Bem vindo ao ao www.cm-mortagua.pt


Mensagem do
Presidente


 Menu

 


 Agenda Municipal

 

Edição de
agosto 2022


Versão em PDF


Acompanhe o Município
de Mortágua no Facebook

 


 

Conheça as novidades do Mercado Municipal



 Newsletter
Deseja receber notícias de Mortágua no seu endereço de e-mail?

Subscreva a nossa newsletter.

Clique aqui para se inscrever.


Notícia
Índice >  



Programa Erasmus+. Alunos estrangeiros recebidos nos Paços do Concelho.

2022-03-09
Fonte: Câmara Municipal de Mortágua

O Agrupamento de Escolas de Mortágua está a participar, desde o ano letivo 2019-2020, num projeto europeu no âmbito do programa Erasmus+, envolvendo alunos e professores de seis países: Portugal, Dinamarca, Noruega, Alemanha, Eslováquia e Eslovénia. O projeto, com a designação “New Media in Democratic Societies,” está centrado na temática da manipulação dos novos meios de informação e comunicação (as chamadas fake news) e os riscos que tal representa para as democracias no espaço europeu. Por mera coincidência, esta temática adquiriu agora mais visibilidade devido ao conflito Rússia e Ucrânia e à proliferação de notícias “fabricadas”, alertando para a necessidade dos jovens estarem informados, conscientes e esclarecidos sobre esses riscos e perigo.

Os primeiros encontros de trabalho tiveram lugar na Alemanha e Dinamarca, cabendo agora a Portugal, representado pelo Agrupamento de Escolas de Mortágua, assumir o papel de anfitrião.

O grupo, constituído por 20 alunos e 10 professores, oriundos de quatro países, Noruega, Alemanha, Eslováquia e Eslovénia, foi recebido nos Paços do Concelho, no passado dia 7. O presidente da Câmara Municipal, Ricardo Pardal, deu as boas vindas aos alunos e destacou o papel que o Programa Erasmus tem desempenhado desde a sua criação há 35 anos, permitindo aos jovens estudantes viajar pela Europa, conhecer novas culturas e novas realidades, partilhar conhecimento e experiências, rasgar horizontes. Felicitou ainda o Agrupamento de Escolas, na pessoa do seu Diretor, Rui Parada da Costa, e dos professores coordenadores do projeto, Prof. Jorge Lourenço e Profª. Gabriela Pereira, enaltecendo a sua dedicação e o seu esforço. Felicitou ainda os alunos do Agrupamento que estão diretamente envolvidos na parceria. 

No final, o Presidente da Câmara convidou os alunos estrangeiros a desfrutarem da sua estadia no concelho e fez a entrega de algumas lembranças do Município.

Jorge Lourenço, coordenador do Projeto a nível do Agrupamento, agradeceu a colaboração prestada pela Câmara Municipal, desde o início do projeto, contribuindo para o seu sucesso.

O projeto de parceria, explicou, trabalha o tema da utilização dos novos meios de comunicação na difusão e promoção da democracia e tenta ajudar os alunos a perceber o risco associado às “fake news”. “Nós estamos, infelizmente, neste cenário de guerra, a ter um exemplo paradigmático de como essa manipulação da informação pode ser usada, com fins absolutamente indescritíveis. Basta ver as proibições que têm sido impostas e a maneira como as notícias têm sido dadas, por ambos os lados, para perceber como isto verdadeiramente interfere com a democracia”. “É muito importante os jovens terem essa perceção”, vinca.

Além do encontro de trabalho e reflexão, será proporcionado um programa social e lúdico aos parceiros estrangeiros, com o objetivo de lhes dar a conhecer o concelho e a região, estando previstas uma visita ao Centro de Interpretação “Mortágua na Batalha do Bussaco”, canoagem na albufeira da Aguieira e uma visita à cidade de Coimbra.

Rui Parada da Costa, Diretor do Agrupamento, referiu que este é o primeiro intercâmbio em que o Agrupamento de Escolas está envolvido no âmbito do Erasmus. “É um projeto que enriquece bastante os alunos”, acrescentando que a temática acabou por ganhar maior acutilância face ao conflito entre a Rússia e a Ucrânia. “Este projeto foi abraçado já em 2018, entretanto surgiu este conflito terrível, e hoje podemos ver a importância de distinguirmos o que é uma notícia verdadeira e o que é mera propaganda”.

Na manhã do passado dia 7, mais de 500 alunos do Agrupamento de Escolas de Mortágua guardaram um minuto de silêncio em memória das vítimas desta guerra.

 

 

 

 


Direitos de autor reservados
ImprimirImprimir

  Outras notícias
Município agradece a todos os que participaram e colaboraram na Mortágua Viva`20222022-08-17
Tavfer-Mortágua-Ovos Matinados brilhou na Volta a Portugal 2022-08-16
Abertura oficial da “Mortágua Viva”2022-08-10
João Matias bisa e dá segunda vitória àTavfer-Mortágua-Ovos Matinados na Volta a Portugal2022-08-08
“Mortágua Viva”: dias de festa que marcam o ritmo do concelho2022-08-04
Município de Mortágua aderiu a programa que capacita trabalhadores do setor do turismo2022-06-17
Município entregou jogo didático sobre as “Invasões Francesas” a alunos do Agrupamento de Escolas 2022-06-03
Assinado protocolo de adesão da Marmeleira à Rede “Aldeias de Portugal”2022-05-31
Apresentação Oficial do Rali de Mortágua. “Mortágua Arena” promete ser a grande atração da edição deste ano. 2022-04-22
Município promoveu Turismo Inclusivo na Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL) 2022-03-23


Início | Município | Notícias | Eventos | Turismo | Contactos | Mapa do Site | Política de Privacidade