Bem vindo ao ao www.cm-mortagua.pt


Mensagem do
Presidente


 Menu

 


 Agenda Municipal

 

Edição de
janeiro 2022


Versão em PDF


Acompanhe o Município
de Mortágua no Facebook

 


 

Conheça as novidades do Mercado Municipal



 Newsletter
Deseja receber notícias de Mortágua no seu endereço de e-mail?

Subscreva a nossa newsletter.

Clique aqui para se inscrever.


Notícia
Índice >  



Planalto Beirão procedeu à entrega de biocompostores ao Município de Mortágua

2021-12-17
Fonte: Câmara Municipal de Mortágua

A Associação de Municipios do Planalto Beirão procedeu, no passado dia 14, à entrega simbólica ao Município de Mortágua, do primeiro dos 18 compostores domésticos que vão ser distribuídos por Instituições do concelho e pela comunidade local. A Escola Secundária de Mortágua foi a primeira entidade a receber o biocompostor, do total de 18 equipamentos deste género que vão ser instalados, nesta fase.

Uma parte dos biocompostores vão ser distribuídos por Escolas e Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS`s), os restantes serão entregues a famílias que se candidatem a receber um destes equipamentos. Neste último caso, vai ser disponibilizado um formulário online https://forms.gle/mdNCh6EH9bZQ43eX8 (no site do Município) para preenchimento do interessado.

A campanha ambiental “Compostagem: Eu faço!” da AMPB contempla a distribuição de 400 biocompostores, para separação de resíduos orgânicos, pelos municipios da AMPB aderentes ao projeto. Esta iniciativa visa, por um lado, incentivar a valorização dos resíduos orgânicos na fonte, através da compostagem doméstica, diminuindo assim a quantidade dos biorresíduos presentes nos resíduos indiferenciados, e por outro, a fertilização natural dos solos através da utilização do composto orgânico produzido. O projeto contempla também uma componente formativa de modo a dotar os participantes de conhecimentos sobre o processo de compostagem e aplicação do composto orgânico produzido nas suas hortas e jardins.

O presidente da Câmara Municipal refere que o número de biocompostores pode vir a ser aumentado, em função da adesão das pessoas ao projeto da biocompostagem. “Se a procura exceder os compostores disponíveis nesta fase, teremos de fazer um sorteio, e posteriormente equacionar a aquisição de mais equipamentos. Esta fase vai servir também para avaliar a recetividade e o interesse das famílias relativamente ao processo da compostagem”, explica Ricardo Pardal.

O presidente da Câmara refere que este “é um processo simples, que pode ser feito por qualquer um de nós, desde que tenha um espaço adequado, como uma horta, um jardim, e a pessoa siga os passos corretos. E no final obtem-se um fertilizante natural, amigo do ambiente, que pode ser utilizado nas plantas, nas culturas”.

Nos canais do Facebook e Instagram da AMPB encontra-se disponível informação sobre os passos a seguir, quais os materiais que podem ou não ser objeto de compostagem, como fazer a aplicação do fertilizante final.

A compostagem é um processo natural de decomposição de matéria orgânica por ação de microrganismos na presença de oxigénio. Trata-se de uma técnica simples e eficaz de valorização de resíduos biodegradáveis, cujo resulto é um material rico de nutrientes (composto) que pode ser utilizado como fertilizante orgânico. O processo apresenta inúmeras vantagens ambientais, pois permite reciclar biorresíduos e reintroduzi-los no solo, reduzir os custos ambientais e económicos do processamento de resíduos urbanos biodegradáveis, e diminuir a quantidade de resíduos a depositar em aterro.

No que concerne ao produto final (composto), melhora a estrutura do solo, atuando como adubo natural, contribui para o desenvolvimento e resistência das plantas, reduz o aparecimento de pragas e doenças, previne a erosão e mantém a humidade e os nutrientes do solo.


Direitos de autor reservados
ImprimirImprimir

  Outras notícias
Município promoveu plantação de árvores autóctones em terrenos do domínio privado do Município 2022-01-14
“Academia Digital para Pais”. Inscrições abertas para formação (gratuita) em competências digitais. 2022-01-11
Plantação em Mortágua de espécies autóctones:carvalho, sobreiro e medronheiro.2022-01-07
Gustavo Veloso será o novo diretor desportivo da equipa para a Temporada 20222022-01-04
Transporte Flexível a Pedido (Táxi) alargado a todo o concelho2022-01-03
Rali de Mortágua: Bruno Magalhães vence e Ricardo Teodósio é campeão nacional2021-11-08
Fim de Semana da Lampantana atraiu visitantes oriundos de norte a sul do país2021-11-03
Receção aos alunos da Academia Saber+. Ano letivo arrancou com cerca de 70 alunos já inscritos.2021-10-04
Passeio Noturno Encenado – “Marcos Históricos - A encruzilhada do Bussaco”2021-09-29
Joaquim Silva e Pedro Pinto foram bronze no Campeonato Nacional de Rampa 2021-09-13


Início | Município | Notícias | Eventos | Turismo | Contactos | Mapa do Site | Política de Privacidade