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Escola Secundária Dr. João Lopes de Morais entre as melhores escolas públicas nos Exames Nacionais

2022-07-12
Fonte: Câmara Municipal de Mortágua

Os rankings variam em função dos critérios utilizados, sendo que em todos eles a Escola Secundária Dr. João Lopes de Morais está no top 10 das melhores escolas públicas do país, tendo por base as médias dos exames nacionais.

Consoante a metodologia utlizada, a Escola Secundária Dr. João Lopes de Morais surge ora como 2ª, 3ª ou 4ª escola pública melhor classificada, numa listagem que junta 487 estabelecimentos de ensino públicos e privados, em que se realizaram pelo menos 100 exames por escola.

A nível do distrito de Viseu, a Secundária Alves Martins (Viseu) e a Secundária Dr. João Lopes de Morais destacam-se claramente, ocupando a liderança (com posições alternadas nalguns casos). Somando a totalidade das escolas, públicas e privadas, a Secundária de Mortágua aparece posicionada entre as 50 melhores, em qualquer dos rankings elaborados.

Do conjunto de disciplinas a exame, é de salientar em particular dois resultados alcançados pela Escola Secundária Dr. João Lopes de Morais, a média de 13,59 no exame nacional de Matemática e a média de 15,2 no exame nacional de Português – uma das mais altas de todo o país.

Nº1 no ranking da superação

Além da honrosa classificação em termos globais, a Escola Secundária Dr. João Lopes de Morais alcançou o primeiro lugar no índice de Superação do Ranking de Escolas. Este índice avalia o esforço e a capacidade de superação das escolas, e por conseguinte dos professores e dos alunos, fazendo a comparação entre a “média da escola e aquela que seria de esperar face ao seu contexto”. Este resultado evidencia e premeia o apoio que é dado aos alunos, nomeadamente aos que têm maiores dificuldades, promovendo condições de sucesso académico para todos. Estamos a falar do apoio individualizado e orientado, do acompanhamento dos alunos, mas também do apoio ao nível da Ação Social Escolar.

No indicador de Equidade, a Escola Secundária Dr. João Lopes de Morais surge em 50º lugar a nível nacional. Este indicador, utilizado pela primeira vez, avalia o desempenho de cada escola no que diz respeito a alunos que beneficiam da Ação Social, destacando as que promovem e garantem o sucesso dos alunos com situações socioeconómicas mais vulneráveis, contribuindo para a concretização do princípio da igualdade de oportunidades.

O diretor do Agrupamento de Escolas, Rui Parada da Costa, refere que este resultado no índice Superação “vêm premiar e confirmar o nosso lema, que nenhum aluno fica para trás, porque cada aluno conta”. O que só se consegue, diz, com diferenciação pedagógica em função das necessidades e ritmos de aprendizagem de cada aluno e um trabalho específico e orientado em sala de aula.

Rui Parada da Costa refere a preocupação constante diária com os alunos, como se sentem, para se intervir nos casos de maiores dificuldades. “O bem-estar dos alunos é uma prioridade e sempre foi”. A proximidade e empatia entre os alunos e os funcionários e entre os docentes e alunos, é outro fator que contribui para um bom ambiente escolar, com reflexos no processo de ensino-aprendizagem.  

Rui Parada da Costa refere que as expetativas eram boas, face às médias obtidas no final do ano letivo. “Os nossos resultados de 2020-2021 tinham sido bastantes bons, tínhamos uma média no Português do 12º ano de 15,4 valores”.

E lembra que já no ano letivo 2019-2020 a escola teve a melhor nota a nível nacional a Matemática Aplicada às Ciências Sociais. Num ano particularmente difícil marcado pela pandemia e aulas à distância, o Diretor do Agrupamento destaca o empenho e esforço dos alunos. "Estão de parabéns, eles é que são os heróis. Fizeram todos um grande esforço”.

Rui Parada da Costa destaca ainda “um quadro de professores experientes, muito competentes, preocupados com o bem-estar dos alunos”.

Satisfeito com estes resultados, Rui Parada da Costa vinca no entanto que “a escola não trabalha para os rankings, mas para a qualidade do sucesso dos nossos alunos”.

O presidente da Câmara Municipal, Ricardo Pardal, refere que estes resultados nos exames nacionais “são motivo de grande satisfação e orgulho para Mortágua, para os Mortaguenses e para a nossa comunidade educativa”. E felicita em primeiro lugar os alunos, “porque estes resultados são essencialmente fruto do seu trabalho e esforço, num contexto muito difícil e exigente, com todos os constrangimentos causados pela pandemia”. E releva também “a dedicação e o trabalho dos Professores e Funcionários, bem como dos Encarregados de Educação, na medida em que souberam ultrapassar os obstáculos e criar as condições para que estes resultados fossem possíveis”.

O presidente da Câmara destaca a classificação obtida pela Secundária de Mortágua no ranking da “superação”, porque significa que “a escola é inclusiva, se preocupa com todos, sem exceção, e promove oportunidades iguais de sucesso académico a todos”.

Ricardo Pardal sublinha o trabalho de diálogo, parceria e colaboração entre Agrupamento de Escolas e Município, no sentido de dar aos alunos as melhores condições de aprendizagem e as ferramentas necessárias para a sua formação integral. “O investimento na Educação é crucial para o nosso futuro, é semear hoje para colher amanhã. E boas sementes dão bons frutos. O que desejamos é que os nossos jovens adquiram competências que lhes possibilite a plena realização pessoal e profissional e o exercício de uma cidadania ativa e responsável”.

 


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