Bem vindo ao ao www.cm-mortagua.pt


Mensagem do
Presidente


 Menu

 


 Agenda Municipal

 

Edição de
agosto 2022


Versão em PDF


Acompanhe o Município
de Mortágua no Facebook

 


 

Conheça as novidades do Mercado Municipal



 Newsletter
Deseja receber notícias de Mortágua no seu endereço de e-mail?

Subscreva a nossa newsletter.

Clique aqui para se inscrever.


Notícia
Índice >  



Biblioteca Municipal assinalou 18º Aniversário

2022-03-02
Fonte: Câmara Municipal de Mortágua

A Biblioteca Municipal Branquinho da Fonseca assinalou no passado dia 28 o seu 18º aniversário. São 18 anos a servir a Cultura, a Educação, o Conhecimento, a Cidadania, assumindo-se como um ponto de referência cultural e um pólo dinamizador na comunidade.

Um espaço aberto a todas as gerações, crianças, jovens e adultos, ao serviço dos Mortaguenses, dos leitores, e de todos os que têm curiosidade em aprender e saber mais. Um espaço de partilha, descoberta, criatividade, de emoções e afetos. Ao longo destes 18 anos de vida, a Biblioteca desenvolveu um leque diversificado de atividades, iniciativas e projetos, centrados na promoção e valorização do livro e da leitura, e abriu-se também às novas tecnologias de comunicação, adaptando-se aos novos tempos e à transformação da sociedade. Muitas dessas atividades estiveram retratadas através dos marcadores de livros elaborados pela Biblioteca nestes 18 anos e que serviram de decoração à Recepção e Salas de leitura.

O aniversário foi marcado por um momento de convívio, muito simples, a que se associaram vários utentes e amigos da Biblioteca. O presidente da Câmara Municipal, Ricardo Pardal, e a Vereadora da Cultura, Ilda Matos, marcaram presença neste momento simbólico, vivido num ambiente fraterno, mas também com a comoção pelo que se está a passar na Ucrânia. Neste dia ouviram-se palavras de solidariedade para com o povo da Ucrânia, que está a sofrer uma invasão militar e a viver momentos de sofrimento e angústia. Foi lido o poema de Manuel Alegre “Com Cinco Letras de Sangue”.

A jovem Matilde Gomes, de 8 anos, ofereceu um desenho dedicado à Biblioteca. No final cantou-se os parabéns à Biblioteca, cortou-se o bolo de aniversário, e formulou-se votos de longa vida, desejando que continue a proporcionar bons momentos de prazer e a enriquecer a nossa vida.

No âmbito da comemoração, o presidente da Câmara Municipal, Ricardo Pardal, enviou uma “Carta aos Pais” (que abaixo se transcreve), na qual realça o valor do livro e da leitura, e convida Pais e Filhos a usufruírem, em familia, dos serviços da Biblioteca.

“Sabia que a Biblioteca Municipal “Branquinho da Fonseca” faz 18 anos no dia 28 de Fevereiro?

Gostava de lhe dizer que um livro é sempre uma caixa de ferramentas.

Há livros para tratar das plantas, há livros para ensinar o código da estrada, que nos ensinam a escolher os alimentos, que nos levam a viajar pelo mundo fora, há livros para mostrar como se vive em sociedade, há livros para conhecermos os barcos, os piratas, as aventuras dos mares e as ilhas dos tesouros, há livros para adormecer e histórias para levarem as crianças a comer a sopa.

Mas sejam livros práticos, ou livros de ensino, ou aquilo a que se chama literatura, isto é, romances, poesia, ensaios, todos os livros foram feitos, escritos e impressos, distribuídos, dados e vendidos, para ajudar cada um de nós a crescer.

E nada, absolutamente nada, substitui essa enorme alegria de abrirmos um livro, de lermos meia dúzia de palavras, e vermos um outro mundo possível a nascer dentro dos nossos olhos e das nossas próprias palavras.

Hoje em dia, é tudo muito rápido, e nós perdemo-nos no meio das informações, dos noticiários, dos jornais, das televisões, da internet, dos telemóveis de todas as gerações, e por vezes precisamos de fazer uma pausa. Para arrumar as coisas à nossa volta. Para começarmos a pensar com a nossa própria cabeça.

Pode ficar certo de que para nos ajudar a pensar, a trabalhar naquilo de que se gosta, a ser mais produtivo e criativo, ainda não se inventou nada de mais eficaz do que um livro.

Um livro anda mais devagar, dá tempo ao tempo. Tempo para viver melhor.

Vá com o seu filho à Biblioteca Municipal Branquinho da Fonseca, descubra o seu filho nos livros que ele lê e fique mais próximo dele. Leia você também.

Lentamente, mas definitivamente, cada livro novo vai fazer parte da família.”

 

                                                                                                                            

 

 

 

 


Direitos de autor reservados
ImprimirImprimir

  Outras notícias
Município agradece a todos os que participaram e colaboraram na Mortágua Viva`20222022-08-17
Tavfer-Mortágua-Ovos Matinados brilhou na Volta a Portugal 2022-08-16
Abertura oficial da “Mortágua Viva”2022-08-10
João Matias bisa e dá segunda vitória àTavfer-Mortágua-Ovos Matinados na Volta a Portugal2022-08-08
“Mortágua Viva”: dias de festa que marcam o ritmo do concelho2022-08-04
Município de Mortágua aderiu a programa que capacita trabalhadores do setor do turismo2022-06-17
Município entregou jogo didático sobre as “Invasões Francesas” a alunos do Agrupamento de Escolas 2022-06-03
Assinado protocolo de adesão da Marmeleira à Rede “Aldeias de Portugal”2022-05-31
Apresentação Oficial do Rali de Mortágua. “Mortágua Arena” promete ser a grande atração da edição deste ano. 2022-04-22
Município promoveu Turismo Inclusivo na Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL) 2022-03-23


Início | Município | Notícias | Eventos | Turismo | Contactos | Mapa do Site | Política de Privacidade