 No Jardim de Infância de Mortágua
As crianças do Jardim de infância e do Serviço de Apoio à Família de Mortágua, tiveram a sua Festinha de Natal no passado dia 21. Teve lugar no Centro de Animação Infantil, pelas 17h30, e reuniu cerca de 35 crianças, daquelas duas valências. Os pais também marcaram presença, na sua maioria munidos de máquina fotográfica ou de filmar, pois não quiseram deixar de registar este momento no crescimento dos seus filhos, que um dia fará parte do seu álbum de recordações.
Os protagonistas da festa foram as próprias, que apresentaram uma peça de teatro com o título “O anjinho dorminhoco”. A encenação incluiu a surpresa de um presépio ao vivo, com um bebé deitado nas palhinhas e à sua volta as crianças recriando as outras figuras do retábulo, Nossa Senhora, São José, os Pastores, os Reis Magos. Para o quadro ficar completo só faltaram mesmo os animais, o que naturalmente só era possível noutro local. Cantaram canções de Natal, além de uma canção dedicada aos papás e mamãs. Entretanto ouviu-se na sala um som familiar, o tradicional ohohoh, e logo as crianças saltaram de alegria, ao vislumbrar aquela figura simpática de fato vermelho e barbas brancas. O Pai Natal trazia um saco às costas. Mas vinha de muito longe e estava cansado. Por isso precisava de ajudantes e vai daí distribuiu gorros vermelhos por todas as crianças. Antes do Pai Natal distribuir os presentes, foram as crianças que surpreenderam os pais com a oferta de uma prenda, da sua autoria. Foi um momento, como se calcula, de muita ternura e emoção. Depois foi a vez do Pai Natal tirar as prendas do seu saco, um livro, chocolates e rebuçados. Os filhos correram para os braços e colo dos pais, felizes pela sua presença protectora e por mais uma prenda no sapatinho.
No final da festa realizou-se um Lanche-Convívio, preparado com a colaboração dos pais e partilhado por todos os presentes.
|