Bem vindo ao ao www.cm-mortagua.pt


Mensagem do
Presidente


 Menu

 


 Agenda Municipal

 

Edição de
agosto 2022


Versão em PDF


Acompanhe o Município
de Mortágua no Facebook

 


 

Conheça as novidades do Mercado Municipal



 Newsletter
Deseja receber notícias de Mortágua no seu endereço de e-mail?

Subscreva a nossa newsletter.

Clique aqui para se inscrever.


Notícia
Índice >  



Junta de Freguesia de Espinho divulgou trilho ao longo da ribeira de Santa Cristina

2022-04-05
Fonte: Câmara Municipal de Mortágua

A Junta de Freguesia de Espinho organizou, no passado dia 3, uma Caminhada, com o objetivo de apresentar e divulgar o trilho pedestre e ciclável criado ao longo da ribeira de Santa Cristina. Para o efeito convidou a Câmara Municipal e as Associações da Freguesia, dando a conhecer este trilho, que já está acessível à população em geral.

Com uma extensão de 11 km (ida e volta), tem início em Santa Cristina e termina na Cadima, junto ao Painçal, sendo o primeiro trilho criado na área da freguesia. A iniciativa de abertura do trilho é fruto, desde logo, da vontade e do entusiasmo de um grupo de amantes do BTT, a que se juntou a Associação de Moradores e Amigos do Painçal e a Junta de Freguesia de Espinho, num trabalho de cooperação. Um trabalho que incluiu a limpeza seletiva do trilho, a construção de pontões em madeira, além da sensibilização dos proprietários dos terrenos para a plantação de árvores autóctones.

José António Silva, presidente da Junta de Freguesia de Espinho, referiu que “o objetivo final é que venha a ser homologado como Percurso Pedestre, com a devida sinalética e informação, a juntar aos outros que já temos no concelho”.

Salientou que este “é um trilho bastante acessível, que não oferece dificuldades, e que está rodeado de grande beleza natural, além da tranquilidade”. Ao longo do percurso o visitante vai encontrar águas cristalinas, vegetação ripícola, carvalhos, freixos, salgueiros, bem como levadas, açudes de pedra, moinhos antigos, e até impressionantes formações rochosas.

Como curiosidade, alguns pontos do trilho estão assinalados com nomes, como Foz, Poiso, Vale do Abutre, Moinho do Tanorro, Presa do Areeiro. “São nomes que os antigos davam a estas terras ao longo do trilho, aos locais onde havia represas, açudes, moinhos, e nós fomos recuperar essas denominações, que servem para as pessoas se localizarem”. A Junta de Freguesia vai ainda colocar sinalética nas entradas do trilho e onde haja cruzamentos. Numa segunda fase, pretende-se prolongar o trilho até à povoação da Ribeira, passando por Vila Boa, somando cerca de 18 km, ida e volta.

A freguesia vai ganhando mais pontos turísticos, o que leva a Junta de Freguesia a pensar na criação de uma página da Internet “onde possamos divulgar estas belezas naturais e atrações que temos na freguesia, que já permitem às pessoas fazer um programa de visita, seja fazer este trilho, visitar o Lagar de Varas, participar numa lagarada, e alojar-se no Parque Temático”, adianta.

O presidente da Câmara Municipal, Ricardo Pardal, o Vereador Luís Filipe Rodrigues e a Vereadora Ilda Matos, associaram-se à caminhada, que terminou com um Almoço-Convívio no parque de merendas junto ao Lagar de Varas de Vale de Mouro. A este momento juntaram-se ainda famílias ucranianas, oriundas da região de Odessa, que fugiram da guerra e foram acolhidas pelo Município de Mortágua. “Estamos a fazer tudo para facilitar a sua integração na nossa comunidade, na nossa cultura, e recebemo-las de braços abertos, dando-lhes o nosso acolhimento, conforto e solidariedade”.

Referindo-se ao trilho dado a conhecer, o presidente da Câmara referiu que é mais um exemplo das enormes potencialidades do concelho ao nível do chamado turismo de natureza. “Temos trilhos de grande qualidade e beleza, que beneficiam das nossas ribeiras e da flora autóctone que se mantem intacta e preservada”. Acrescentando: “Estes trilhos são um fator de atração de visitantes mas também são importantes para a qualidade de vida dos que cá vivem”, afirmou.

O presidente da Câmara aproveitou ainda a presença dos representantes das Associações da freguesia para manifestar a total abertura e disponibilidade da Autarquia para trabalhar com as Associações do concelho, “sempre com uma postura de simplicidade, humildade, diálogo franco e espírito de cooperação, apoiando as suas atividades e projetos na medida das nossas possibilidades financeiras”. Sublinhou a ideia das Associações cooperarem entre si, ajudarem-se mutuamente e desenvolverem iniciativas em parceria, “porque infelizmente há menos população e sobretudo pessoas que se dediquem ao Associativismo”, disse.

Ricardo Pardal defendeu que as atividades das Associações devem ser realizadas, preferencialmente, nos seus territórios, nas suas aldeias ou freguesias, no seu espaço próprio, “não havendo necessidade de concentrar as atividades na Vila e fazer deslocar as pessoas”. Naturalmente que há exceções, apontando o exemplo da festa das Tasquinhas, que voltam este ano, e que fazem todo o sentido ser realizadas na sede do concelho.

Informou ainda que a Câmara Municipal vai avançar para a criação de uma plataforma eletrónica que vai ter vários interfaces de comunicação, nomeadamente com as Associações, permitindo partilhar e promover as suas atividades.

 


Direitos de autor reservados
ImprimirImprimir

  Outras notícias
Município agradece a todos os que participaram e colaboraram na Mortágua Viva`20222022-08-17
Tavfer-Mortágua-Ovos Matinados brilhou na Volta a Portugal 2022-08-16
Abertura oficial da “Mortágua Viva”2022-08-10
João Matias bisa e dá segunda vitória àTavfer-Mortágua-Ovos Matinados na Volta a Portugal2022-08-08
“Mortágua Viva”: dias de festa que marcam o ritmo do concelho2022-08-04
Município de Mortágua aderiu a programa que capacita trabalhadores do setor do turismo2022-06-17
Município entregou jogo didático sobre as “Invasões Francesas” a alunos do Agrupamento de Escolas 2022-06-03
Assinado protocolo de adesão da Marmeleira à Rede “Aldeias de Portugal”2022-05-31
Apresentação Oficial do Rali de Mortágua. “Mortágua Arena” promete ser a grande atração da edição deste ano. 2022-04-22
Município promoveu Turismo Inclusivo na Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL) 2022-03-23


Início | Município | Notícias | Eventos | Turismo | Contactos | Mapa do Site | Política de Privacidade