Bem vindo ao ao www.cm-mortagua.pt


Mensagem do
Presidente


 Menu

 


 Agenda Municipal

 

Edição de
agosto 2022


Versão em PDF


Acompanhe o Município
de Mortágua no Facebook

 


 

Conheça as novidades do Mercado Municipal



 Newsletter
Deseja receber notícias de Mortágua no seu endereço de e-mail?

Subscreva a nossa newsletter.

Clique aqui para se inscrever.


Notícia
Índice >  



Município entregou Cabaz de Natal a famílias carenciadas do concelho

2021-12-15
Fonte: Câmara Municipal de Mortágua

Cumprindo uma tradição iniciada em 1994, a Câmara Municipal procedeu durante esta semana à distribuição de um Cabaz de Natal por pessoas e famílias que vivem com carências socioeconómicas.

Para efeitos de seleção das pessoas /famílias beneficiárias, foram tidos em consideração critérios como baixas pensões e elevadas despesas médicas e medicamentosas, pessoas portadoras de doenças crónicas e com baixas pensões ou outro tipo de prestações sociais, famílias numerosas com baixos rendimentos, entre outras situações, que as colocam em estado de grande vulnerabilidade socioeconómica.

Ao todo foram contempladas 87 famílias, tendo o levantamento sido feito pelos serviços de Ação Social da Autarquia em articulação com as Juntas de Freguesia. Cada Cabaz integrou produtos alimentares básicos e outros típicos da quadra, desde logo o bacalhau e o bolo-rei, variando a composição em função da constituição do agregado familiar, nomeadamente a existência ou não de filhos menores.         

A maioria destas famílias já vem sendo acompanhada e apoiada, através de apoios sociais do Município ou do Estado, sendo o Cabaz de Natal um gesto solidário associado aos valores da quadra que estamos a atravessar.

O presidente da Câmara Municipal, Ricardo Pardal, refere que o Cabaz de Natal simboliza os valores da solidariedade, da fraternidade e da partilha que são atributos desta quadra por excelência: “É dizer às pessoas que não estão esquecidas, possibilitando-lhes nomeadamente uma Consoada melhor e uma quadra com mais alegria e bem-estar material”. O presidente da Câmara refere que “ninguém deve ter vergonha ou sentir-se diminuído por receber um Cabaz de Natal, porque “ a pobreza não é uma doença ou fatalidade, é um estado que pode ser alterado, e temos de fazer tudo o que estiver ao nosso alcance para que não se torne transgeracional e duradoura”.

Segundo Ricardo Pardal, a pandemia covid e as suas consequências económicas, fizeram com que algumas famílias passassem a sentir mais dificuldades, colocando pessoas numa situação de vulnerabilidade que até aqui não conheciam.

Lembra que a pobreza é frequentemente geradora de outros problemas, como a exclusão social, além das implicações que pode ter a nível da saúde física e psicológica. E destaca a importância do trabalho de prevenção e intervenção realizado no âmbito da Rede Social, que permite encontrar soluções integradas e mudar as condições de vida das pessoas, de uma forma estrutural e consistente. No entanto, sublinha que “o combate à pobreza deve ser uma missão coletiva, deve envolver e mobilizar todos, como comunidade ativa e solidária”.

A finalizar, o Presidente da Câmara deixa uma mensagem de esperança: “Quero desejar um Feliz Natal à nossa comunidade mortaguense e enviar um abraço fraterno aos mortaguenses que estão a residir noutros pontos do país e no estrangeiro, com votos de muita Saúde e Prosperidade para todos. Que o novo Ano nos traga uma renovada confiança no futuro, certos de que unidos somos fortes e capazes de construir um concelho cada vez mais rico, dinâmico e com oportunidades para todos”. “Acreditemos em nós”, remata.

 

 


Direitos de autor reservados
ImprimirImprimir

  Outras notícias
Tavfer-Mortágua-Ovos Matinados brilhou na Volta a Portugal 2022-08-16
Abertura oficial da “Mortágua Viva”2022-08-10
João Matias bisa e dá segunda vitória àTavfer-Mortágua-Ovos Matinados na Volta a Portugal2022-08-08
“Mortágua Viva”: dias de festa que marcam o ritmo do concelho2022-08-04
Velo Clube do Centro participa pela quarta vez na Volta a Portugal. Prova decorre de 4 a 15 de agosto.2022-08-04
Município de Mortágua aderiu a programa que capacita trabalhadores do setor do turismo2022-06-17
Município entregou jogo didático sobre as “Invasões Francesas” a alunos do Agrupamento de Escolas 2022-06-03
Assinado protocolo de adesão da Marmeleira à Rede “Aldeias de Portugal”2022-05-31
Apresentação Oficial do Rali de Mortágua. “Mortágua Arena” promete ser a grande atração da edição deste ano. 2022-04-22
Município promoveu Turismo Inclusivo na Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL) 2022-03-23


Início | Município | Notícias | Eventos | Turismo | Contactos | Mapa do Site | Política de Privacidade