 A funcionar 24 horas por dia
A Santa Casa da Misericórdia de Mortágua já disponibiliza um serviço de tele-assistência que funciona 24 horas por dia. A Instituição decidiu avançar com este serviço de apoio via telefone, que vem complementar o seu serviço de Apoio Domiciliário mas com a particularidade de este ser um serviço permanente, disponível a qualquer hora do dia. O projecto arrancou em Novembro passado e estava previsto no Plano de Actividades da instituição. Tendo como objectivo a sua implementação foi realizado um inquérito junto dos utentes para apurar o nível de adesão, estando neste momento já confirmados 25 aderentes. O projecto é dirigido especialmente aos utentes do Apoio Domiciliário e Centro de Dia, no entanto qualquer Irmão da Santa Casa pode solicitar a adesão.
Esta linha de apoio é sobretudo muito útil para os idosos que vivem sozinhos. São variadas as situações em que pode ser importante ou mesmo crucial o recurso à tele-assistência, por exemplo, uma queda na banheira, uma indisposição, um princípio de enfarte, etc. Quando isso acontecer, podem accionar o aparelho e pedir ajuda. Do outro lado da linha estará alguém habilitado para dar resposta à situação e fazer o encaminhamento que for considerado adequado, consoante os factos relatados. Normalmente as pessoas ligam por questões de emergência, mas muitas vezes o motivo é apenas o facto de se sentirem sozinhas e precisarem de falar com alguém. Ás vezes basta conversar com a pessoa que está do outro lado da linha para se sentirem melhores.
A Central de chamadas, localizada no Porto, dispõe de uma base de dados que inclui além da ficha clínica do utilizador, que contém informação não sigilosa, um conjunto de contactos hierarquizados de pessoas e instituições que podem responder ao pedido de ajuda. Pode ser um familiar, um vizinho, os Bombeiros, o médico de família, a GNR, o Centro de Saúde, a Santa Casa da Misericórdia, etc.
O sistema é de fácil utilização, basta carregar num botão localizado num pequeno aparelho de controlo remoto, tipo relógio ou pulseira, que faz accionar a linha telefónica. O som é bastante audível, o que permite falar e ouvir à distância, mesmo deslocando-se dentro de casa, ultrapassando os obstáculos que as dificuldades auditivas por vezes colocam neste tipo de comunicação, sobretudo quando se trata de idosos.
Quando a Central recebe a chamada sabe logo quem está do outro lado. Cada utilizador tem um código que dá automaticamente acesso a uma base de dados.
Este é mais um serviço da Santa Casa da Misericórdia de Mortágua que tem como objectivo a qualidade de vida dos seus utentes, possibilitando um acompanhamento permanente e um apoio psicológico durante as 24 horas do dia.
|