acima de tudo de vós próprios”. Finalizou com votos de um excelente ano letivo e felicidades para todos.


A jovem Catarina Gomes (12ºano), representante dos alunos no Conselho de Escola, deu as boas vindas aos alunos do 5º ano que vão encontrar um novo ambiente escolar, de mais responsabilidade. Aos colegas do 12ºano deixou o repto para aproveitarem ao máximo este último ano na escola, em termos de aprendizagem e vivências.
E salientou que um bom ambiente é crucial para o sucesso escolar. “Por isso, esforcem-se por criar boas relações, não só com os outros Alunos, mas também com os Professores e os Funcionários, pois são a nossa família aqui na nossa segunda casa”. 

Presidente da Câmara sensibilizou alunos para as questões ambientais


O Presidente da Câmara Municipal, Ricardo Pardal, começou por agradecer à Direção do Agrupamento o convite para a Câmara estar presente na abertura oficial do ano letivo, e pessoalmente poder partilhar um momento que está na sua memória de estudante. “É uma felicidade estar aqui, numa escola onde estive presente na sua inauguração há 35 anos, onde fui aluno, onde tive professores que me ensinaram e ajudaram a ser a pessoa que sou hoje”.

O Presidente da Autarquia exortou os alunos a aprenderem, a trabalharem e a esforçarem-se,” porque tudo de bom que fizerem aqui será depois projetado na vossa vida futura e com certeza irão colher os frutos desse trabalho”.
Referiu o investimento e o trabalho que é desenvolvido em prol de um objetivo comum, “que é proporcionar as melhores condições possíveis para vocês (alunos) aprenderem e crescerem, não só como futuros profissionais mas também como cidadãos. É essa a razão de ser deste esforço que é feito pelo Agrupamento, pela Câmara Municipal, pela Associação de Pais, por todos os que fazem parte da comunidade escolar”.

O Presidente da Câmara aproveitou o momento para também sensibilizar os alunos para o esforço geral de reduzir o consumo de energia, face à escalada dos custos, apelando à adoção de comportamentos mais eficientes em termos energéticos, através de simples gestos, “na escola, em casa, no nosso dia-a-dia”. O mesmo disse em relação à necessidade de poupança da água face às situações extremas de seca cada vez mais frequentes.
Terminou a intervenção formulando votos de “um ano letivo calmo e sereno, que tudo corra bem e que sejam felizes nesta escola”.
A Vereadora da Educação, Ilda Matos, formulou também votos de um excelente ano letivo e deixou a seguinte mensagem aos alunos: “sejam felizes acima de tudo”.


Um bom ano letivo para toda a comunidade educativa de Mortágua.



Direitos de autor reservados
ImprimirImprimir

  Outras notícias
Semana Europeia do Desporto Escolar em Mortágua 2022-09-30
Câmara Municipal reuniu com restaurantes aderentes ao XIII Fim de Semana da Lampantana2022-09-29
Novo Reservatório reforça abastecimento de água às povoações da Sobrosa e Vila Meã da Serra2022-09-26
Lançado concurso para a nova Praça de Táxis 2022-09-26
Município fixa IMI na taxa mais baixa e devolve totalidade da participação no IRS. Famílias com filhos beneficiam ainda de dedução em sede de IMI 2022-09-26
Município assegura Creche gratuita a partir deste ano letivo2022-09-13
XCO Irmânia / Taça da Associação de Ciclismo da Beira Alta. Bruno Sancho venceu em casa.2022-09-06
Marcos Históricos - Batalha do Bussaco. Mortaguenses assistiram à representação de “Renascer” - 1º ato.2022-08-29
Município de Mortágua aderiu a programa que capacita trabalhadores do setor do turismo2022-06-17
Município entregou jogo didático sobre as “Invasões Francesas” a alunos do Agrupamento de Escolas 2022-06-03


Início | Município | Notícias | Eventos | Turismo | Contactos | Mapa do Site | Política de Privacidade