Bem vindo ao ao www.cm-mortagua.pt


Mensagem do
Presidente


 Menu

 


 Agenda Municipal

 

Edição de
maio 2022


Versão em PDF


Acompanhe o Município
de Mortágua no Facebook

 


 

Conheça as novidades do Mercado Municipal



 Newsletter
Deseja receber notícias de Mortágua no seu endereço de e-mail?

Subscreva a nossa newsletter.

Clique aqui para se inscrever.


Notícia
Índice >  



Abertura da Exposição “Uma Vida a Fazer Ler”

2022-05-11
Fonte: Câmara Municipal de Mortágua

O Município homenageia escritor mortaguense Branquinho da Fonseca

 

A Biblioteca Municipal homenageou o seu patrono no  passado sábado, dia 7 de maio, com a inauguração da Exposição itinerante “Branquinho da Fonseca: Uma Vida a Fazer Ler”.

É constituída por cinco expositores, cuja informação nos remete para a vida e obra de Branquinho da Fonseca.

Promovida pela Câmara Municipal, a Exposição conta com a coordenação de Maria Mota (Licenciada em História e Investigadora da FCSH da Universidade Nova de Lisboa) e Luís Branquinho (neto do escritor), os quais foram responsáveis pela investigação e textos que suportam a mesma.

A Exposição convive com os elementos do espaço que a acolhe, entre os livros e a leitura, em que o visitante-leitor percorre as salas e descobre as facetas de “Humanista”, “Escritor”, “Bibliotecário”, bem como a “Geografia Literária”, deste cidadão, nascido na aldeia das Laceiras a 4 de maio de 1905, e filho de outro vulto da nossa literatura, Tomás da Fonseca.

Uma viagem pela vida e obra deste Homem que tanto fez por Portugal, e que teve a coragem de pugnar, em tempos de ditadura, por uma educação que chegasse a todos, através do poder da leitura na formação do indivíduo enquanto cidadão.

Em 1953, criou a primeira Biblioteca Móvel destinada a levar os livros às zonas mais afastadas do concelho de Cascais. 

O êxito desta iniciativa levou-o a ser convidado para criar e dirigir, a partir de 1958, o Serviço de Bibliotecas Itinerantes e Fixas da Fundação Calouste Gulbenkian. O projeto a que se dedicou, até ao final da vida, contribuiu para a construção da primeira estrutura de promoção de leitura pública, a nível nacional, incluindo as Ilhas dos Açores e Madeira, promovendo o acesso aos livros, o gosto pela leitura e pelo conhecimento. As icónicas “carrinhas” da Gulbenkian fazem parte da memória de muitos portugueses que ali acederam aos primeiros livros e desenvolveram o gosto pela leitura.

O Presidente da Câmara , Ricardo Pardal,  presente na abertura, agradeceu a presença de todos e acompanhou o público na visita guiada à Exposição.

Netos, bisnetos e demais família, admiradores e leitores marcaram presença  neste dia, partilhando, nas palavras de Luís Branquinho de Oliveira, a sua missão, orientada para a elevação social de todos através da cultura. Luís Branquinhorefere, ainda, queo seu avô foi sempre um exemplo do comportamento pela sua consciência humanista, pelo seu afeto, paciência e dedicação ao trabalho.

Paralelamente à exposição foi  ainda apresentada uma brochura, com o mesmo título, que poderá ser adquirida na Biblioteca.A música fez parte integrante do evento, dois jovens, alunos da escola de música da Filarmónica de Mortágua, deliciaram os presentes ao som da flauta transversal e do saxofone.

“Uma Vida a Fazer Ler” é uma viagem que, a Biblioteca Municipal “Branquinho da Fonseca”, pretende partilhar com as suas congéneres e outras Instituições, estando disponível para itinerância a partir de 4 de Julho.

Até ao dia 30 de Junho poderá visitar a exposição, na Biblioteca Municipal Branquinho da Fonseca, de segunda a sexta-feira, das 9h30 às 13h00 e das 14h30 às 18h00.

 


Direitos de autor reservados
ImprimirImprimir

  Outras notícias
Município de Mortágua felicita as 17 empresas do concelho distinguidas com o selo PME LÍDER 20212022-05-24
‘Mortágua Arena’ proporcionou espetáculo no Rally de Portugal2022-05-23
Caminhada e BTT “Na Rota Napoleónica” juntou participantes dos municípios de Mortágua, Mealhada e Penacova2022-05-23
CLDS 4G de Mortágua assinalou Mês do Coração com atividades físicas e ação de sensibilização para a saúde.2022-05-20
Câmara Municipal aprova transferência financeira para as Juntas de Freguesia no valor global de cerca de 650 mil euros2022-05-18
Apresentação Oficial do Rali de Mortágua. “Mortágua Arena” promete ser a grande atração da edição deste ano. 2022-04-22
Município promoveu Turismo Inclusivo na Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL) 2022-03-23
Ciclismo. Tavfer-Mortágua-Ovos Matinados apresentou plantel e equipa técnica, e dá continuidade ao legado de Pedro Silva. 2022-01-31
Eleições Legislativas 20222022-01-19
Rali de Mortágua: Bruno Magalhães vence e Ricardo Teodósio é campeão nacional2021-11-08


Início | Município | Notícias | Eventos | Turismo | Contactos | Mapa do Site | Política de Privacidade