Bem vindo ao ao www.cm-mortagua.pt

 Menu

 


 Agenda Municipal

 

Edição de
Dezembro 2021


Versão em PDF


Acompanhe o Município
de Mortágua no Facebook

 


 

Conheça as novidades do Mercado Municipal



 Newsletter
Deseja receber notícias de Mortágua no seu endereço de e-mail?

Subscreva a nossa newsletter.

Clique aqui para se inscrever.


Notícia
Índice > Turismo 



Fim de Semana da Lampantana atraiu visitantes oriundos de norte a sul do país

2021-11-03
Fonte: Câmara Municipal de Mortágua

 

 

Terminada que está a 12ª edição do Fim-de-Semana da Lampantana, o balanço provisório é muito positivo, considerando a grande afluência de visitantes ao concelho durante os quatro dias de duração do evento, ainda que as condições climatéricas não tenham sido favoráveis, especialmente no domingo, tradicionalmente um dia forte do evento. Entre os visitantes, oriundos do norte, centro e sul do país, contaram-se clientes já habituais, mas também muitos outros que marcaram presença no evento, pela primeira vez, movidos pela curiosidade de conhecer a famosa iguaria das terras do “Juiz de Fora”.

E houve quem viajasse cerca de 200 km para estar presente no evento. “Foi um passeio planeado para estarmos aqui a provar este prato. Na zona onde vivemos a gastronomia é mais à base de enchidos, e quisemos vir provar uma coisa diferente”, contou Fernando Monteiro, que viajou desde Chaves, com a sua esposa. A longa viagem compensou: “Gostámos muito, é um prato que nos satisfaz plenamente, e o vinho que acompanha também tem boa qualidade. E agora temos mais 200 km até Chaves, mas vamos muito satisfeitos e com vontade de cá voltar para o ano”.

António Resende, natural de Braga, anda a percorrer a região com a sua autocaravana e fez uma paragem em Mortágua. “Estamos aqui estacionados no parque de autocaravanas e quando liguei a Internet apareceu logo este evento. Ligámos para um restaurante mas já estava cheio, tentámos este onde estamos e conseguimos reserva de lugar”, contou.

Até porque o autocaravanismo é uma forma de conhecer o país, também em termos gastronómicos: “Eu aprecio a gastronomia das Beiras e sempre que vou em viagem faço questão de experimentar os produtos típicos de cada local. Já ontem comprámos uns bolos que são tradicionais aqui de Mortágua”.

A este casal juntou-se um amigo natural do Irão, mas que há 38 anos reside em Portugal, onde exerce a profissão de dentista. “Foi através deste casal amigo que soube que havia este evento gastronómico em Mortágua. Ele é que falou deste prato especial e vim cá ter com eles, aproveitei para juntar o bom ao agradável”. Aliás este prato, explica Hamid, tem muitas semelhanças com a gastronomia tradicional iraniana: “Nós também temos no Irão este tipo de prato à base de cordeiro ou ovelha, é mesmo o que se come mais”. Mas com uma diferença, sublinhou: “só que nós usamos mais picante, mais especiarias, é mais oriental”. 

Luís Santos veio de Lisboa com a família, com destino a Mirandela, e parou para almoçar em Mortágua. “Foi uma coincidência e uma agradável surpresa, porque não sabíamos que estava a decorrer o evento. O dono do restaurante já teve a amabilidade de nos explicar em que consiste o prato e portanto vamos provar”. No final da degustação, veio a avaliação: “Estava gostosa, tanto assim que não ficou nada na caçoila. É sinal de que estava boa e que toda a gente apreciou. A Lampantana será agora um ponto que terei como referência de Mortágua”.

António Andrade veio de mais perto, de Viseu, com mais uns amigos, com o propósito específico de provar a Lampantana. “Pelo que li é um prato que está relacionado com as Invasões Francesas. Estou com alguma curiosidade, porque é a primeira vez que vou experimentar”.

Alguns restaurantes mantiveram a opção de fornecer também o prato na versão take away, como um serviço complementar. Cristina Ferreira, natural de Mortágua, tomou este ano essa opção, por razões familiares: “normalmente vimos ao restaurante, mas neste dia temos em casa familiares mais idosos, que têm alguma dificuldade de mobilidade, e então optámos por encomendar e levar para casa. Temos na mesma direito a tudo, é a refeição completa”.

A Lampantana é um prato que a acompanhou ao longo da vida: “ Eu tenho 62 anos e lembro-me desde pequena que era um prato que se fazia sempre nos casamentos, nos batizados, nas festas da aldeia. A Lampantana era o prato principal, não podia faltar”. E até confidencia: “É o meu prato preferido”.

