Bem vindo ao ao www.cm-mortagua.pt

 Menu

 


 Agenda Municipal

 

Edição de
Dezembro 2021


Versão em PDF


Acompanhe o Município
de Mortágua no Facebook

 


 

Conheça as novidades do Mercado Municipal



 Newsletter
Deseja receber notícias de Mortágua no seu endereço de e-mail?

Subscreva a nossa newsletter.

Clique aqui para se inscrever.


Notícia
Índice > Desporto 



Rali de Mortágua: Bruno Magalhães vence e Ricardo Teodósio é campeão nacional

2021-11-08
Fonte: Câmara Municipal de Mortágua

 

 Bruno Magalhães (Hyundai i20) venceu o Rali de Mortágua, oitava e derradeira prova do Campeonato de Portugal de Ralis, disputado no passado dia 6. Mas a festa final foi de Ricardo Teodósio (Skoda Fabia Evo) que ao ter sido segundo classificado no rali sagrou-se campeão nacional absoluto pela segunda vez.

O piloto algarvio que já tinha vencido o Rali de Mortágua em 2019, ano em que arrecadou também o título nacional, beneficiou da desistência do seu direto adversário na luta pelo título, Armindo Araújo, que sofreu uma saída de estrada logo no início do primeiro troço da manhã, após um furo.

O novo campeão nacional lamentou que Armindo Araújo tivesse saído da prova tão cedo: “Não queríamos ganhar desta maneira, o abandono do Armindo fez com que tivéssemos de pensar de maneira diferente daquilo que tínhamos pensado inicialmente, que era rolar sempre ao ataque. Mas no final da etapa da manhã fizemos contas e vimos que tínhamos de atacar até ao fim”. Mas a conquista do título, como o próprio reconhece, não foi fácil: “Tivemos um problema com a caixa de velocidades, ficámos só com a 3ª velocidade, entretanto resolvemos o problema, e na parte final foi sempre a fundo, conseguimos recuperar do quinto para o segundo lugar e alcançar o nosso objetivo”. 

Uma vitória tirada a ferros, com o título conseguido na última classificativa do dia, com o estatuto de “power stage”, que lhe valeram três pontos adicionais. Ricardo Teodósio teve de gerir bem a corrida e dar tudo por tudo na parte final da prova.

Bruno Magalhães venceu três das sete classificativas (a primeira da manhã foi neutralizada) e terminou a prova com o tempo de 1h05m48,2s, deixando Teodósio a 27.9 segundos. José Pedro Fontes (Citroën Vodafone Team) venceu a PEC2, Ricardo Magalhães as PEC``s 3, 4 e 6 e Ricardo Teodósio venceu as PEC`s 5, 7 e 8.

Terminado o Rali de Mortágua, o presidente da Direção do Clube Automóvel do Centro, Vítor Silva, fez um balanço positivo da prova. “Correu tudo bem, tivemos troços diferentes mas igualmente espetaculares, incluindo o troço que fez parte do Rali de Portugal em maio passado, e tivemos emoção até ao fim. Para nós é, sem dúvida, um dos melhores ralis do campeonato nacional, e mais uma vez foi decisivo para a atribuição do título nacional”.

Vítor Silva destacou o comportamento do público, “temos de agradecer a postura do público, sempre muito ordeiro, teve um comportamento exemplar”.

O diretor da prova, Luís Santos, mostrou também a sua satisfação após mais uma edição do Rali de Mortágua que este ano teve uma nuance especial: “era aqui que se ia decidir o campeão nacional e isso despertou um interesse acrescido, quer do público quer da Comunicação Social”.

Luís Santos referiu que a organização de um evento desta dimensão exige muito trabalho e esforço de uma vasta equipa, “mas é o que nós gostamos de fazer e chegar a este momento da consagração do pódio é a grande recompensa, é o sentimento de missão cumprida”. “Temos naturalmente de deixar aqui um agradecimento ao Município de Mortágua, que nos tem sempre apoiado, e é um nosso parceiro há 17 anos”, acrescentou.

