Bem vindo ao ao www.cm-mortagua.pt


Mensagem do
Presidente


 Menu

 


 Agenda Municipal

 

Edição de
agosto 2022


Versão em PDF


Acompanhe o Município
de Mortágua no Facebook

 


 

Conheça as novidades do Mercado Municipal



 Newsletter
Deseja receber notícias de Mortágua no seu endereço de e-mail?

Subscreva a nossa newsletter.

Clique aqui para se inscrever.


Notícia
Índice >  



Agrupamento de Escuteiros de Mortágua, em colaboração com o Município de Mortágua, promoveu plantação de árvores autóctones no Parque Industrial

2022-02-14
Fonte: Câmara Municipal de Mortágua

 

O Agrupamento de Escuteiros de Mortágua levou a cabo no passado dia 12 uma ação de plantação de árvores autóctones no Parque Industrial de Mortágua, numa área adjacente à EN228.

O Município de Mortágua associou-se à iniciativa, tendo indicado aquela área para arborização. O Presidente da Câmara, Ricardo Pardal, e o Vice-Presidente Luís Filipe Rodrigues, juntaram-se aos jovens Pioneiros nesta ação no terreno. Foram plantadas 50 árvores, entre carvalhos, sobreiros, castanheiros e pinheiros. Sendo árvores do nosso território, estas espécies estão melhor adaptadas ao nosso clima e ao nosso solo, nomeadamente em termos de resistência a doenças, pragas e incêndios florestais.

A iniciativa inseriu-se no "Trees for the World” - Árvores para o Mundo, um projeto internacional promovido pela Organização Mundial de Escutismo – WOSM, e ao qual o Agrupamento de Escuteiros de Mortágua aderiu. Os jovens escuteiros deram corpo ao lema da iniciativa: “Um escuteiro, uma árvore”.

Esta iniciativa pretende motivar todos os escuteiros a conhecer, plantar e tratar de árvores autóctones, contribuindo assim para o reconhecimento da importância das espécies nativas nos ciclos biológicos enquanto suporte da biodiversidade, fundamental à nossa vida. 

A Maria Inês, 15 anos, manifestou uma grande satisfação por ter ajudado na atividade. “Como nós sabemos o Planeta está a passar por uma fase difícil por causa da ação humana. O que estamos a fazer é um pequeno gesto mas se outras pessoas no mundo fizerem o mesmo pode fazer a diferença”. Ruben Rodrigues, 16 anos, foi outro dos escuteiros que participou nesta ação: “Eu acho muito importante plantarmos árvores, porque trazem oxigénio e vida ao nosso Planeta. O que fizermos de bem ao Planeta é também benéfico para nós”.

Gabriel Lopes, Chefe do Agrupamento, referiu que este tipo de ações vai ao encontro daquilo que são os valores e as práticas do Escutismo. “A vida na natureza é uma parte integrante fundamental na vida do escuteiro, e por isso, temos uma responsabilidade acrescida na sensibilização dos jovens para as boas práticas ambientais”.

Além do respeito pela natureza, estas ações concretizam outros valores do Escutismo, desde logo o   serviço à  comunidade, a que acresce uma componente educativa e pedagógica, “Nós cultivamos muito a ideia do “aprender fazendo”. Mais do que com palavras, é sobretudo através das ações concretas, do trabalho no terreno, que podemos e devemos promover a sustentabilidade e proteger a Natureza. E nestas faixas etárias, estamos a falar de jovens entre os 14 e os 18 anos, viver estas experiências é sempre algo marcante, que vai moldar os seus comportamentos no futuro e torná-los cidadãos empenhados na defesa e preservação da Natureza, do Ambiente”.

O presidente da Câmara Municipal, Ricardo Pardal, enaltece a ação desenvolvida pelos jovens escuteiros: “é muito gratificante ver que os nossos jovens estão comprometidos com a defesa do Ambiente e com um Planeta sustentável, onde todos possamos viver numa harmonia Homem-Natureza. Quero felicitar o Agrupamento de Escuteiros de Mortágua por esta louvável iniciativa, à qual o Município se associou com todo o gosto e interesse, porque entendemos que a floresta autóctone é uma riqueza que temos de proteger, conservar e valorizar”.

E lembra que o Município promoveu recentemente uma plantação de várias centenas de árvores autóctones, num terreno florestal do Município, no âmbito de um plano de conservação e fomento das espécies autóctones no concelho.  

A Câmara Municipal fez a sugestão do local para a plantação das árvores. “Esta área verde já estava prevista no Plano de Pormenor do Parque Industrial, digamos que juntámos aqui o útil ao agradável, aproveitando esta iniciativa dos Escuteiros”, explica Ricardo Pardal.

A existência destes espaços verdes, refere, ajudam a dar um pouco mais de contexto natural a um espaço que é essencialmente de edificações (unidades industriais). “Quando estas árvores crescerem teremos aqui uma área de descanso aprazível que pode ser usufruída pelos trabalhadores do Parque Industrial, bem como pela comunidade local”. Esta zona verde, acrescenta, pode ainda servir de proteção às unidades industriais, no caso de incêndios florestais (como aqueles que ocorreram em 2017), criando uma barreira natural.

 

 


Direitos de autor reservados
ImprimirImprimir

  Outras notícias
Município agradece a todos os que participaram e colaboraram na Mortágua Viva`20222022-08-17
Tavfer-Mortágua-Ovos Matinados brilhou na Volta a Portugal 2022-08-16
Abertura oficial da “Mortágua Viva”2022-08-10
João Matias bisa e dá segunda vitória àTavfer-Mortágua-Ovos Matinados na Volta a Portugal2022-08-08
“Mortágua Viva”: dias de festa que marcam o ritmo do concelho2022-08-04
Município de Mortágua aderiu a programa que capacita trabalhadores do setor do turismo2022-06-17
Município entregou jogo didático sobre as “Invasões Francesas” a alunos do Agrupamento de Escolas 2022-06-03
Assinado protocolo de adesão da Marmeleira à Rede “Aldeias de Portugal”2022-05-31
Apresentação Oficial do Rali de Mortágua. “Mortágua Arena” promete ser a grande atração da edição deste ano. 2022-04-22
Município promoveu Turismo Inclusivo na Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL) 2022-03-23


Início | Município | Notícias | Eventos | Turismo | Contactos | Mapa do Site | Política de Privacidade