"A gastronomia local, com a sua identidade, qualidade e autenticidade, é hoje um fator de atração aos territórios, e tudo devemos fazer para a preservar e valorizar", afirma Presidente da Câmara.

O presidente da Câmara Municipal, Ricardo Pardal, mostra-se satisfeito com a forma como decorreu o evento, mesmo que o São Pedro não tivesse ajudado: “Apesar das condições atmosféricas adversas, notámos que houve uma grande afluência de visitantes, e tanto assim que alguns restaurantes lotaram as salas, outros esgotaram o produto e já não puderam servir mais clientes. Nestes quatro dias tivemos um aumento significativo de visitantes ao concelho, com tudo o que isso representa em termos de acréscimo de negócio para a Restauração, mas também de forma indireta para outros setores da economia local”.

Ricardo Pardal refere que ao longo destes 12 anos do evento, a Lampantana afirmou-se como um produto turístico e uma referência cultural do concelho. “É extraordinário a quantidade de pessoas que vêm de tão longe, para provar este prato. Essa é a melhor divulgação e promoção que podemos ter, é o passar a palavra, é as pessoas levarem uma boa imagem da nossa gastronomia e do nosso concelho. A gastronomia local, com a sua identidade, qualidade e autenticidade, é hoje um fator de atração aos territórios, e tudo devemos fazer para a preservar e valorizar, mas também sem ter receio de recriar e inovar”.

Ricardo Pardal recorda que foi o ex-presidente da Câmara, Afonso Abrantes, quem há 12 anos teve a iniciativa de lançar o evento e dar-lhe esta designação, recuperando o nome usado pelas gentes de Mortágua desde tempos ancestrais, bem como de proceder ao seu registo como marca de Mortágua. “Teve essa visão e perspicácia, e devemos reconhecer o valor dessa iniciativa, que sem dúvida contribuiu muito para a preservação e promoção desta iguaria a nível local, regional e nacional”.

No ano passado não foi possível realizar o evento nos moldes habituais, por causa da pandemia. Salienta, por isso, o significado simbólico da retoma do evento ao modo presencial, com os restaurantes a já poderem receber as pessoas sem quaisquer limitações, e com toda a segurança. “Era o que mais ambicionávamos, todos nós, e esperamos que daqui para a frente tudo melhore e os restaurantes possam recuperar a dinâmica que tinham antes da pandemia. Da parte do Município, cá estaremos para auscultar, trocar ideias, e apoiar na medida das nossas possibilidades”.

Além da animação económica, o presidente da Câmara destaca outro aspeto associado ao evento que este ano ganhou uma especial relevância, pelos tempos que estamos a viver: “o simbolismo do reencontro das pessoas, do voltar a conviver, a socializar, a ter esta partilha que a mesa propicia e que marca a vida de todos nós”.

Em nome do Município, o presidente da Câmara deixa uma palavra de agradecimento a todos os que deram o prazer da sua visita, desejando que tenham levado as melhores recordações, da gastronomia e da arte de bem receber das gentes de Mortágua.

 


Direitos de autor reservados
ImprimirImprimir

  Outras notícias
Área de Serviço para Autocaravanas, junto ao Parque Verde, já está a funcionar.2021-05-17
Falgaroso da Serra vê nascer projeto de Alojamento Local2020-01-31
Município e restaurantes fazem balanço muito positivo do Fim de Semana da Lampantana2018-11-16
Fim de Semana da Lampantana bateu novo recorde. Servidas mais de 3 mil doses durante os quatro dias do evento.2018-11-07
Balanço positivo. Cerca de 30% dos visitantes da 2ª Mostra Gastronómica de Borrego foram oriundos de fora do concelho.2018-04-06
Teatro Musical “Bela e o Monstro” trouxe emoção e encanto a toda a família2021-12-06
Escola Municipal de Natação de Mortágua participou na prova de abertura do Circuito Municipal das Escolas de Natação2021-12-02
Mortágua acolheu Estágio Nacional de Karaté Shukokai2021-11-24
Lançamento do jogo “Napoleão - O princípio do fim”. Projeto envolve 13 municipios da Rede Temática das Invasões Temáticas em Portugal.2021-11-23
Escola Municipal de Natação de Mortágua participa no Circuito Municipal de Escolas de Natação 2021-11-22


Início | Município | Notícias | Eventos | Turismo | Contactos | Mapa do Site | Política de Privacidade