Bem vindo ao ao www.cm-mortagua.pt


Mensagem do
Presidente


 Menu

 


 Agenda Municipal

 

Edição de
maio 2022


Versão em PDF


Acompanhe o Município
de Mortágua no Facebook

 


 

Conheça as novidades do Mercado Municipal



 Newsletter
Deseja receber notícias de Mortágua no seu endereço de e-mail?

Subscreva a nossa newsletter.

Clique aqui para se inscrever.


Notícia
Índice >  



Regadio do Bloco de Macieira vai receber investimento de 4,5 milhões de euros

2022-01-26
Fonte: Câmara Municipal de Mortágua

Foi aprovada a candidatura para a execução da operação de regadio do Bloco de Macieira, tendo sido atribuído um valor de financiamento de 4.537.656,04 euros.

A obra do Bloco de Macieira - Aproveitamento Hidroagrícola das Várzeas da Ribeira de Mortágua, é um dos investimentos abrangidos pelo Plano Nacional de Regadios. O projeto é financiado a 100% e tem como finalidade a obtenção de maiores e melhores produções, a promoção da diversificação produtiva, o incentivo ao associativismo agricola, proporcionando, deste modo, um maior rendimento aos agricultores.

O projeto compreende a construção da rede de rega, de rede viária e rede de drenagem, abrangendo uma área agrícola de cerca de 180 hectares, distribuída pelas várzeas de Pala, Macieira, Monte de Lobos, Moitinhal, Vale de Remígio, Gândara, Póvoa e Povoinha.

Irá ser celebrado um contrato-programa entre o Município e o Ministério da Agricultura, uma vez que caberá ao Município o lançamento do concurso público, a execução e respetiva fiscalização da obra.

O presidente da Câmara Municipal, Ricardo Pardal, considera que o regadio do Bloco de Macieira é um projeto estruturante na estratégia de desenvolvimento económico do concelho, contribuindo para a revitalização do setor agricola, a rentabilização da atividade e o aumento dos rendimentos dos agricultores e empresários agrícolas. “É fundamental valorizar a agricultura, a produção local, para que as pessoas vejam aqui oportunidades e uma opção viável, sustentável e rentável em termos futuros”.

E lembra que houve uma grande adesão dos agricultores, superior a 90%, na fase da candidatura, o que demonstra de uma forma clara e esmagadora o interesse dos agricultores neste projeto.

Segundo Ricardo Pardal, a implementação do sistema de regadio e a disponibilidade de água, ganha ainda maior acuidade face ao cenário das alterações climáticas e aos períodos prolongados de seca, como aliás se está a verificar nos últimos quatro meses. A Barragem de Macieira destina-se a fins agrícolas, podendo também, subsidiariamente, servir como infraestrutura de apoio ao combate aos incêndios (reserva estratégica de água).

 


Direitos de autor reservados
ImprimirImprimir

  Outras notícias
Município de Mortágua felicita as 17 empresas do concelho distinguidas com o selo PME LÍDER 20212022-05-24
‘Mortágua Arena’ proporcionou espetáculo no Rally de Portugal2022-05-23
Caminhada e BTT “Na Rota Napoleónica” juntou participantes dos municípios de Mortágua, Mealhada e Penacova2022-05-23
CLDS 4G de Mortágua assinalou Mês do Coração com atividades físicas e ação de sensibilização para a saúde.2022-05-20
Câmara Municipal aprova transferência financeira para as Juntas de Freguesia no valor global de cerca de 650 mil euros2022-05-18
Apresentação Oficial do Rali de Mortágua. “Mortágua Arena” promete ser a grande atração da edição deste ano. 2022-04-22
Município promoveu Turismo Inclusivo na Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL) 2022-03-23
Ciclismo. Tavfer-Mortágua-Ovos Matinados apresentou plantel e equipa técnica, e dá continuidade ao legado de Pedro Silva. 2022-01-31
Eleições Legislativas 20222022-01-19
Rali de Mortágua: Bruno Magalhães vence e Ricardo Teodósio é campeão nacional2021-11-08


Início | Município | Notícias | Eventos | Turismo | Contactos | Mapa do Site | Política de Privacidade