Bem vindo ao ao www.cm-mortagua.pt


Mensagem do
Presidente


 Menu

 


 Agenda Municipal

 

Edição de
julho 2022


Versão em PDF


Acompanhe o Município
de Mortágua no Facebook

 


 

Conheça as novidades do Mercado Municipal



 Newsletter
Deseja receber notícias de Mortágua no seu endereço de e-mail?

Subscreva a nossa newsletter.

Clique aqui para se inscrever.


Notícia
Índice >  



Dia do Município prestou homenagem aos Autarcas Afonso Abrantes e Bráulio de Sousa

2022-05-27

 

 

Mortágua comemorou no passado dia 26 de Maio o seu Dia do Município, feriado municipal. As cerimónias tiveram lugar na Escola Básica Dr. Afonso Abrantes, e além das Entidades Municipais, marcaram presença a Delegada Regional de Educação do Centro, Drª. Cristina Oliveira, o Vice-Presidente da CIM-Região de Coimbra, Raúl Almeida, presidentes das Juntas de Freguesia, autarcas dos concelhos vizinhos, Coordenador da Adices, representantes de Associações e Instituições Locais, e muitos Mortaguenses que se quiseram associar a esta data especial.

Antes da Sessão Solene, entidades e público foram convidados a visitar uma exposição de trabalhos elaborados por alunos do 1º Ciclo e Pré-Escolar que frequentam o Centro Educativo.

Nas suas intervenções na Sessão Solene, o presidente da Assembleia Municipal, Acácio Fernandes, e o presidente da Câmara Municipal, Ricardo Pardal, evocaram e prestaram emocionada homenagem aos dois ex-presidentes de Câmara que já partiram, Afonso Abrantes e Bráulio de Sousa, por tudo o que fizeram por Mortágua e pelas suas gentes.

Muito emocionado, o presidente da Assembleia Municipal recordou o cidadão, o autarca e o “amigo” Afonso Abrantes, que dedicou parte da sua vida ao ensino e pugnou para que todos tivessem as mesmas oportunidades de acesso à Educação. “A escola dos seus sonhos foi contruída aqui na antiga Cerâmica de Mortágua”. Recordou também Bráulio de Sousa, médico e primeiro presidente eleito após o 25 de Abril, destacando a sua dedicação ao concelho, em tempos muito difíceis, em que os dinheiros públicos, os recursos humanos e materiais eram escassos.

O presidente da Câmara Municipal, Ricardo Pardal, lembrou a determinação, a combatividade e a visão estratégica de Afonso Abrantes em tudo aquilo em que se envolveu e a sua ação no desenvolvimento do território de Mortágua. “Ambicionou sempre “fazer diferente” e deixar uma marca pessoal nos projetos em que participou como político e cidadão”. Por tudo o que construiu e legou ao concelho, afirmou, “Afonso Abrantes foi um dos mais proeminentes empreendedores do processo de afirmação de Mortágua na Região Centro como território de progresso, desenvolvimento e coesão social, deixando uma marca indelével no território de Mortágua”.

Prestou tributo à memória de Bráulio de Sousa, que faleceu no passado dia 21 de maio, e recordou “um cidadão singular, um médico exemplar e um autarca distinto e prestigiado no Poder Local Democrático”. O presidente da Assembleia Municipal pediu um minuto de silêncio em memória dos dois autarcas e amigos, o qual foi cumprido de pé, seguido de um demorado aplauso.

O presidente da Camara felicitou os Trabalhadores Municipais homenageados neste dia, e através deles, todos os Trabalhadores do Município, reconhecendo o valor do seu trabalho e a dedicação que põem na prestação do serviço público municipal.

Saudou o movimento associativo e em especial a Casa do Benfica de Mortágua, agraciada neste dia, afirmando que esta coletividade “representa um valor seguro na formação desportiva e humana dos jovens Mortaguenses”, e enaltecendo também o seu importantíssimo papel na promoção da igualdade de género na prática desportiva. 

Dirigiu palavras de reconhecimento público ao homenageado Gualter Ângelo Mendes. “É para mim uma honra fazer parte deste justo reconhecimento que hoje aqui prestamos ao Homem de causas, altruísta, solidário, empresário e grande dinamizador do movimento associativo do nosso concelho”.

O dia e momento serviu para o presidente da Câmara fazer um balanço dos 193 dias de governação do Executivo Municipal, desde a sua tomada de posse. “O cenário que até agora encontrámos está dentro do que era esperado, o acompanhamento e a leitura que fazíamos estavam certos, o que quer dizer que a exigência é elevadíssima e os desafios tem sido e serão tremendos para se “normalizar” a casa, para manter o normal funcionamento dos serviços e acudir a tudo o que está em défice, e ainda para projetar já algumas mudanças visando um futuro diferente – a nossa “Melhor Mortágua”, referiu.

