Bem vindo ao ao www.cm-mortagua.pt


Mensagem do
Presidente


 Menu

 


 Agenda Municipal

 

Edição de
janeiro 2022


Versão em PDF


Acompanhe o Município
de Mortágua no Facebook

 


 

Conheça as novidades do Mercado Municipal



 Newsletter
Deseja receber notícias de Mortágua no seu endereço de e-mail?

Subscreva a nossa newsletter.

Clique aqui para se inscrever.


Notícia
Índice >  



Município fixa IMI na taxa mais baixa e devolve IRS a favor dos munícipes. Famílias com filhos beneficiam de dedução em sede de IMI.

2021-12-22
Fonte: Câmara Municipal de Mortágua

 

O Município de Mortágua aprovou aplicar a taxa de IMI (Imposto sobre Imóveis) no valor mais baixo permitido por lei, que é a taxa de 0,3%. Nos termos legais, os Municipios podem fixar essa taxa entre 0,3% (valor mínimo) e 0,45% (valor máximo). Além disso, as famílias que tenham filhos a seu cargo vão beneficiar do chamado IMI familiar, traduzindo-se numa dedução fixa de 20, 40 e 70 euros, consoante as famílias tenham um, dois, ou três ou mais dependentes a cargo, respetivamente.

Desta forma, pretende-se que haja um apoio adicional e uma discriminação positiva relativamente às famílias com filhos, e consequentemente com mais encargos de saúde, educação, entre outros, promovendo uma política municipal amiga das famílias.

O Município decidiu prescindir da totalidade da participação no IRS a que tem direito nos termos da lei, o que se traduzirá também num benefício para os contribuintes com domicílio fiscal no concelho. Quando receberem a nota de liquidação do IRS, os contribuintes pagarão menos (se tiverem de pagar IRS) ou receberão mais (reembolso do IRS) por via do Município abdicar daquela taxa/receita municipal. A lei diz que os Municípios podem aplicar uma taxa de participação variável no IRS que pode ir até aos 5%, mas o Município de Mortágua irá prescindir dessa participação na totalidade, o que na prática significa que os cinco por cento são devolvidos em benefício dos munícipes.

Em 2022 as empresas sedeadas no concelho com um volume de negócios igual ou inferior a 150 mil euros vão ficar isentas da taxa de Derrama, enquanto que as empresas com um volume de negócio superior terão uma taxa reduzida de 1%. A derrama é uma taxa prevista na lei que incide sobre o lucro tributável das empresas e não isento de IRC.Desta forma, as chamadas pequenas empresas, que são a maioria no concelho, ficarão isentas de Derrama.

O presidente da Câmara Municipal, Ricardo Pardal, refere que este conjunto de reduções e isenções de impostos e taxas insere-se numa política de apoio às famílias, permitindo aliviar as dificuldades e sinalizar a confiança no futuro.

Adianta que está também a ser elaborado um Regulamento que vai enquadrar os apoios à Infância, Crianças, Jovens e Famílias e para entrar em vigor ainda no primeiro semestre do ano. Esse documento reunirá um conjunto de apoios e incentivos dirigidos à infância e juventude, desde a gratuitidade da Creche até ao apoio à frequência do ensino superior.

Estas medidas de redução e isenção de taxas representam perda de receita municipal, no entanto o Presidente da Câmara sublinha que as famílias estão em primeiro lugar e que a opção é cortar nas despesas supérfluas ou não essenciais e repensar as prioridades, e tendo sempre presente o equilíbrio financeiro da autarquia. “O dinheiro é um bem escasso e temos de saber utilizá-lo, com rigor, critério, ponderação e sentido de responsabilidade, porque é dinheiro de todos nós”. Os apoios às famílias, a redução da carga fiscal, diz, são instrumentos que podem ajudar a fixar pessoas no concelho, juntamente com políticas de fomento económico e de criação de emprego.

A Câmara Municipal aprovou ainda a Taxa Municipal dos Direitos de Passagem (TMDP) em 0,25%, que incide sobre empresas que oferecem redes e serviços de comunicações eletrónicas.

 Estas deliberações foram já aprovadas, por unanimidade, pela Assembleia Municipal, na sessão realizada no passado dia 17.


Direitos de autor reservados
ImprimirImprimir

  Outras notícias
Município promoveu plantação de árvores autóctones em terrenos do domínio privado do Município 2022-01-14
“Academia Digital para Pais”. Inscrições abertas para formação (gratuita) em competências digitais. 2022-01-11
Plantação em Mortágua de espécies autóctones:carvalho, sobreiro e medronheiro.2022-01-07
Gustavo Veloso será o novo diretor desportivo da equipa para a Temporada 20222022-01-04
Transporte Flexível a Pedido (Táxi) alargado a todo o concelho2022-01-03
Rali de Mortágua: Bruno Magalhães vence e Ricardo Teodósio é campeão nacional2021-11-08
Fim de Semana da Lampantana atraiu visitantes oriundos de norte a sul do país2021-11-03
Receção aos alunos da Academia Saber+. Ano letivo arrancou com cerca de 70 alunos já inscritos.2021-10-04
Passeio Noturno Encenado – “Marcos Históricos - A encruzilhada do Bussaco”2021-09-29
Joaquim Silva e Pedro Pinto foram bronze no Campeonato Nacional de Rampa 2021-09-13


Início | Município | Notícias | Eventos | Turismo | Contactos | Mapa do Site | Política de Privacidade