Bem vindo ao ao www.cm-mortagua.pt


Mensagem do
Presidente


 Menu

 


 Agenda Municipal

 

Edição de
agosto 2022


Versão em PDF


Acompanhe o Município
de Mortágua no Facebook

 


 

Conheça as novidades do Mercado Municipal



 Newsletter
Deseja receber notícias de Mortágua no seu endereço de e-mail?

Subscreva a nossa newsletter.

Clique aqui para se inscrever.


Notícia
Índice >  



Lançamento do jogo “Napoleão - O princípio do fim”. Projeto envolve 13 municipios da Rede Temática das Invasões Temáticas em Portugal.

2021-11-23
Fonte: Câmara Municipal de Mortágua

Decorreu no passado dia 19, no Palace Hotel do Bussaco, a sessão de apresentação do jogo “Napoleão - O princípio do fim”, um projeto desenvolvido no âmbito do consórcio da Rede Temática das Invasões Francesas em Portugal, que tem a CIM- Região de Coimbra como entidade líder e envolve um conjunto de 13 municípios: (Almeida, Bombarral, Elvas, Lourinhã, Mealhada, Mortágua, Penacova e a Associação para o Desenvolvimento Turístico e Patrimonial das Linhas de Torres Vedras (municípios de Arruda dos Vinhos, Loures, Mafra, Sobral de Monte Agraço, Torres Vedras e Vila Franca de Xira).

Antes da sessão de apresentação, um grupo de crianças esteve a praticar o jogo no Convento de Santa Cruz do Bussaco, local que, no âmbito da Batalha do Bussaco, serviu de hospedagem a Arthur Wellesley, 1.º Duque de Wellington, que comandou as forças anglo-portuguesas contra as do general francês André Massena.

O projeto, financiado pelo Programa Valorizar do Turismo de Portugal, pretende comunicar e promover os patrimónios de cada território associados ao período das Invasões Francesas; estimular o turismo e a visitação dos territórios; comunicar o período das Invasões Francesas numa perspetiva de resistência de um povo e defesa de território; veicular mensagens ligadas à Cidadania e Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, procurando a partir do tema da guerra para abordar a paz e a partilha cultural.

Os conteúdos criados fomentam o desenvolvimento de Competências nas áreas da Cidadania, História, Cultura, Património, Artes e Matemática. Tem como público-alvo as famílias, a comunidade escolar e, tambem, os turistas.

O jogo foi desenhado pela Science4you, com a colaboração dos municípios, e constitui uma ferramenta educativa e de conhecimento, proporcionando o aprender pela experiência e despertando a curiosidade pela temática. Constitui, ao mesmo tempo, uma ferramenta turística. Alguns dos desafios ajudam a conhecer os diversos territórios que integram a rede temática, apresentando o potencial turístico e patrimonial.

Está construído ao estilo do “trivial pursuit”, integrando tabuleiro, peças, cartas desafio, cartas mistério, cartas cultura (abordagem de temas ligados à Cidadania e aos objetivos do Desenvolvimento sustentável), cartões território. O objetivo final é defender a capital do país da tomada do invasor, sendo necessário responder acertadamente às questões e superar os desafios propostos. O jogo vem ainda acompanhado de uma contextualização histórica, explicando o que foram as Invasões, o funcionamento do sistema de comunicações baseado na telegrafia ótica, as Linhas de Torres Vedras e a retirada dos exércitos franceses.

 


Direitos de autor reservados
ImprimirImprimir

  Outras notícias
Tavfer-Mortágua-Ovos Matinados brilhou na Volta a Portugal 2022-08-16
Abertura oficial da “Mortágua Viva”2022-08-10
João Matias bisa e dá segunda vitória àTavfer-Mortágua-Ovos Matinados na Volta a Portugal2022-08-08
“Mortágua Viva”: dias de festa que marcam o ritmo do concelho2022-08-04
Velo Clube do Centro participa pela quarta vez na Volta a Portugal. Prova decorre de 4 a 15 de agosto.2022-08-04
Município de Mortágua aderiu a programa que capacita trabalhadores do setor do turismo2022-06-17
Município entregou jogo didático sobre as “Invasões Francesas” a alunos do Agrupamento de Escolas 2022-06-03
Assinado protocolo de adesão da Marmeleira à Rede “Aldeias de Portugal”2022-05-31
Apresentação Oficial do Rali de Mortágua. “Mortágua Arena” promete ser a grande atração da edição deste ano. 2022-04-22
Município promoveu Turismo Inclusivo na Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL) 2022-03-23


Início | Município | Notícias | Eventos | Turismo | Contactos | Mapa do Site | Política de Privacidade