Bem vindo ao ao www.cm-mortagua.pt


Mensagem do
Presidente


 Menu

 


 Agenda Municipal

 

Edição de
agosto 2022


Versão em PDF


Acompanhe o Município
de Mortágua no Facebook

 


 

Conheça as novidades do Mercado Municipal



 Newsletter
Deseja receber notícias de Mortágua no seu endereço de e-mail?

Subscreva a nossa newsletter.

Clique aqui para se inscrever.


Notícia
Índice >  



Programas Municipais “Férias Ativas” e “Jovens Estudantes em Férias” proporcionam ocupação ativa e saudável a mais de 300 crianças e jovens

2022-07-13
Fonte: Câmara Municipal de Mortágua

Com o objetivo de proporcionar umas férias diferentes às crianças e aos jovens do concelho após o final de mais um ano letivo, o Município de Mortágua está a promover os programas “Férias Ativas” e “JEF- Jovens Estudantes em Férias”.

Este ano os dois programas apresentam várias alterações e novidades, em termos de organização e oferta de atividades ocupacionais, promovendo uma maior ligação dos jovens ao território e à identidade local, bem como às questões ambientais.     

As Férias Ativas decorrem entre 4 a 29 de julho e estão direcionadas para crianças e jovens com idades entre os 6 e os 14 anos, proporcionando uma oportunidade de enriquecimento social, cultural e desportivo que contribui para a sua formação integral, com reflexo nos valores, atitudes e comportamentos que os acompanharão ao longo da vida.

A edição deste ano apresenta muitas novidades. Um programa mais abrangente e diversificado, propondo novas atividades e temáticas, ligadas ao Ambiente, Cidadania, Inclusão, Artes e Conhecimento do território.

A componente desportiva e da socialização mantem-se como matriz do programa, proporcionando atividades como futebol, ciclismo, andebol, natação, skate, canoagem e paddle (em parceria com Centro de Formação Desportiva de Canoagem de Mortágua), além de caminhadas nos percursos pedestres.

Mas são acrescentados novos âmbitos, como os da cidadania e civismo, respeito pela diferença, solidariedade, sustentabilidade (sensibilização para a reutilização de embalagens de plástico e outros, e para a reciclagem), respeito e usufruto da natureza, identidade com o território, e empreendedorismo.

No âmbito dessas novas temáticas, estão previstas visitas lúdicas e pedagógicas, como ao Museu Marítimo de Ílhavo (inclui ida à praia), ao Lagar de Varas de Vale de Mouro, ao Núcleo Museológico da Irmânia, à Escola de Cães-de Guia de Mortágua (Inclusão).

O desafio é que os jovens ocupem o seu período de férias, de uma forma ativa e saudável, privilegiando a atividade, o contacto com a natureza, a socialização, e combatendo as tendências para o sedentarismo e inatividade associadas à utilização excessiva das novas tecnologias por parte dos jovens, nomeadamente em tempo de férias escolares.

Com este objetivo, são disponibilizadas iniciativas que estimulam valências como a autoestima, a imaginação, a disciplina, o convívio e a conduta social, a organização pessoal, o respeito e gosto pela natureza, a responsabilidade, a integridade social e ética.

Esta iniciativa faculta aos pais, durante o período de férias escolares, a integração dos seus filhos num projeto credível, seguro e com qualidade pedagógica e formativa, que concorre para a valorização individual e familiar.

Outra proposta de ocupação ativa do tempo de férias, é o Programa JEF- Jovens Estudantes em Férias, que decorre entre 4 de julho e 19 de agosto, envolvendo um total de 100 jovens, com idades entre os 14 e os 19 anos.

Este Programa oferece aos jovens a possibilidade de colaborarem no funcionamento e atividades dos equipamentos municipais, promovendo a sua participação social e cívica, autoconfiança, responsabilidade, capacidade de organização, e contribuindo para a sua valorização pessoal. Como contrapartida, cada jovem recebe um subsídio individual por cada dia efetivo de ocupação (durante uma quinzena), o que poderá constituir um complemento para o restante tempo de férias.

 

 

 


Direitos de autor reservados
ImprimirImprimir

  Outras notícias
Município agradece a todos os que participaram e colaboraram na Mortágua Viva`20222022-08-17
Tavfer-Mortágua-Ovos Matinados brilhou na Volta a Portugal 2022-08-16
Abertura oficial da “Mortágua Viva”2022-08-10
João Matias bisa e dá segunda vitória àTavfer-Mortágua-Ovos Matinados na Volta a Portugal2022-08-08
“Mortágua Viva”: dias de festa que marcam o ritmo do concelho2022-08-04
Município de Mortágua aderiu a programa que capacita trabalhadores do setor do turismo2022-06-17
Município entregou jogo didático sobre as “Invasões Francesas” a alunos do Agrupamento de Escolas 2022-06-03
Assinado protocolo de adesão da Marmeleira à Rede “Aldeias de Portugal”2022-05-31
Apresentação Oficial do Rali de Mortágua. “Mortágua Arena” promete ser a grande atração da edição deste ano. 2022-04-22
Município promoveu Turismo Inclusivo na Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL) 2022-03-23


Início | Município | Notícias | Eventos | Turismo | Contactos | Mapa do Site | Política de Privacidade