Bem vindo ao ao www.cm-mortagua.pt


Mensagem do
Presidente


 Menu

 


 Agenda Municipal

 

Edição de
maio 2022


Versão em PDF


Acompanhe o Município
de Mortágua no Facebook

 


 

Conheça as novidades do Mercado Municipal



 Newsletter
Deseja receber notícias de Mortágua no seu endereço de e-mail?

Subscreva a nossa newsletter.

Clique aqui para se inscrever.


Notícia
Índice >  



Valorização da Floresta. Mortágua acolhe ações de implementação do âmbito do projeto forest4future.

2022-04-22
Fonte: Câmara Municipal de Mortágua

No passado dia 13 de abril, a Escola Superior Agrária de Coimbra (ESAC-IPC), juntamente com a Universidade de Aveiro, realizaram ações de implementação no âmbito do projeto forest4future 2021.

As ações desenvolvidas no terreno consistiram na proteção das Plantas de Espécies Autóctones – colocação de estilha, após Plantação; e colocação de estilha para preparação de nova plantação na campanha de outono de 2022. Na primeira ação procedeu-se à colocação de mulch para redução da perda de água por evapotranspiração e redução da germinação de infestantes na caldeira da planta, e na segunda, à preparação do local para instalação de plantas micorrizadas.

A iniciativa teve lugar na área florestal de Mortágua e contou com parceria da Câmara Municipal de Mortágua e da Adices.

O forest4future é um projeto piloto de constituição de uma rede regional para valorização da fileira florestal da Região Centro. E tem como principal objetivo a demonstração de tecnologias inovadoras que permitam aumentar a cadeia de valor da fileira florestal. São incluídas as várias fases da cadeia, desde as plantas até aos produtos finais. As ações de desmonstração baseiam-se em projetos piloto e provas de conceito realizadas em contexto real, tendo em atenção as várias realidades do território da Região Centro.

O projeto assenta em quatro pilares fundamentais: Plantas e Viveiros (focado no aumento da quantidade e qualidade da produção florestal); a Gestão Florestal (focado na otimização da gestão florestal ao longo de todo o ciclo da produção); Indústria (focado no setor industrial, abrangendo todas as fases desde a obtenção dos produtos florestais ao uso dos produtos, incluindo a aplicação e a manutenção); e Floresta Multiusos (focado na valorização dos recursos endógenos de uma região que apresenta uma grande especificidade de solos e clima associada a um grande dinamismo empreendedor).

Para garantir o sucesso das ações são envolvidos, com uma forte a articulação entre si, a totalidade dos agentes económicos com intervenção em cada componente, que globalmente vão desde os produtores florestais aos utilizadores finais.

 


Direitos de autor reservados
ImprimirImprimir

  Outras notícias
Município de Mortágua felicita as 17 empresas do concelho distinguidas com o selo PME LÍDER 20212022-05-24
‘Mortágua Arena’ proporcionou espetáculo no Rally de Portugal2022-05-23
Caminhada e BTT “Na Rota Napoleónica” juntou participantes dos municípios de Mortágua, Mealhada e Penacova2022-05-23
CLDS 4G de Mortágua assinalou Mês do Coração com atividades físicas e ação de sensibilização para a saúde.2022-05-20
Câmara Municipal aprova transferência financeira para as Juntas de Freguesia no valor global de cerca de 650 mil euros2022-05-18
Apresentação Oficial do Rali de Mortágua. “Mortágua Arena” promete ser a grande atração da edição deste ano. 2022-04-22
Município promoveu Turismo Inclusivo na Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL) 2022-03-23
Ciclismo. Tavfer-Mortágua-Ovos Matinados apresentou plantel e equipa técnica, e dá continuidade ao legado de Pedro Silva. 2022-01-31
Eleições Legislativas 20222022-01-19
Rali de Mortágua: Bruno Magalhães vence e Ricardo Teodósio é campeão nacional2021-11-08


Início | Município | Notícias | Eventos | Turismo | Contactos | Mapa do Site | Política de Privacidade