Bem vindo ao ao www.cm-mortagua.pt

 Menu

 


 Agenda Municipal

 

Edição de
Dezembro 2021


Versão em PDF


Acompanhe o Município
de Mortágua no Facebook

 


 

Conheça as novidades do Mercado Municipal



 Newsletter
Deseja receber notícias de Mortágua no seu endereço de e-mail?

Subscreva a nossa newsletter.

Clique aqui para se inscrever.


Notícia
Índice >  



Mortágua acolheu Estágio Nacional de Karaté Shukokai

2021-11-24
Fonte: Câmara Municipal de Mortágua

Mortágua recebeu entre os dias 19 e 21 de novembro o Estágio Nacional de Início de Época da APKS (Associação Portuguesa de Karaté Shukokai). Com orientação técnica do Shihan Marcelo Azevedo, 8º DAN, o evento contou com a presença de cerca de 250 atletas em representação de 21 escolas/dojos do país. O evento no seu todo envolveu mais de meio milhar de pessoas, se juntarmos os familiares e acompanhantes que marcaram presença, e que encheram as bancadas do Pavilhão Gimnodesportivo Municipal.

Este estágio revestiu-se de particular significado, porque constituiu o primeiro grande evento presencial desde o início da pandemia em março de 2020, cumprindo as mais rigorosas medidas de segurança. “A pandemia condicionou as nossas vidas e tentou impedir-nos de estar juntos, mas quer no virtual, quer agora com a nossa presença neste primeiro grande evento pós-pandémico, mostrámos todo o nosso vigor, capacidade e coesão enquanto grupo estruturado e com valores acima daqueles que são normalmente propostos pelas outras atividades”, referiu Luís Brás, presidente da APKS, no final do estágio.

O estágio de início de época marca o arranque para a nova temporada desportiva, havendo muitos novos praticantes que começam agora a tomar contato com este desporto. O Karaté é para todas as idades e para toda a vida. “Temos aqui crianças desde os 5 anos de idade e na nossa Associação temos praticantes com mais de 80 anos”.

Até porque, explica, o Karaté é mais do que um desporto. “É uma arte marcial e uma forma de viver, que nós dá equilíbrio emocional e espiritual, responsabilidade social, compromisso, e fortalece harmoniosamente o corpo, o espírito e a mente”.

“Nós temos uma visão que é criar uma sociedade melhor, formando os jovens e garantindo-lhes qualidades que normalmente só com muito esforço, dedicação e uma grande capacidade de entrega se consegue. São valores de ordem social e pessoal. E a nossa missão enquanto Associação é transmitir estes valores a toda a gente e levar na prática à formação de uma sociedade mais justa e mais equilibrada, num futuro que se prevê mais complicado, por todas as questões que a Humanidade enfrenta”, acrescenta.

Como ficou bem demonstrado neste estágio, os Pais são uma peça fundamental no acompanhamento da atividade desportiva dos filhos. “Nós também incentivamos os pais a experimentar este desporto e há muitos pais que acabam por se juntar aos filhos”, contou. Há quatro anos foi criado os “Family Suporters”, que funcionam como um grupo de ligação e comunicação entre a escola de karaté e a família (Pais e outros familiares), tendo como destinatários os mais jovens, as classes de formação.

O dirigente da APKS deixou, no encerramento do estágio, agradecimentos à Câmara Municipal e à Escola de Karaté de Mortágua: “pela forma como nos receberam e pelo apoio que nos deram, que permitiu termos aqui um evento de grande qualidade”.

O presidente da Câmara Municipal, Ricardo Pardal, marcou presença no desenrolar do evento e manifestou a sua satisfação por Mortágua receber um evento de grande dimensão, que tem uma vertente essencialmente desportiva, mas também social e económica. Ricardo Pardal salienta que os eventos desportivos ajudam a dinamizar a economia local, nomeadamente os setores do Comércio e do Alojamento, apontando outros exemplos como o Rali de Mortágua e a Maratona BTT de Mortágua, que trazem muitas pessoas ao concelho e deixam sempre um retorno económico.  

O Vereador Luís Filipe Rodrigues e a Vereadora com o pelouro do Desporto, Ilda Matos, associaram-se à cerimónia de encerramento do estágio. Em nome do Município, Luís Filipe Rodrigues saudou todos os atletas, bem como os pais e famílias que acompanharam os atletas mais novos, e agradeceu à APKS por ter escolhido Mortágua para realizar o estágio. Agradeceu à Escola de Karaté de Mortágua pela organização, mas também pelo trabalho que tem feito na formação dos jovens de Mortágua, trilhando um caminho que nem sempre é fácil, e por isso mesmo, mais louvável. E salientou o papel do desporto e das artes marciais em particular, na cidadania e no crescimento saudável dos jovens, enquanto homens e mulheres do futuro empenhados na construção de uma sociedade melhor.

 “Espero que tenham tido uma boa estadia e uma boa passagem por Mortágua”, disse a terminar a sua intervenção, formulando votos de um bom regresso de todos às suas localidades.

O evento contou com o apoio do Município de Mortágua, União de Freguesias e Secção de Karaté do Mortágua Futebol Clube (Mortágua Shukokai Karaté –Do), além doutros patrocinadores.

 


Direitos de autor reservados
ImprimirImprimir

  Outras notícias
Teatro Musical “Bela e o Monstro” trouxe emoção e encanto a toda a família2021-12-06
Escola Municipal de Natação de Mortágua participou na prova de abertura do Circuito Municipal das Escolas de Natação2021-12-02
Lançamento do jogo “Napoleão - O princípio do fim”. Projeto envolve 13 municipios da Rede Temática das Invasões Temáticas em Portugal.2021-11-23
Escola Municipal de Natação de Mortágua participa no Circuito Municipal de Escolas de Natação 2021-11-22
Infraestruturas de Portugal executou obras de conservação na rede viária nacional que serve o concelho (EN234, EN334-1 e EN228)2021-11-16
Rali de Mortágua: Bruno Magalhães vence e Ricardo Teodósio é campeão nacional2021-11-08
Fim de Semana da Lampantana atraiu visitantes oriundos de norte a sul do país2021-11-03
Receção aos alunos da Academia Saber+. Ano letivo arrancou com cerca de 70 alunos já inscritos.2021-10-04
Passeio Noturno Encenado – “Marcos Históricos - A encruzilhada do Bussaco”2021-09-29
Joaquim Silva e Pedro Pinto foram bronze no Campeonato Nacional de Rampa 2021-09-13


Início | Município | Notícias | Eventos | Turismo | Contactos | Mapa do Site | Política de Privacidade