Bem vindo ao ao www.cm-mortagua.pt


Mensagem do
Presidente


 Menu

 


 Agenda Municipal

 

Edição de
agosto 2022


Versão em PDF


Acompanhe o Município
de Mortágua no Facebook

 


 

Conheça as novidades do Mercado Municipal



 Newsletter
Deseja receber notícias de Mortágua no seu endereço de e-mail?

Subscreva a nossa newsletter.

Clique aqui para se inscrever.


Notícia
Índice >  



Cultura. Espetáculo prestou tributo a Tino Lobo

2022-03-30
Fonte: Câmara Municipal de Mortágua

Na véspera do Dia Mundial do Teatro, a ACERT prestou homenagem ao mortaguense Abraltino Lobo (Tino Lobo, como é mais conhecido), com um espetáculo de tributo. Ao palco subiu a peça “Car12”, um espetáculo onde a mímica, a pantomina, o simbolismo, vestem a pele do texto teatral, e objetos utilitários do nosso quotidiano ganham musicalidade e uma nova vida. Uma dramaturgia mágica, humorada e comovente.

Tino Lobo tem 89 anos e dedicou quase meio século de vida ao teatro, sempre com uma enorme dedicação, paixão e entusiasmo, tendo sido encenador do Teatro Experimental de Mortágua, Teatro da A.C.R.D. de Vila Nova, Grupo Cénico de São Joaninho, Grupo de Teatro ARCA (Alvarim-Tondela). Por onde passou deixou sempre uma marca da sua entrega ao teatro amador, recebendo o carinho, o respeito e o reconhecimento de todos.

Para além do homem do teatro, homenageou-se também o cidadão, ativo na vida politica, cultural e associativa local, e o homem generoso e solidário.

Familiares, Amigos, Diretores e Atores dos vários grupos por onde passou, fizeram questão de marcar presença na homenagem, à qual também se associou a Câmara Municipal de Mortágua, desde a primeira hora, e muitos Mortaguenses.

José Rui Martins, presidente da Direção da ACERT, referiu que esta era uma “homenagem justa e merecida” a quem dedicou uma parte significativa da sua vida ao teatro amador. “É um tributo singelo, mas sentido. Um momento de encontro do público e dos mortaguenses com o nosso Tino Lobo, num gesto de gratidão de todos os que reconhecem nele um valioso tesouro humano com teatro a pulsar no seu coração solidário”.

”Haverá na nossa região poucas pessoas com um percurso tão apaixonante pelo teatro e que se tenha entregado ao teatro com uma generosidade, que não é muito comum, sem qualquer interesse de promoção pessoal ou social, como se fosse tão natural como respirar”, afirmou. E destacou a dinâmica que imprimiu aos grupos de teatro amador, a começar pelo Teatro Experimental de Mortágua, de que foi um dos fundadores, e posteriormente trabalhando com outros grupos da nossa região. Refira-se que o Grupo ARCA, de Alvarim, tem um auditório ao qual deu o seu nome.

E confidenciou que o Trigo Limpo teatro ACERT sentiu, desde a sua formação em 1976, os afetos entusiastas de Tino Lobo, nomeadamente no acompanhamento assíduo dos seus espetáculos, na partilha da sua opinião avalizada e da sua imensa capacidade de conhecimento e experiência sobre a função social do teatro.

O dirigente da ACERT destacou outras facetas de Tino Lobo, a sua intervenção política ativa (contra o regime salazarista e marcelista) e cívica, e o seu espírito solidário. Desde 2012 que o casal atribui um prémio monetário, de caráter anual, ao melhor aluno do Ensino Secundário. O Prémio de Mérito e de Louvor “Tinos”, traduz o seu altruísmo e a sua solidariedade para com as gerações mais novas e o seu futuro.

José Rui Martins expressou palavras de gratidão, admiração e reconhecimento, em nome pessoal e do Trigo Limpo teatro ACERT.

O presidente da Câmara Municipal, Ricardo Pardal, referiu que era com enorme prazer que o Município se associava à homenagem e deixou palavras de agradecimento: ”Bem-Haja Tino Lobo pelo trabalho que desenvolveu ao longo de muitos anos em prol da cultura em Mortágua”.

O Teatro Experimental de Mortágua endereçou uma mensagem ao homenageado, dizendo que Tino Lobo foi um dos maiores impulsionadores do teatro amador em Mortágua e na região, e manifestando o seu agradecimento e reconhecimento público pela sua inestimável dedicação às causas culturais. A mensagem salienta ainda a “sementeira” do gosto pelo teatro que deixou nas diversas participações em que esteve envolvido.

O Grupo de Teatro de Vila Nova, onde Tino Lobo fez a sua última encenação (a peça “O Saco das-Nozes”), também prestou o seu reconhecimento público, e procedeu à entrega de uma lembrança ao homenageado.

Com a simplicidade que o carateriza, Tino Lobo afirmou que era um “exagero” tamanha homenagem, porquanto tudo o que fez na vida, quer no teatro quer no desporto, onde esteve 20 anos ligado ao Mortágua Futebol Clube, “foi sempre com espírito de missão, de fazer as coisas avançar e promover o bem- estar das pessoas”.

“Nunca me entusiasmei pelos holofotes, os aplausos, ou as coisas supérfluas”, afirmou.

 


Direitos de autor reservados
ImprimirImprimir

  Outras notícias
Município agradece a todos os que participaram e colaboraram na Mortágua Viva`20222022-08-17
Tavfer-Mortágua-Ovos Matinados brilhou na Volta a Portugal 2022-08-16
Abertura oficial da “Mortágua Viva”2022-08-10
João Matias bisa e dá segunda vitória àTavfer-Mortágua-Ovos Matinados na Volta a Portugal2022-08-08
“Mortágua Viva”: dias de festa que marcam o ritmo do concelho2022-08-04
Município de Mortágua aderiu a programa que capacita trabalhadores do setor do turismo2022-06-17
Município entregou jogo didático sobre as “Invasões Francesas” a alunos do Agrupamento de Escolas 2022-06-03
Assinado protocolo de adesão da Marmeleira à Rede “Aldeias de Portugal”2022-05-31
Apresentação Oficial do Rali de Mortágua. “Mortágua Arena” promete ser a grande atração da edição deste ano. 2022-04-22
Município promoveu Turismo Inclusivo na Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL) 2022-03-23


Início | Município | Notícias | Eventos | Turismo | Contactos | Mapa do Site | Política de Privacidade