O presidente da Câmara Municipal, Ricardo Pardal, marcou presença na chegada dos pilotos ao pódio e entrega dos troféus aos vencedores, e manifestou a sua satisfação no final: “tivemos um rali de grande qualidade, com novos troços, mas sempre com a mesma emoção, o mesmo carinho e entusiasmo dos Mortaguenses,  e a presença de muitos visitantes que gostam deste desporto em geral e do Rali de Mortágua em especial”.

Além da vertente desportiva e mediática, destacou o impacto do evento na economia local, sobretudo nos Restaurantes e Unidades Hoteleiras do concelho, “e que se começa a sentir vários dias antes da prova, com os treinos e reconhecimentos do percurso”. A que se somam os muitos visitantes que vêm assistir à prova e também fazem consumo de bens.

O presidente da Câmara deixa um agradecimento especial às populações abrangidas pelo itinerário do rali, que face aos condicionalismos inevitáveis numa prova desta natureza, “têm demonstrado sempre uma enorme compreensão e tolerância, e são na verdade o primeiro e maior apoiante do nosso rali”. Um agradecimento que estende aos Bombeiros, Forças de Segurança e Trabalhadores do Município, envolvidos em toda a logística da prova, e à entidade organizadora, o Clube Automóvel do Centro, que mais uma vez esteve à altura do desafio e demonstrou toda a sua experiência e profissionalismo.

Ricardo Pardal salienta as virtualidades da imensa mancha florestal do concelho, desde logo como riqueza económica e fonte de criação de emprego, “e que ao mesmo tempo proporciona condições ímpares para a realização de atividades desportivas e de lazer”. Uma realidade que é resultado, salienta, do investimento iniciado há mais de duas décadas na proteção e valorização da floresta, traduzida na abertura, conservação e melhoria das infraestruturas, que permitiram criar uma ”rede extensa e qualificada de caminhos florestais”.

Classificação final

1.º Bruno Magalhães/Carlos Magalhães (Hyundai i20 N), 1h 03m 42,8s

2.º Ricardo Teodósio/José Teixeira (Skoda Fabia Evo), a 27,9 segundos

3.º Miguel Correia/Mário Castro (Skoda Fabia Evo) , a 34,8 segundos

4.º Pedro Meireles/Pedro Alves (VW Polo GTI), a 42,1 segundos

5.º Daniel Nunes/Nuno Mota Ribeiro (Ford Fiesta r3), a 3m 53,7 s

 

 


Direitos de autor reservados
ImprimirImprimir

  Outras notícias
Joaquim Silva e Pedro Pinto foram bronze no Campeonato Nacional de Rampa 2021-09-13
Joaquim Silva, da equipaTavfer-Measindot-Mortágua, venceu 1ª Etapa e é Camisola Amarela do GP Jornal de Notícias 2021-09-01
Joaquim Silva foi Rei da Montanha e das Metas Volantes no GP Abimota 2021-06-07
Ciclismo. Iúri Leitão (Tavfer-Measindot-Mortágua) vence Classificação das Metas Volantes na Volta a Albergaria2021-05-31
Mortágua recebeu segunda ronda do Open Drag Racing 2019-10-23
Teatro Musical “Bela e o Monstro” trouxe emoção e encanto a toda a família2021-12-06
Escola Municipal de Natação de Mortágua participou na prova de abertura do Circuito Municipal das Escolas de Natação2021-12-02
Mortágua acolheu Estágio Nacional de Karaté Shukokai2021-11-24
Lançamento do jogo “Napoleão - O princípio do fim”. Projeto envolve 13 municipios da Rede Temática das Invasões Temáticas em Portugal.2021-11-23
Escola Municipal de Natação de Mortágua participa no Circuito Municipal de Escolas de Natação 2021-11-22


Início | Município | Notícias | Eventos | Turismo | Contactos | Mapa do Site | Política de Privacidade