Bem vindo ao ao www.cm-mortagua.pt


Mensagem do
Presidente


 Menu

 


 Agenda Municipal

 

Edição de
agosto 2022


Versão em PDF


Acompanhe o Município
de Mortágua no Facebook

 


 

Conheça as novidades do Mercado Municipal



 Newsletter
Deseja receber notícias de Mortágua no seu endereço de e-mail?

Subscreva a nossa newsletter.

Clique aqui para se inscrever.


Notícia
Índice >  



Hasteada a Bandeira Verde Eco-Escolas no Agrupamento de Escolas de Mortágua

2021-12-17
Fonte: Câmara Municipal de Mortágua

Decorreu no passado dia 15 a cerimónia do hastear da bandeira Eco-Escolas (Bandeira Verde) no Agrupamento de Escolas de Mortágua. Desde 2014, que consecutivamente, o Agrupamento de Escolas é distinguido com a Bandeira Verde, num reconhecimento pelo mérito do seu trabalho a nível das suas boas práticas de sustentabilidade ambiental.

O ato decorreu junto à entrada da Escola Secundária e contou com a presença do Presidente da Câmara Municipal, Ricardo Pardal, Vereadores Luís Filipe Rodrigues e Ilda Matos, Diretor do Agrupamento de Escolas, Rui Parada da Costa, Docentes, Estudantes e Funcionários , e membros do Conselho Eco-Escolas. Duas alunas procederam, simbolicamente, ao hastear da bandeira. 

O Programa Eco-Escolas é um programa internacional promovido pela Foundation for Environmental Education, desenvolvido em Portugal desde 1996, pela ABAE – Associação Bandeira Azul da Europa. O Eco-Escolas pretende encorajar ações e reconhecer o trabalho de qualidade desenvolvido pelas escolas, no âmbito da Educação Ambiental/Educação para o Desenvolvimento Sustentável.

O Município de Mortágua é parceiro do programa Eco-Escolas, colaborando na implementação deste projeto e concretização dos seus objetivos.

Após o hastear da bandeira, o Diretor do Agrupamento de Escolas de Mortágua, Rui Parada da Costa, dirigiu palavras de agradecimento aos Alunos, Professores, Funcionários, bem como ao Conselho Eco-Escolas. “Este momento é o corolário do vosso trabalho em prol do Ambiente e do Desenvolvimento Sustentável realizado durante o ano letivo 2020-2021”. Rui Parada da Costa incentivou os alunos: “Temos de continuar a fazer a separação dos resíduos, a reciclar, a preservar o Ambiente. É fundamental o trabalho de todos para garantir um bom Ambiente para o vosso futuro e das gerações que vêm a seguir”. Atendendo à quadra festiva que atravessamos, formulou os tradicionais votos de um Feliz Natal e um ano de 2022 repleto de sucessos, para toda a comunidade escolar de Mortágua.

O Presidente da Câmara Municipal, Ricardo Pardal, felicitou os alunos e toda a comunidade escolar pela atribuição ao Agrupamento, mais uma vez, do galardão Eco-Escolas. “Sentimos um orgulho enorme por estarmos aqui hoje a testemunhar e a partilhar convosco este ato de reconhecimento”.

“Respeitar e preservar este Planeta, que não é de ninguém mas é de todos, é uma responsabilidade de todos nós, de toda a sociedade. Cabe sobretudo a vocês, que são as gerações futuras, trabalhar e sensibilizar no sentido de continuarmos a ter um Planeta limpo e bonito, com condições para todos vivermos“, afirmou.

O presidente da Câmara deixou a garantia que o Município Irá continuar a ser um parceiro no projeto Eco-Escolas, bem como noutros projetos do Agrupamento.

No final, o presidente da Câmara formulou o desejo de um bom Natal para todos os alunos e restante comunidade escolar, e que 2022 seja um ano com mais liberdade e mais partilha de afetos, o que não tem sido possível nos últimos tempos devido às restrições impostas pela pandemia. 

À margem da cerimónia, o Presidente da Câmara procedeu ainda à entrega de um biocompostor ao Agrupamento de Escolas, destinado à compostagem de lixo orgânico(resíduos verdes, resto de frutas e hortaliças, entre outros). O Município de Mortágua, em parceria com a Associação de Municípios do Planalto Beirão (AMPB), aderiu ao projeto “Biobairros – da terra à terra”, promovido pelo Fundo Ambiental e pelo Ministério do Ambiente e Ação Climática. O presidente da Câmara salienta a necessidade de se reduzir a produção de resíduos e apostar na sua reciclagem e revalorização, com vantagens em termos ambientais e energéticos.

 


Direitos de autor reservados
ImprimirImprimir

  Outras notícias
Tavfer-Mortágua-Ovos Matinados brilhou na Volta a Portugal 2022-08-16
Abertura oficial da “Mortágua Viva”2022-08-10
João Matias bisa e dá segunda vitória àTavfer-Mortágua-Ovos Matinados na Volta a Portugal2022-08-08
“Mortágua Viva”: dias de festa que marcam o ritmo do concelho2022-08-04
Velo Clube do Centro participa pela quarta vez na Volta a Portugal. Prova decorre de 4 a 15 de agosto.2022-08-04
Município de Mortágua aderiu a programa que capacita trabalhadores do setor do turismo2022-06-17
Município entregou jogo didático sobre as “Invasões Francesas” a alunos do Agrupamento de Escolas 2022-06-03
Assinado protocolo de adesão da Marmeleira à Rede “Aldeias de Portugal”2022-05-31
Apresentação Oficial do Rali de Mortágua. “Mortágua Arena” promete ser a grande atração da edição deste ano. 2022-04-22
Município promoveu Turismo Inclusivo na Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL) 2022-03-23


Início | Município | Notícias | Eventos | Turismo | Contactos | Mapa do Site | Política de Privacidade