“Da nossa parte está visto, temos de trabalhar muito e estamos a fazê-lo afincadamente. Não se consegue, em tão pouco tempo, mudar tudo o que há para mudar e acudir a todos os fogos, mas estamos no nosso limite e é assim que vamos continuar, porque a mudança tem que acontecer e vai acontecer. O futuro de Mortágua está ser construído com os olhos no presente, em equipa, em esforço, com trabalho e foco unicamente no que interessa: no bem-estar dos Mortaguenses, e em corresponder à responsabilidade que nos foi confiada”, afirmou

Nestes seis meses de governação, informou, deu-se início à 1ª fase do Estudo das Redes de Drenagem e Sistemas de Tratamento de Saneamento, encontrando-se em elaboração o diagnóstico e propostas de soluções técnicas para execução dos projetos de intervenção e recuperação das ETAR´s de Mortágua, Felgueira, Parque Industrial, Vila Meã e Crafuncho. O objetivo final é ter um Plano Geral de Drenagem e Tratamento para todo o concelho, que servirá de base aos projetos de intervenção.

Foi adjudicada a elaboração do Plano de Promoção de Acessibilidades na Vila de Mortágua, e efetuado o levantamento do estado da Rede Viária do Concelho no sentido de preparar empreitadas de beneficiação e condições de segurança nas vias municipais. Foram executados o Skate Park e os equipamentos de apoio aos Campos de Ténis, e lançadas as empreitadas de requalificação da “Casa Lobo” e do novo Centro de Atividades Escutistas na Gândara. Avançou que no próximo mês de junho vão iniciar-se as obras de reforço do sistema de abastecimento de água à Sobrosa. Referiu ainda as novas competências que o Município já começou a exercer em matéria de Educação e Ação Social, estando em preparação o processo para a transferência de competências em matéria de Saúde. Além da resolução dos problemas dos sistemas de Tratamento de Águas Residuais, apontou como grandes desafios a implementação do sistema de regadio da Barragem de Macieira e a reconstrução da Barragem do Lapão, obras que requerem apoios do Estado, dado o investimento em causa.

Deu conta que o Município, no âmbito do apoio a cidadãos ucranianos refugiados da guerra, acolheu várias famílias ucranianas, estando nesta fase quase todos empregados e com autossubsistência assegurada.

No final da sessão procedeu-se ao descerramento de uma placa na entrada do Centro Educativo, que passou a ostentar o nome de Escola Básica Dr. Afonso Abrantes, numa homenagem ao professor, cidadão e autarca, falecido em agosto do ano passado. Presidente da Câmara entre 1989 e 2013, Afonso Abrantes foi o obreiro da edificação do Centro Educativo de Mortágua e durante toda a sua vida de autarca fez da Educação uma verdadeira paixão, promovendo condições de sucesso e de igualdade de oportunidades para todos.

Afonso Abrantes passa a ser o “patrono” desta escola, à semelhança do que já sucede com outras personalidades locais que dão nome a outras duas escolas do concelho (Escola Secundária Dr. João Lopes de Morais e Escola Básica 2.3 José Lopes de Oliveira).

Maria Elisa Abrantes, viúva de Afonso Abrantes, filhos e outros familiares, estiveram presentes no ato público de atribuição do novo nome à Escola Básica, tendo os netos sido convidados a descerrar a placa identificativa, num momento carregado de emoção e simbolismo.

 


Direitos de autor reservados
ImprimirImprimir

  Outras notícias
Festa de Encerramento do ano letivo na Escola Básica Dr. Afonso Abrantes2022-07-01
Mortágua acolheu reunião operacional do Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Rurais 2022-06-29
Lançamento do livro “Memórias da Vila da Irmânia"2022-06-29
Passeio Literário “No trilho de Tomás da Fonseca” juntou cerca de 100 participantes2022-06-28
Mercado Municipal. Obras de requalificação arrancam no início do mês de julho.2022-06-28
Município de Mortágua aderiu a programa que capacita trabalhadores do setor do turismo2022-06-17
Município entregou jogo didático sobre as “Invasões Francesas” a alunos do Agrupamento de Escolas 2022-06-03
Assinado protocolo de adesão da Marmeleira à Rede “Aldeias de Portugal”2022-05-31
Apresentação Oficial do Rali de Mortágua. “Mortágua Arena” promete ser a grande atração da edição deste ano. 2022-04-22
Município promoveu Turismo Inclusivo na Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL) 2022-03-23


Início | Município | Notícias | Eventos | Turismo | Contactos | Mapa do Site | Política de Privacidade