Bem vindo ao ao www.cm-mortagua.pt

 Menu

 


 Agenda Municipal

 

Edição de
Outubro 2021


Versão em PDF


Acompanhe o Município
de Mortágua no Facebook

 


 

Conheça as novidades do Mercado Municipal



 Newsletter
Deseja receber notícias de Mortágua no seu endereço de e-mail?

Subscreva a nossa newsletter.

Clique aqui para se inscrever.


Notícia
Índice >  



Santa Casa da Misericórdia de Mortágua disponibiliza serviço de tele-assistência

2007-01-04
Fonte: Câmara Municipal de Mortágua

A funcionar 24 horas por dia

A Santa Casa da Misericórdia de Mortágua já disponibiliza um serviço de tele-assistência que funciona 24 horas por dia. A Instituição decidiu avançar com este serviço de apoio via telefone, que vem complementar o seu serviço de Apoio Domiciliário mas com a particularidade de este ser um serviço permanente, disponível a qualquer hora do dia. O projecto arrancou em Novembro passado e estava previsto no Plano de Actividades da instituição. Tendo como objectivo a sua implementação foi realizado um inquérito junto dos utentes para apurar o nível de adesão, estando neste momento já confirmados 25 aderentes. O projecto é dirigido especialmente aos utentes do Apoio Domiciliário e Centro de Dia, no entanto qualquer Irmão da Santa Casa pode solicitar a adesão.
Esta linha de apoio é sobretudo muito útil para os idosos que vivem sozinhos. São variadas as situações em que pode ser importante ou mesmo crucial o recurso à tele-assistência, por exemplo, uma queda na banheira, uma indisposição, um princípio de enfarte, etc. Quando isso acontecer, podem accionar o aparelho e pedir ajuda. Do outro lado da linha estará alguém habilitado para dar resposta à situação e fazer o encaminhamento que for considerado adequado, consoante os factos relatados. Normalmente as pessoas ligam por questões de emergência, mas muitas vezes o motivo é apenas o facto de se sentirem sozinhas e precisarem de falar com alguém. Ás vezes basta conversar com a pessoa que está do outro lado da linha para se sentirem melhores.
A Central de chamadas, localizada no Porto, dispõe de uma base de dados que inclui além da ficha clínica do utilizador, que contém informação não sigilosa, um conjunto de contactos hierarquizados de pessoas e instituições que podem responder ao pedido de ajuda. Pode ser um familiar, um vizinho, os Bombeiros, o médico de família, a GNR, o Centro de Saúde, a Santa Casa da Misericórdia, etc.
O sistema é de fácil utilização, basta carregar num botão localizado num pequeno aparelho de controlo remoto, tipo relógio ou pulseira, que faz accionar a linha telefónica. O som é bastante audível, o que permite falar e ouvir à distância, mesmo deslocando-se dentro de casa, ultrapassando os obstáculos que as dificuldades auditivas por vezes colocam neste tipo de comunicação, sobretudo quando se trata de idosos.
Quando a Central recebe a chamada sabe logo quem está do outro lado. Cada utilizador tem um código que dá automaticamente acesso a uma base de dados.
Este é mais um serviço da Santa Casa da Misericórdia de Mortágua que tem como objectivo a qualidade de vida dos seus utentes, possibilitando um acompanhamento permanente e um apoio psicológico durante as 24 horas do dia.



Direitos de autor reservados
ImprimirImprimir

  Outras notícias
Primeira reunião do Executivo Camarário2021-10-22
Presidente da Câmara eleito traçou objetivos do programa de governação para os próximos 4 anos: “Fazer mais pelas Pessoas” e construir uma “Melhor Mortágua”.2021-10-19
Bruno Sancho vence em casa e sagra-se novo Campeão Nacional de Maratona XCM, categoria Elites.2021-10-18
Ricardo Pardal tomou posse como presidente da Câmara para o mandato 2021-20252021-10-18
Marcos Históricos. Praça do Município acolheu o espetáculo “A Encruzilhada do Bussaco”. 2021-10-12
Receção aos alunos da Academia Saber+. Ano letivo arrancou com cerca de 70 alunos já inscritos.2021-10-04
Passeio Noturno Encenado – “Marcos Históricos - A encruzilhada do Bussaco”2021-09-29
Joaquim Silva e Pedro Pinto foram bronze no Campeonato Nacional de Rampa 2021-09-13
Mortágua tem 4º mural evocativo das Invasões Francesas. Trabalho é da autoria da artista mortaguense Rute Gonzalez. 2021-09-08
Joaquim Silva, da equipaTavfer-Measindot-Mortágua, venceu 1ª Etapa e é Camisola Amarela do GP Jornal de Notícias 2021-09-01


Início | Município | Notícias | Eventos | Turismo | Contactos | Mapa do Site | Política de Privacidade