Bem vindo ao ao www.cm-mortagua.pt


Mensagem do
Presidente


 Menu

 


 Agenda Municipal

 

Edição de
julho 2022


Versão em PDF


Acompanhe o Município
de Mortágua no Facebook

 


 

Conheça as novidades do Mercado Municipal



 Newsletter
Deseja receber notícias de Mortágua no seu endereço de e-mail?

Subscreva a nossa newsletter.

Clique aqui para se inscrever.


Notícia
Índice >  



Mortágua acolhe Gabinete de Inovação Regional

2022-06-07
Fonte: Câmara Municipal de Mortágua

O projeto Projeto @GIR - Gabinete de Inovação Regional, é uma iniciativa do Instituto Politécnico de Coimbra que pretende aproximar a academia aos territórios da região e trazer o conhecimento e a inovação para os mesmos, promovendo a transferência de conhecimento, investigação, inovação, formação, para os agentes locais (empresas, empreendedores, instituições públicas e privadas, associações, autarquias), contribuindo, desta forma, para o desenvolvimento local e regional.

O Município de Mortágua é parceiro deste projeto, sendo o Gabinete de Inovação Regional (a funcionar no Ninho de Empresas) mais um serviço de apoio para a concretização de ideias e projetos, a resolução de problemas ou resposta a necessidades identificadas.

Paral tal, o projeto conta com uma equipa multidisciplinar, abrangendo as várias escolas e valências ministradas no Instituto Politécnico de Coimbra, que está disponível para apoiar as pessoas e entidades locais que manifestem interesse em beneficiar dessa partilha de conhecimento e de boas práticas, e trabalhar em conjunto para dar resposta às suas necessidades, aos seus desafios e projetos.

O Gabinete de Inovação Regional disponibiliza um atendimento quinzenal (5ªs feiras - 14h30), sendo também possível agendar reuniões ou visitas aos próprios locais (empresas e outras entidades) noutros dias, mediante prévia marcação.  

O projeto e a equipa associada foram apresentados à comunidade de Mortágua no passado dia 30 de maio. A Vice-Presidente do IPC, Drª Érica Castanheira, referiu que este projeto permite à instituição “sair das suas paredes, descentralizar a sua atividade”, e levar o conhecimento, a inovação, os alunos, aos territórios da região. “Muitas vezes o trabalho de investigação e inovação é feito entre paredes e consideramos essencial vir ao terreno, ouvir os agentes locais, porque nem sempre o que estamos a desenvolver dá resposta áquilo que são as necessidades das pessoas e entidades destes territórios. É este encontro entre as necessidades do território e o nosso saber-fazer que queremos promover. Ganhamos todos com este projeto”.

O presidente da Câmara Municipal, Ricardo Pardal, felicitou o Politécnico pela “iniciativa inovadora” de vir até aos territórios, e referiu que o projeto é uma oportunidade única para todos os agentes locais com atividade no concelho que queiram beneficiar desta colaboração do IPC e melhorar as suas organizações. Referiu que a própria Câmara Municipal, no âmbito da parceria estabelecida, também pediu o apoio do IPC para o projeto do regadio da barragem de Macieira, relativamente ao estudo e avaliação das culturas a implementar, “de forma a podermos potenciar o regadio”. “Tudo isto tem de ser feito com o envolvimento das pessoas, da Junta de Agricultores, para podermos obter os resultados que todos desejamos”, vincou.  

Sendo que o objetivo é que quando o investimento estiver para começar já haja trabalho feito relativamente ao estudo das culturas, do planeamento e organização produtiva da Várzea de Macieira.

Para mais informações os interessados podem contactar:

Ninho de Empresas do Município de Mortágua:

Telef. 231 927 030

Email: ninho.empresas@cm-mortagua.pt

Instituto Politécnico de Coimbra:

gic@ipc.pt

sonia.chelinho@ipc.pt

967360974

 

 


Direitos de autor reservados
ImprimirImprimir

  Outras notícias
Festa de Encerramento do ano letivo na Escola Básica Dr. Afonso Abrantes2022-07-01
Mortágua acolheu reunião operacional do Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Rurais 2022-06-29
Lançamento do livro “Memórias da Vila da Irmânia"2022-06-29
Passeio Literário “No trilho de Tomás da Fonseca” juntou cerca de 100 participantes2022-06-28
Mercado Municipal. Obras de requalificação arrancam no início do mês de julho.2022-06-28
Município de Mortágua aderiu a programa que capacita trabalhadores do setor do turismo2022-06-17
Município entregou jogo didático sobre as “Invasões Francesas” a alunos do Agrupamento de Escolas 2022-06-03
Assinado protocolo de adesão da Marmeleira à Rede “Aldeias de Portugal”2022-05-31
Apresentação Oficial do Rali de Mortágua. “Mortágua Arena” promete ser a grande atração da edição deste ano. 2022-04-22
Município promoveu Turismo Inclusivo na Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL) 2022-03-23


Início | Município | Notícias | Eventos | Turismo | Contactos | Mapa do Site | Política de Privacidade